Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2021)Número Original: 50Código: 11215850

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Sentido das obras artísticas que expressaram o contexto político, social e econômico do século XIX .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
Exibir texto da questão

Nos romances clássicos do século XIX, sobretudo de Balzac ou Jane Austen, a equivalência entre capital e rendimento anual, por intermédio de uma taxa de rendimento de 5% (ou, mais raramente, de 4%), era uma evidência absoluta. Por esse motivo, com frequência os. escritores omitiam a natureza do capital e se contentavam emindicar apenas o montante da renda anual produzida. Informavam-nos, por exemplo, que um personagem dispunha de 50 000 francos ou de 2 000 libras esterlinas de renda, sem precisar se eram rendimentos da terra ou dejuros sobre a dívida pública. Pouco importava, já que a renda era segura e sistemática nos dois casos, permitindo reproduzir, ao longo do tempo, uma estratificação social conhecida. PRETTY, O capta! no sbcuo Xe Jenna, 21 (epi) A equivalência destacada nas obras desses romanistas remete aos seguintes aspectos da dinâmica europeia naquele período: © Confito de classes e movimentos migratórios. O Cultura individualista e ampliação do consumo. & Desenvolvimento científico e expansão urbana. O Modernização produtiva e desconcentração fundiária. O Monetarização das trocas e financiamento do Estado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Sentido das obras artísticas que expressaram o contexto político, social e econômico do século XIX .f

Exibir Questões - ENEM

Questões Parecidas

1(USP - 2023)Número Original: 2Código: 12818365

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Questões de identificações (Hist.) Sentido das obras artísticas que expressaram o contexto político, social e econômico do século XIX .f Questões com causas ou consequências (Hist.) França.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2023
Exibir texto da questão

“Os operários não deviam ser proibidos de pensar. Na época do velho, o mineiro vivia como um animal, enterrado na mina, sem se dar conta do que acontecia. Por isso os ricos podiam chupar o sangue dos operários. Mas esses já estavam acordando. No fundo da terra germinava uma semente, e um belo dia os homens brotariam da terra, um exército de homens que viria restabelecer a justiça. Desde a Revolução Francesa todos os cidadãos não eram considerados iguais?” ZOLA, Émile. Germinal. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p.58-59. Com base na leitura do excerto do romance naturalista Germinal publicado na França em 1885, a) indique um tema presente no excerto. b) cite dois elementos que evidenciem as mudanças em curso na condição dos operários. c) exponha duas razões pelas quais a Revolução Francesa é mencionada na denúncia das injustiças.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(USP- SP - 2013)Número Original: 52Código: 4982

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Sentido das obras artísticas que expressaram o contexto político, social e econômico do século XIX .f Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
Exibir texto da questão

Maldito, maldito criador! Por que eu vivo? Por que não extingui, naquele instante, a centelha de vida que você tão desumanamente me concedeu? Não sei! O desespero ainda não se apoderara de mim. Meus sentimentos eram de raiva e vingança. Quando a noite caiu, deixei meu abrigo e vagueei pelos bosques. (...) Oh! Que noite miserável passei eu! Sentia um infemo devorar-me, e desejava despedaçar as árvores, devastar e assolar tudo o que me cercava, para depois sentar-me e contemplar satisfeito a destruição. Declarei uma guerra sem quartel à espécie humana e, acima de tudo, contra aquele que me havia criado e me lançara a esta insuportável desgraça! Mary Shelley. Frankenstein. 2º ed. Porto Alegre: LPM, 1985. O trecho acima, extraído de uma obra literária publicada pela primeira vez em 1818, pode ser lido corretamente como uma a) apologia à guerra imperialista, incorporando o desenvolvimento tecnológico do período. b) crítica à condição humana em uma sociedade industrializada e de grandes avanços científicos. c) defesa do clericalsmo em meio à crescente laicização do mundo ocidental. d) recusa do evolucionismo, bastante em voga no período. e) adesão a ideias e formulações humanistas de igualdade social.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?