Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Abordagem de questões (Português)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2010)Número Original: 121Código: 3519

Primeira Aplicação - Segundo dia - Prova amarela

Informativo-expositivo (interpretação de textos) Interpretação de Frases
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

O presidente Lula assinou, em 29 de setembro de 2008, decreto sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. As novas regras afetam principalmente o uso dos acentos agudo e circunflexo, do trema e do hífen. Longe de um consenso, muita polêmica tem-se levantado em Macau e nos oito países de língua portuguesa: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Comparando as diferentes opiniões sobre a validade de se estabelecer o acordo para fins de unificação, o argumento que, em grande part, foge a essa discussão é @ “A Academia (Brasileira de Letras) encara essa aprovação como um marco histórico. Inscreve-se, finalmente, a Língua Portuguesa no rol daquelas que conseguiram beneficiar-se há mais tempo da unificação de seu sistema de grafar, numa demonstração de consciência da política do idioma e de maturidade na defesa, difusão e ilustração da língua da Lusofonia.” ‘SANORON, C Presidents d8 AB. Dspaniel en: hip:swaw academia orgie Ase en: 10 no 2008. © “Acordo ortográfico? Não, obrigado. Sou contra. Visceralmente contra. Filosoficamente contra. Linguisticamente contra. Eu gosto do “c” do “actor” e o “p” de “cepticismo”. Representam um património, uma pegada etimológica que faz parte de uma identidade cultural. A pluralidade é um valor que deve ser estudado e respeitado. Aceitar essa aberração significa apenas que a irmandade entre Portugal e o Brasil continua a ser a irmandade do atraso.” (COUTMHO.1 7 Fala de So Paulo lasrede 28 ot S008 £1 (adaptado) & “Há um conjunto de necessidades políticas e econômicas com vista à internacionalização do português como identidade e marca econômica.” “É possível que o (Fernando) Pessoa, como produto de exportação, valha mais do que a PT (Portugal Telecom). Tem um valor econômico único.” RIBEIRO, A P Misto da Curado Pote. Disonvl em: i:timhara pico cc. ans em: 10 ou 2008. O “É um acto cívico batermo-nos contra o Acordo Ortográfico.” “O acordo não leva a unidade nenhuma” “Não se pode aplicar na ordem intema um instrumento que não está aceito intemacionalmente” e nem assegura “a defesa da língua como património, como prevê a Constituição nos artigos 9º e 68º.” MOURA, V.G. Esc o ourodoputado. Disponivel am: woe mundomo gos. Acnso em: 1 no. 2008. & “Se é para ter uma lusofonia, o conceito [unificação da língua] deve ser mais abrangente e temos de estar em paridade. Unidade não significa que temos que andar todos ao mesmo passo. Não é necessário que nos tornemos homogéneos. Até porque o que enriquece a língua portuguesa são as diversas literaturas e formas de utilização.” RODRIGUES, M. H. Presidente do Instituto Portugués do Oriente, sediado em Macau. Disponivel em: hitp:/Raichungpou blogspot.com. Acesso em: 10 nov. 2008 (adaptado).


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 18Código: 3677

Prova Fraudada - Segundo Dia

Interpretação de Frases Músicas (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

Som de preto O nosso som não tem idade, não tem raça E não tem cor. Mas a sociedade pra gente não dá valor. Só querem nos criticar, pensam que somos animais. Se existia o lado ruim, hoje não existe mais, porque o ‘funkeiro’ de hoje em dia caiu na real. Essa história de “porrada”, isso é coisa banal Agora pare e pense, se liga na ‘responsa’: se ontem foi a tempestade, hoje vira a bonança. É som de preto De favelado Mas quando toca ninguém fica parado Música do Mes Amilcka é Chocolate. In: Dj Malboro. Bem funk. Fio do “Janeiro, 2001 (adaptado), À medida que vem ganhando espaço na mídia, o vem abandonando seu caráter local, associado às favelas e àcriminalidade da cidade do Rio de Janeiro, tornando-se uma espécie de símbolo da marginalização das manifestações culturais das periferias em todo o Brasil. O verso que explicita essa marginalização é: (A) “O nosso som não tem idade, não tem raça”. (B) “Mas a sociedade pra gente não dá valor”. (C) “Se existia o lado ruim, hoje não existe mais”. (D) “Agora pare e pense, se liga na ‘responsa”. (E) “se ontem foi a tempestade, hoje vira a bonança”.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM- BR - 2013)Número Original: 109Código: 30791

