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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFRGS - 2016)Número Original: 18Código: 6396650

Terceiro Dia

Características genéticas do cruzamento de plantas com diferentes fenótipos de frutos .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2016
Questão de Vestibular - UFRGS 2016
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No milho, grãos púrpura são dominantes em relação a amarelos, e grãos cheios são dominantes em relação a murchos. Do cruzamento entre duas plantas, foi obtida uma prole com as seguintes proporções: 25% de grãos púrpura e cheios; 25% de grãos amarelos e cheios; 25% de grãos púrpura e murchos; 25% de grãos amarelos e murchos. Sabendo que uma das plantas parentais era totalmente homozigota, assinale a alternativa correta. (A) Os dois genes citados não estão segregando de forma independente. (B) A planta homozigota era dominante para as duas características. (C) Uma das plantas parentais era heterozigota para as duas características. (D) A prole seria mantida na proporção 1:1:1:1, se as duas plantas parentais fossem duplo heterozigotas. (E) Os resultados obtidos são fruto de recombinação genética.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

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Características genéticas do cruzamento de plantas com diferentes fenótipos de frutos .f

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Questões Parecidas

1(UFRGS - 2020)Número Original: 18Código: 7887609

Terceiro Dia

Características genéticas do cruzamento de plantas com diferentes fenótipos de frutos .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2020
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Na espécie de abóbora Cucurbita pepo, a forma do fruto pode ser esférica ou discoide e pode também ocorrer uma variação na cor, apresentando cor de abóbora ou branco-amarelada. O cruzamento de plantas que têm frutos de forma esférica e cor de abóbora, com plantas de frutos de forma discoide e cor branco-amarelada, resultou em uma Fi com o fenótipo discoide e cor de abóbora. O cruzamento das plantas da geração Fi produziu uma F2 com 224 indivíduos, com os seguintes fenótipos: 126 discoides e cor-de-abóbora; 42 discoides e cor branco-amarelada; 40 esféricas e cor- de-abóbora; 16 esféricas e branco-amarelada. Considerando a proporção fenotípica em F2, é correto afirmar que (A) as proporções de cor e de forma dos frutos obtidos indicam que existem alelos múltiplos para cada uma das características no genoma da planta. (B) os resultados demonstram um tipo de herança condicionada por alelos codominantes. (C) os alelos que condicionam a forma do fruto segregam de forma independente daqueles que condicionam a cor do fruto. (D) os indivíduos da Fi eram homozigotos dominantes. (E) cada um dos alelos apresenta expressividade gênica variável.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNIFESP - 2019)Número Original: 5Código: 9494572

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Definição do conceito biológico de espécies .f Características genéticas do cruzamento de plantas com diferentes fenótipos de frutos .f
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Questão de Vestibular - UNIFESP 2019
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Um agricultor adquiriu um saco de sementes de milho comercializadas por uma indústria agropecuária. O rótulo desse saco informava que as sementes vinham do cruzamento de linhagens diferentes e geneticamente puras, ou seja, para as características fenotípicas de interesse, as linhagens eram homozigotas, mas cada uma delas homozigota para alelos diferentes. O agricultor plantou essas sementes em uma mesma área e obteve uma safra de ótima produção, com espigas unifor- mes e repletas de grãos. Após a colheita, o agricultor, considerando a qualidade dessas espigas, resolveu guardar algumas delas para plantar a safra seguinte. Contudo, ainda que as condições ambientais tenham se mantido, essa nova safra foi pouco produtiva, gerando espigas não uniformes e sem a mesma qualidade da safra anterior. a) As “linhagens diferentes”, citadas no rótulo do saco de milho, são da mesma espécie ou de espécies diferentes? Justifique sua resposta. b) Explique por que as plantas obtidas pela germinação das sementes adquiridas produziram espigas uniformes e explique o porquê das diferenças fenotípicas e de produtividade da segunda safra em relação à primeira.


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Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




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