Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2022)Número Original: 63Código: 11574991

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Reprodução Humana
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Considere o trecho de uma reportagem sobre a disponibili- dade de métodos contraceptivos para a população. Estudo: diversidade de métodos contraceptivos em postos ainda é baixa A oferta de métodos contraceptivos e testes rápidos de gravidez aumentou em sete vezes de 2012 a 2018 nas Uni- dades Básicas de Saúde (UBS), os “postinhos”, que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica. A diversidade de métodos disponíveis, no entanto, ainda é baixa e está concentrada em preservativos femininos, com pouca oferta de dispositivos intrauterinos (DIU). No Brasil o único DIU disponível gratuitamente é o DIU de cobre. Esta baixa disponibilidade nas UBS impacta negati- vamente na diversidade de opções de escolha da mulher. “Os métodos reversíveis de longa duração como o DIU tendem a ser o método de escolha da maioria das mulheres quando as barreiras de acesso, custo e conhecimento são rompidas”, ressalta a médica Ana Ruivo, co-autora do estudo. (www. uol.com.br. Adaptado.) O hormônio detectado na urina, que indica resultado positivo para gravidez; o modo de ação do DIU e uma opção de mé- todo contraceptivo feminino reversível de longa duração são, respectivamente: (A) FSH (hormônio folículo estimulante) — alteração do am- biente uterino, tornando-o hostil aos espermatozoides ou à nidação — laqueadura tubária. (B) HCG (gonadotropina coriônica) — inibição da secreção de LH (hormônio luteinizante) e amadurecimento do óvulo no folículo ovariano — laqueadura tubária. (C) HCG (gonadotropina coriônica) — criação de uma barreira física que bloqueia a chegada dos espermatozoides ao útero — laqueadura tubária. (D) FSH (hormônio folículo estimulante) — criação de uma barreira física que bloqueia a chegada dos espermato- zoides ao útero — implantação sob a pele de dispositivo plástico com liberação contínua de hormônios. (E) HCG (gonadotropina coriônica) — alteração do ambiente uterino, tornando-o hostil aos espermatozoides ou à nida- ção — implantação sob a pele de dispositivo plástico com liberação contínua de hormônios.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 50

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Reprodução Humana

Exibir Questões - UNESP

Questões Parecidas

1(UERJ - 2017)Número Original: 9Código: 6639008

Exame Discursivo

Características dos órgãos presentes no aparelho reprodutor feminino .f Características de métodos anticoncepcionais .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2017
Exibir texto da questão

Novos métodos contraceptivos vêm sendo testados a fim de reduzir os problemas associados ao uso contínuo de hormônios pelas mulheres. Um deles consiste na aplicação de um gel nos vasos deferentes, provocando uma obstrução reversível, sem necessidade de uso diário. Entretanto, a utilização inadequada desses contraceptivos pode resultar em gravidez. Indique de que maneira a pílula anticoncepcional feminina e o gel citado impedem a gravidez. Em seguida, indique o local ideal no qual os embriões se implantam no caso de gravidez, apresentando uma característica desse órgão que justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UNESP - 2015)Número Original: 65Código: 6985413

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Análise do compartilhamento genético entre indivíduos resultantes da fecundação in vitro .f Análise do parentesco biológico de indivíduos resultantes da fecundação in vitro .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2015
Questão de Vestibular - UNESP 2015
Exibir texto da questão

