Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Dihibridismo
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FAMEMA - 2016)Número Original: 8Código: 7813987

Prova 1

Determinação de genótipos a partir dos fenótipos envolvendo genes com segregação independente .f Determinação dos genótipos dos pais a partir dos genótipos dos descendentes .f Probabilidades envolvendo genes autossômicos de segregação independente .f

Questão de Vestibular - FAMEMA 2016
Exibir texto da questão

Em ervilhas, o caule alto é determinado por um alelo A e o caule anão é determinado por um alelo a. As flores axiais são determinadas por um alelo B e as flores terminais são determinadas por um alelo b. Esses pares de alelos (A e a; Be b) apresentam uma relação de dominância e recessividade, estão localizados em cromossomos não homólogos e segregam-se independentemente. a) Suponha que uma planta de caule alto e flores terminais seja colhida. Quais serão os possíveis genótipos dessa planta? b) Caso uma planta duplo-heterozigótica (AaBb) seja autofecundada, qual será a probabilidade dessa autofecundação gerar uma semente que não seja duplo-heterozigota”? Indique dois genótipos diferentes de duas plantas que, quando cruzadas entre si, resultariam em 100% de descendentes com genótipo AaBb.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UFRGS - 2018)Número Original: 17Código: 7079164

Terceiro Dia

Características genéticas de cruzamentos a partir de seus resultados obtidos .f

Questão de Vestibular - UFRGS 2018
Exibir texto da questão

A mosca Drosophila melanogaster é um organismo modelo para estudos genéticos e apresenta alguns fenótipos mutantes facilmente detectáveis em laboratório. Duas mutações recessivas, observáveis nessa mosca, são a das asas vestigiais (v) e a do corpo escuro (e). Após o cruzamento de uma fêmea com asas vestigiais com um macho de corpo escuro, foi obtido o seguinte: Fi - todos os machos e fêmeas com fenótipo selvagem. F2 - 9/16 selvagem; 3/16 asas vestigiais; 3/16 corpo escuro; 1/16 asas vestigiais e corpo escuro. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos resultados obtidos para o cruzamento descrito. ( ) As proporções fenotípicas obtidas em F2 indicam ausência de dominância, pois houve alteração nas proporções esperadas. ( ) Os resultados obtidos em F2 indicam um di-hibridismo envolvendo dois genes autossômicos com segregação independente. ( ) As proporções obtidas em F2 estão de acordo com a segunda Lei de Mendel ou Princípio da segregação independente dos caracteres. ( ) Os pares de alelos desses genes estão localizados em cromossomos homólogos. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UEA - 2016)Número Original: 48Código: 7821900

Macro - Conhecimentos Gerais

Identificação do genótipos dos pais a partir das características fenotípicas dos filhos .f

Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
Exibir texto da questão

Em uma espécie animal, a cor e o tamanho dos pelos são determinados por genes autossômicos situados em cro- mossomos que se segregam independentemente. Pelos pretos são determinados pelo alelo dominante B e pelos brancos são determinados pelo alelo recessivo b. Já os pelos longos são determinados pelo alelo dominante C, enquanto pelos curtos são determinados pelo alelo reces- sivo c. O cruzamento de um casal dessa espécie animal gerou uma prole cujas proporções dos descendentes foram de 9/16 de animais com pelos pretos e longos, 3/16 de animais com pelos pretos e curtos, 3/16 de animais com pelos brancos e longos, e 1/16 de animais com pelos brancos e curtos. Considerando a proporção da prole, o casal utilizado no cruzamento apresenta o genótipo (A) BBcc. (B) bbCC. (C) bbCc. (D) BbCC. (E) BbCc.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFRGS- aa - 2016)Número Original: 18Código: 6396650

Terceiro Dia

Características genéticas do cruzamento de plantas com diferentes fenótipos de frutos .f

Questão de Vestibular - UFRGS 2016
Questão de Vestibular - UFRGS 2016
Exibir texto da questão

No milho, grãos púrpura são dominantes em relação a amarelos, e grãos cheios são dominantes em relação a murchos. Do cruzamento entre duas plantas, foi obtida uma prole com as seguintes proporções: 25% de grãos púrpura e cheios; 25% de grãos amarelos e cheios; 25% de grãos púrpura e murchos; 25% de grãos amarelos e murchos. Sabendo que uma das plantas parentais era totalmente homozigota, assinale a alternativa correta. (A) Os dois genes citados não estão segregando de forma independente. (B) A planta homozigota era dominante para as duas características. (C) Uma das plantas parentais era heterozigota para as duas características. (D) A prole seria mantida na proporção 1:1:1:1, se as duas plantas parentais fossem duplo heterozigotas. (E) Os resultados obtidos são fruto de recombinação genética.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP - 2021)Número Original: 66Código: 9314246

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Características genéticas dos fenótipos relacionados com segregação independente .f Identificação (Biologia)

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

A análise quantitativa dos fenótipos obtidos dos cruzamentos entre plantas de ervilha de cheiro foi crucial para que Gregor Johann Mendel pudesse estabelecer a existência de fatores que se segregavam de forma independente para compor os gametas. Atualmente, para a análise molecular referente aos fenótipos cor e textura das sementes em ervilhas de cheiro, deve-se investigar o total de de cromossomos homólo- gos, genes e alelos. As lacunas no texto são preenchidas, respectivamente, por: (A) um par — dois — quatro. (B) um par — quatro — dois. (C) quatro pares — quatro — oito. (D) dois pares — quatro — dois. (E) dois pares — dois — quatro.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.