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais) Análise linguística
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
Exibir texto da questão

Jogar limpo Argumentar não é ganhar uma discussão a qualquer preço. Convencer alguém de algo é, antes de tudo, uma altemativa à prática de ganhar uma questão no grito ou na violência física — ou não física. Não física, dois pontos. Um político que mente descaradamente pode cativar eleitores. Uma publicidade que joga baixo pode constranger multidões a consumir um produto danoso ao ambiente. Há manipulações psicológicas não só na religião. E é comum pessoas agirem. emocionalmente, porque vítimas de ardilosa — e cangoteira — sedução. Embora a eficácia a todo preço não seja argumentar, tampouco se trata de admitir só verdades científicas — formar opinião apenas depois de ver a demonstração e as evidências, como a ciência faz. Argumentar é matéria da vida cotidiana, uma forma de retórica, mas é um raciocínio que tenta convencer sem se tornar mero cálculo manipulativo, e pode ser rigoroso sem ser científico. Lingua Portuguesa, So Pau, ano 8, 1.6, br. 2011 (odaçtado No fragmento, opta-se por uma construção linguística bastante diferente em relação aos padrões normalmente empregados na escrita. Trata-se da frase “Não física, dois pontos”. Nesse contexto, a escolha por se representar por extenso o sinal de pontuação que deveria ser utilizado O enfatiza a metáfora de que o autor se vale para desenvolver seu ponto de vista sobre a arte de argumentar. O diz respeito a um recurso de metalinguagem, evidenciando as relações e as estruturas presentes no enunciado. O éumrecurso estilístico que promove satisfatoriamente a sequenciação de ideias, introduzindo apostos exemplificativos. O ilustra a flexibilidade na estruturação do gênero textual, a qual se concretiza no emprego da linguagem conotativa. O prejudica a sequência do texto, provocando estranheza no leitor ao não desenvolver explicitamente o raciocínio a partir de argumentos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2008)Número Original: 13Código: 4037

Prova amarela

Errata (Texto Base) Interpretação de Frases Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - ENEM 2008
Questão de Vestibular - ENEM 2008
Exibir texto da questão

Assinale a opção que apresenta um verso do soneto de Cláudio Manoel da Costa em que o poeta se dirige ao seu interlocutor. “Torno a ver-vos, é montes; o destino” (1 “Aqui estou entre Almendro, entre Corino,” (v.5) “Os meus fiéis, meus doces companheiros,” (v.6) “Vendo correr os miseros vaqueiros” (v.7) “Que, da Cidade, 0 lisonjeiro encanto,” (v.11) 0000


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM- BR - 2012)Número Original: 116Código: 10819

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Análise linguística Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
Exibir texto da questão

AGAR DIK BROWNE É COMO SE ELES Ve QUANTOS Dione ue fico ESTAO SEGUINDO AUIM VAI ACÔNTECER, BROWNE, D. Folha de S. Paulo, 13 ago. 2011 As palavras e as expressões são mediadoras dos sentidos produzidos nos textos. Na fala de Hagar, a expressão “é como se” ajuda a conduzir o conteúdo enunciado para o campo da O conformidade, pois as condições meteorológicas evidenciam um acontecimento ruim. reflexibilidade, pois o personagem se refere aos tubarões usando um pronome reflexivo. condicionalidade, pois a atenção dos personagens é a condição necessária para a sua sobrevivência. possibilidade, pois a proximidade dos tubarões leva à suposição do perigo iminente para os homens. impessoalidade, pois o personagem usa a terceira pessoa para expressar o distanciamento dos fatos. vo 0 o


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?