Fátima tem uma má formação de útero, o que a impede de ter uma gestação normal. Em razão disso, procurou por uma clínica de reprodução assistida, na qual foi submetida a tra- tamento hormonal para estimular a ovulação. Vários óvulos foram colhidos e fertilizados in vitro com os espermatozoides de seu marido. Dois Zzigotos se formaram e foram implanta- dos, cada um deles, no útero de duas mulheres diferentes (“barrigas de aluguel”). Terminadas as gestações, duas meni- nas nasceram no mesmo dia. Com relação ao parentesco biológico e ao compartilhamento de material genético entre elas, é correto afirmar que as me- ninas são (A) irmãs biológicas por parte de pai e por parte de mãe, pois compartilham com cada um deles 50% de seu material genético e compartilham entre si, em média, 50% de ma- terial genético. @ gêmeas idênticas, uma vez que são filhas da mesma mãe biológica e do mesmo pai e compartilham com cada um deles 50% de seu material genético, mas compartilham entre si 100% do material genético. (C) gêmeas fraternas, não idênticas, uma vez que foram for- madas a partir de diferentes gametas e, portanto, embo- ra compartilhem com seus pais biológicos 50% de seu material genético, não compartilham material genético entre si. o irmãs biológicas apenas por parte de pai, doador dos espermatozoides, com o qual compartilham 50% de seu material genético, sendo os outros 50% compartilhados com as respectivas mães que as gestaram. (E) irmãs biológicas por parte de pai e por parte de mãe, em- bora compartilhem entre si mais material genético her- dado do pai que aquele herdado da mãe biológica, uma vez que o DNA mitocondrial foi herdado das respectivas mães que as gestaram.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(MACKENZIE - 2017)Número Original: 41Código: 6891329

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Função dos hormônios presentes no ciclo menstrual .f Identificação (Biologia) Características dos órgãos presentes no aparelho reprodutor feminino .f Uso de figuras (Biologia).t Características de métodos anticoncepcionais .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2017
Exibir texto da questão

O esquema abaixo representa o aparelho reprodutor feminino humano. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) O FSH é um hormônio que age no órgão A enquanto que o LH age no órgão C. O órgão € é responsável por abrigar o embrião durante o desenvolvimento e também por ser o local onde ocorre a fecundação. O estrógeno é um hormônio produzido no órgão A e tem como função provocar o espessamento da camada interna do órgão €. A laqueadura é um método que consiste na obstrução do órgão D. No período fértil é quando a parede interna do órgão D se encontra mais espessada.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UFPR- aa - 2011)Número Original: 29Código: 6339426

Primeira Fase

Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas) Características relacionadas com a gestações múltiplas após a fecundação in vitro .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2011
Exibir texto da questão

Os métodos de reprodução assistida vêm se popularizando e sendo tecnicamente aprimorados. À medida que o sucesso desses métodos aumenta, a frequência de gestações múltiplas decorrentes da fertilização in vitro vem diminuindo, embora ainda apresente taxas acima da média, quando comparada à fertilização natural. Com relação aos motivos do aumento da incidência de gestações múltiplas após a fertilização in vitro, considere as seguintes afirmativas: 1. A grande proporção de gametas masculinos em relação aos femininos disponíveis in vitro aumenta as chances de polispermia, ou seja, de que mais de um espermatozoide fecunde o mesmo ovócito. 2. A separação das células da massa celular interna do blastocisto produz duas populações de células totipotentes, sendo que cada uma dessas populações irá originar um organismo completo. Substâncias presentes no meio de cultura estimulam essa separação em taxa acima do esperado naturalmente. 3. Geralmente, são transferidos mais de um concepto para o útero, para aumentar as chances de sucesso do procedimento in vitro. Assim, com frequência, múltiplos conceptos desenvolvem-se e chegam a termo. 4. A implantação do único zigoto produzido pela fertilização com frequência estimula mecanicamente a dissociação das células da massa celular interna do blastocisto, gerando células totipotentes que se desenvolverão em organismos completos. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UEA - 2016)Número Original: 40Código: 7821894

Macro - Conhecimentos Gerais

Função do acrossomo na reprodução .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
Exibir texto da questão

No homem, a última etapa da gametogênese é a esper- miogênese, durante a qual ocorre a maturação do esper- matozoide, formando o acrossomo. O acrossomo (A) expulsa o excedente de água que entra no esperma- tozoide. (B) contém enzimas que digerem o envoltório do ovócito Il. (C) fornece energia para o movimento do espermatozoide. (D) armazena o vitelo que se unirá com o citosol do ovó- cito Il. (E) armazena o material genético que se fundira com o nucleo do ovocito Il.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?