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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UPE - 2018)Número Original: 38Código: 10203140

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Primeiro Dia

Fundamentos teóricos do pensamento existencialista de Sartre sobre o conceito de liberdade e sua influência nas relações humanas .f Questões com imagens (filosofia).g
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Questão de Vestibular - UPE 2018
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Sobre a Liberdade Humana, analise os textos a seguir: Disponível em: https:/Avww.google.com.br/search?g=a-+liberdade+humana É o que traduzirei dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si próprio; e, no entanto, livre porque, uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo quanto fizer. (SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um Humanismo. São Paulo: 1973, p. 15.) Com base no pensamento filosófico de Sartre sobre a liberdade, assinale a alternativa CORRETA. O homem não é, senão o seu projeto, escolha e compromisso. O homem não está condenado à liberdade; ele tem escolha. O homem é livre sem escolha e sem compromisso. O homem é seu projeto responsável sem escolha. O homem é responsável e livre sem escolha. DSOTM


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Fundamentos teóricos do pensamento existencialista de Sartre sobre o conceito de liberdade e sua influência nas relações humanas .f

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Questões Parecidas

1(UPE - 2022)Número Original: 42Código: 11716727

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Primeiro Dia

Fundamentos teóricos do pensamento existencialista de Sartre sobre o conceito de liberdade e sua influência nas relações humanas .f
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Questão de Vestibular - UPE 2022
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Leia o texto e o poema a seguir: A liberdade não é um ser; ela é o ser do homem, isto é, o seu nada ser [...]. Eu estou condenado a existir para sempre além dos moventes e dos motivos de meu ato: estou condenado a ser livre. (Sartre, O ser e o nada) Assinale a alternativa CORRETA. Liberdade O pássaro é livre na prisão do ar. O espírito é livre na prisão do corpo. Mas livre, bem livre, é mesmo estar morto. (Carlos Drummond de Andrade) a) Aliberdade humana é uma carência, por isso não podemos alcançá-la. b) Aliberdade humana é individual, por essa razão é impossível que todos sejam livres. c) Aliberdade humana é absoluta, porque nascemos e morremos livres. d) Aliberdade é uma imposição, pois só tem sentido em conjunto com a responsabilidade. e) Aliberdade humana é um delito, por esse motivo devemos condená-la.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEG - 2020)Número Original: 40Código: 9633472

Primeiro Semestre - Curso de Medicina - Objetiva, Discursiva Específica e Redação - Prova A

Fundamentos teóricos do pensamento existencialista de Sartre sobre o conceito de liberdade e sua influência nas relações humanas .f
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Questão de Vestibular - UEG 2020
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A filosofia existencialista foi uma das mais populares no século XX e teve várias correntes. O mais destacado pensador existencialista foi Jean-Paul Sartre. Esse filósofo teve duas fases em seu pensamento. Na primeira fase, ele argumentou que o indivíduo está condenado a ser livre e apelar para os determinismos seria usar de má-fé. Na segunda fase, ele modera esse pensamento e passa a destacar a questão da situação, dos grupos sociais, das classes sociais. Nessa segunda fase, ele assevera que a) os intelectuais devem ser engajados, pois “nem uma pedra é neutra” e por isso é preciso assumir a responsabilidade por si e pelos outros, o que ocorre através do engajamento ao lado do proletariado. b) o homem continua “condenado a ser livre” e isso significa que, mesmo quando ele escolhe a não liberdade, ele continua escolhendo, o que demonstra que continua sendo livre e definindo seu destino. Cc) Os seres humanos precisam fazer escolhas e que o “projeto original”, que é aquilo que define o indivíduo, deve ser direcionado para a luta pela transformação social através da filiação a um partido político. d) o indivíduo é “condicionado pela sociedade” e por diversas determinações, e que por isso é necessário o engajamento em atividades extra-sociais, como o isolamento e a produção artística solipsista. e) o que importa, para o indivíduo, não é “o que ele faz de si mesmo e sim o que ele faz daquilo que fizeram dele”, o que significa admitir que existem determinações, mas que elas não têm importância.


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