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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNITAU - 2019)Número Original: 16Código: 11489124

Vestibular de Inverno - Medicina - Primeira Fase

Resistência cultural e produção de memória na luta pela libertação dos escravos na segunda metade do século XIX.g Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNITAU 2019
Questão de Vestibular - UNITAU 2019
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Texto 1 A abolição da escravidão foi um fato central da história brasileira. Comparável à Independência, à Proclamação da República e à Revolução de 1930. Na verdade, nenhum desses três últimos eventos teve semelhante impacto transformador da vida social. A abolição destruiu uma instituição e uma prática centenárias que moldaram a história, a sociedade, a política e a cultura brasileiras. A escravidão moldou a colônia por praticamente três séculos, mas também esteve na base da construção do Estado e da nação por 80 anos. SALLES, Ricardo. A Abolição revisitada: entre continuidades e rupturas. Revista de História (São Paulo). São Paulo, n.176, 2017. Texto 2 Dos cabeça de escravo até a militância anêmica Minha trajetória é real, a de vocês é cênica Cínica, cômica, quer alvoroço Precisa dos preto fudido com grilhão no pescoço Pois o gueto só é real se tiver roendo osso Cadê os neguim que devia 'tá no fundo do poço? Emicida. Inácio da Catingueira. O texto 1, do historiador Ricardo Salles, destaca o impacto da abolição da escravidão na sociedade brasileira. O texto 2, do músico Emicida, faz referência a Inácio da Catingueira (1845-1878/18797), escravo cordelista do século XIX, que lutou contra a adversidade da sociedade escravista imperial. A poesia foi a arma de Inácio. Filho analfabeto de pai desconhecido, sequer tinha sobrenome. A partir dos textos acima, infere-se CORRETAMENTE que a) apesar da importância da abolição, o processo de imigração estrangeira, especialmente italiana, impediu que houvesse uma orientação destinada a integrar os negros às novas regras de uma sociedade baseada no trabalho assalariado. b) os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, porém a Igreja e outras instituições civis assumiram os encargos de preparar os ex-escravos para o novo regime de organização da vida e do trabalho. c) a desagregação do regime escravocrata e senhorial se operou, no Brasil, sem assistência e garantias que protegessem os ex-escravizados na transição para o sistema de trabalho livre. o avanço do capitalismo industrial no País, nas últimas décadas do século XIX, inviabilizou a integração dos ex-escravos na sociedade nacional, devido à especialização agrícola desse grupo social. no final do século XIX, um expressivo fluxo de capitais, notadamente inglês, foi atraído para as áreas de infraestrutura de transportes — ferrovias, bondes e construção de estradas — o que exigiu a mao de obra estrangeira, excluindo, assim, os ex-escravos. d e


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Resistência cultural e produção de memória na luta pela libertação dos escravos na segunda metade do século XIX.g

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1(ENEM- BR - 2017)Número Original: 76Código: 6888324

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Resistência cultural e produção de memória na luta pela libertação dos escravos na segunda metade do século XIX.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Sou filho natural de uma negra, africana livre, da Costa da Mina (Nagô de Nação), de nome Luiza Mahin, pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Minha mãe era baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um preto retinto e sem lustro, tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, geniosa, insofrida. Dava-se ao comércio — era quitandeira, muito laboriosa e, mais de uma vez, na Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreição de escravos, que não tiveram efeito. AZEVEDO, E. “La vai verso!”: Luiz Gama e as primeiras trovas burlescas de Getulino. In: CHALHOUB, S.; PEREIRA, L.A. M. À história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998 (adaptado). Nesse trecho de suas memórias, Luiz Gama ressalta a importância dos(as) laços de solidariedade familiar. estratégias de resistência cultural. mecanismos de hierarquização tribal. instrumentos de dominação religiosa. limites da concessão de alforria. VOVOS


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