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Resultados

1(UNESP - 2015)Número Original: 65Código: 6985413

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Análise do compartilhamento genético entre indivíduos resultantes da fecundação in vitro .f Análise do parentesco biológico de indivíduos resultantes da fecundação in vitro .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Fátima tem uma má formação de útero, o que a impede de ter uma gestação normal. Em razão disso, procurou por uma clínica de reprodução assistida, na qual foi submetida a tra- tamento hormonal para estimular a ovulação. Vários óvulos foram colhidos e fertilizados in vitro com os espermatozoides de seu marido. Dois Zzigotos se formaram e foram implanta- dos, cada um deles, no útero de duas mulheres diferentes (“barrigas de aluguel”). Terminadas as gestações, duas meni- nas nasceram no mesmo dia. Com relação ao parentesco biológico e ao compartilhamento de material genético entre elas, é correto afirmar que as me- ninas são (A) irmãs biológicas por parte de pai e por parte de mãe, pois compartilham com cada um deles 50% de seu material genético e compartilham entre si, em média, 50% de ma- terial genético. @ gêmeas idênticas, uma vez que são filhas da mesma mãe biológica e do mesmo pai e compartilham com cada um deles 50% de seu material genético, mas compartilham entre si 100% do material genético. (C) gêmeas fraternas, não idênticas, uma vez que foram for- madas a partir de diferentes gametas e, portanto, embo- ra compartilhem com seus pais biológicos 50% de seu material genético, não compartilham material genético entre si. o irmãs biológicas apenas por parte de pai, doador dos espermatozoides, com o qual compartilham 50% de seu material genético, sendo os outros 50% compartilhados com as respectivas mães que as gestaram. (E) irmãs biológicas por parte de pai e por parte de mãe, em- bora compartilhem entre si mais material genético her- dado do pai que aquele herdado da mãe biológica, uma vez que o DNA mitocondrial foi herdado das respectivas mães que as gestaram.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP - 2022)Número Original: 63Código: 11574991

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Reprodução Humana
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Considere o trecho de uma reportagem sobre a disponibili- dade de métodos contraceptivos para a população. Estudo: diversidade de métodos contraceptivos em postos ainda é baixa A oferta de métodos contraceptivos e testes rápidos de gravidez aumentou em sete vezes de 2012 a 2018 nas Uni- dades Básicas de Saúde (UBS), os “postinhos”, que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica. A diversidade de métodos disponíveis, no entanto, ainda é baixa e está concentrada em preservativos femininos, com pouca oferta de dispositivos intrauterinos (DIU). No Brasil o único DIU disponível gratuitamente é o DIU de cobre. Esta baixa disponibilidade nas UBS impacta negati- vamente na diversidade de opções de escolha da mulher. “Os métodos reversíveis de longa duração como o DIU tendem a ser o método de escolha da maioria das mulheres quando as barreiras de acesso, custo e conhecimento são rompidas”, ressalta a médica Ana Ruivo, co-autora do estudo. (www. uol.com.br. Adaptado.) O hormônio detectado na urina, que indica resultado positivo para gravidez; o modo de ação do DIU e uma opção de mé- todo contraceptivo feminino reversível de longa duração são, respectivamente: (A) FSH (hormônio folículo estimulante) — alteração do am- biente uterino, tornando-o hostil aos espermatozoides ou à nidação — laqueadura tubária. (B) HCG (gonadotropina coriônica) — inibição da secreção de LH (hormônio luteinizante) e amadurecimento do óvulo no folículo ovariano — laqueadura tubária. (C) HCG (gonadotropina coriônica) — criação de uma barreira física que bloqueia a chegada dos espermatozoides ao útero — laqueadura tubária. (D) FSH (hormônio folículo estimulante) — criação de uma barreira física que bloqueia a chegada dos espermato- zoides ao útero — implantação sob a pele de dispositivo plástico com liberação contínua de hormônios. (E) HCG (gonadotropina coriônica) — alteração do ambiente uterino, tornando-o hostil aos espermatozoides ou à nida- ção — implantação sob a pele de dispositivo plástico com liberação contínua de hormônios.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP- SP - 2013)Número Original: 67Código: 13289

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Reprodução Humana Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Método de contracepção definitiva começa a se popularizar no país Consagrado nos Estados Unidos há quase uma década, o Essure é um procedimento feito em ambulatório, que dispensa cortes. O Essure consiste de dois dispositivos metálicos com 4 centímetros, instalados no início das tubas uterinas por meio de um equipamento bem fino, que é introduzido no canal vagi- nal. Em algumas semanas, as paredes das tubas recobrem os microimplantes, obstruindo as tubas e fazendo do Essure um método contraceptivo permanente. (Diogo Sponchiato. Revista Saúde, maio de 2012. Adaptado.) Considerando o modo pelo qual o dispositivo mencionado no texto leva à contracepção, é correto afirmar que ele impede (A) a locomoção do espermatozoide da vagina para o útero, e deste para as tubas uterinas, com resultado análogo ao provocado pelos cremes espermicidas. (B) que o embrião seja conduzido da tuba uterina até o útero, com resultado análogo ao provocado pela camisinha fe- minina, o Femidom. (C) a implantação do embrião no endométrio, caso o óvulo te- nha sido fecundado, com resultado análogo ao provocado pelo dispositivo intrauterino, o DIU. (D) que ocorra a ovulação, com resultado análogo ao provoca- do pela pílula anticoncepcional hormonal. (E) que o espermatozoide chegue ao ovócito, com resultado análogo ao provocado pela laqueadura.


Opções de Resposta: 
     A     
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4(UNESP- SP - 2012)Número Original: 65Código: 13553

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Reprodução Humana Probabilidade (Matemática) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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MA shot 44 ff 2% EM CASCATA + it mee dá Nunca se viram tantos gémeos e trigémeos. As estatisticas confirmam a multiplicação dos bebês, que resulta da corrida das mamães às clínicas de reprodução. O motivo pelo qual a reprodução assistida favorece a ges- tação de mais de uma criança é a própria natureza do proces- so. Primeiro, a mulher toma medicamentos que aumentam a fertilidade e, em consequência, ela libera diversos óvulos em vez de apenas um. Os óvulos são fertilizados em laboratório e introduzidos no útero. Hoje, no Brasil, permite-se que apenas quatro embriões sejam implantados — justamente para dimi- nuir os índices de gravidez múltipla. (Veja, 30 de março de 2011.) Suponha que uma mulher tenha se submetido ao tratamento descrito na notícia, e que os quatro embriões implantados em seu útero tenham se desenvolvido, ou seja, a mulher dará à luz quadrigêmeos. Considerando-se um mesmo pai para todas as crianças, pode- se afirmar que (A) a probabilidade de que todas sejam meninas é de 50%, que é a mesma probabilidade de que todos sejam meninos. (B) a probabilidade de as crianças serem do mesmo sexo é de 25%, e a probabilidade de que sejam dois meninos e duas meninas é de 50%. (C) embora as crianças possam ser de sexos diferentes, uma vez que se trata de gêmeos, serão geneticamente mais se- melhantes entre si do que o seriam caso tivessem nascidas de gestações diferentes. (D) as crianças em questão não serão geneticamente mais semelhantes entre si do que o seriam caso não fossem gêmeas, ou seja, fossem nascidas de quatro diferentes gestações. (E) as crianças serão gêmeos monozigóticos, geneticamente idênticos entre si e, portanto, todas do mesmo sexo.


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