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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2008)Número Original: 7Código: 10254

Primeiro exame de qualificação

Elipse
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Questão de Vestibular - UERJ 2008
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A pluralidade de sentidos, característica da linguagem poética, pode ser obtida por meio de vários mecanismos, como, por exemplo, a elipse de termos. Esse mecanismo está presente, de modo mais marcante, no seguinte verso tal “E amantes” [v. 4) IB) “Eantes” [v. 8] (C) “Rasgado” [v. 12) (D) “Calado” (v. 16)


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Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 5

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Elipse

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2013)Número Original: 121Código: 30760

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Elipse Interpretação de Frases
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Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
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Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o francês gripe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava "influência dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper, isto 6, “agarrar”. Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o virus se apossa do organismo infectado. RODRIGUES, S. Score plas Vea, ão Pao, 30 no. 204 Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é: O “[.]a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre linguas.” © “Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe [.. “O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava “influência dos astros sobre os homens'” O “O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper [...) @ “Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o virus se apossa do organismo infectado.”


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2(UERJ- RJ - 2012)Número Original: 15Código: 9148

Primeiro exame de qualificação

Elipse
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Questão de Vestibular - UERJ 2012
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Normalmente, é possível omitir elementos de construção de frases sem dificultar a compreensão do leitor, uma vez que ficam subentendidos pelo conjunto da própria estrutura ou pela sequência em que se apresentam. O exemplo do texto em que há omissão de elementos de construção de frases, sem prejuízo da compreensão, é: [A] como decorrer do tempo, ia-me parecendo cada vez mais difícil, quase impossível, redigir esta narrativa. [. 3-4] (B) Se ele existisse, ver-me-ia propenso a consultá-lo a cada instante, mortificar-me-ia por dizer com rigor a hora exata de uma partida, (4. 18-19) [C) Afirmarei que sejam absolutamente exatas? Leviandade. (£. 25) [D) Com esforço desesperado arrancamos de cenas confusas alguns fragmentos. Dúvidas terríveis nos assaltam. (£. 30-31)


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3(UNESP- SP - 2013)Número Original: 7Código: 34462

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Elipse
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Como a concha no mar encerra a pérola, Como a caçoula a mirra incandescente. Nos versos em destaque, após a palavra caçoula, está subenten- dida, por elipse, a forma verbal (A) teme, (B) seca. (C) brilha. (D) queima. (E) encerra.


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4(UERJ- RJ - 2011)Número Original: 15Código: 9351

Segundo exame de qualificação

Elipse Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UERJ 2011
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Julgo que me desnorteei numa errada. ((. 25) Na sentença acima ocorre a elipse de um determinado termo, o qual, no entanto, pode-se deduzir pelo contexto e pela construção gramatical. Esse termo está indicado em: (A) trilha (B) atalho (C) desvio (D) armadilha


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5(USP- SP - 2013)Número Original: 73Código: 4954

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Prefixo (Análise Morfológica) Elipse Palavras Sinônimas e Antônimas (Ortografia e lexicologia) Pronomes Uso de vírgula
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Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
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Dos seguintes comentários linguísticos sobre diferentes trechos do texto, o único correto é: a) Os prefixos das palavras “imposição” e “imparcial” têm o mesmo sentido. b) As palavras “postulado” e “crença” foram usadas no texto como sinônimas. c) A norma-padrão condena o uso de “essa”, no trecho “essa opinião”, pois, nesse caso, o correto seria usar “esta”. d) A vírgula empregada no trecho “e a difusão desses conhecimentos, a mais completa” indica que, aí, ocorre a elipse de um verbo. e) O pronome sublinhado em “que os tomem” tem como referente o substantivo “termos”.


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