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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2022)Número Original: 13Código: 11674982

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Processos e fatos históricos sobre as relações étnicas do processo de desenvolvimento do Brasil ao longo da sua história .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
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Durante muito tempo — e ainda hoje — despejou-se um discurso moralizante sobre os índios. Considerando os Aimorés, não se trata apenas de uma tribo nem de um mesmo grupo etnolinguístico; trata-se, antes, de uma denominação genérica que podia ser aplicada a vários grupos, em geral Tapuias. Neste rol de Tapuias, incluíam-se os que viriam a ser chamados de Botocudos durante o século XIX e Krenak no século XX. Há uma carência de fontes escritas em relação a esses Aimorés. O nome foi a marca forte que os registros históricos deixaram sobre esses grupos indígenas. Essas nomeações não eram assumidas por eles, sendo uma identidade atribuída pelos adversários. (Adaptado de Marco Morel, A Saga dos Botocudos. Guerra, imagens e resistência indígena. São Paulo: HUCITEC, 2018, p. 44-45.) De acordo com a leitura do texto e seus conhecimentos, responda às questões. a) Identifique e explique a crítica feita pelo autor do texto ao processo de construção da identidade Aimoré. b) Explique a construção das identidades atribuídas pelo romantismo brasileiro aos indígenas no século XIX.


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Processos e fatos históricos sobre as relações étnicas do processo de desenvolvimento do Brasil ao longo da sua história .f

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Questões Parecidas

1(UFRGS - 2023)Número Original: 38Código: 13024405

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Processos e fatos históricos sobre as relações étnicas do processo de desenvolvimento do Brasil ao longo da sua história .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFRGS 2023
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Leia o segmento abaixo. Na última segunda-feira, o jovem imigrante congolês Moise Kabamgabe, de 24 anos, foi brutalmente assassinado no Rio de Janeiro. Moise chegou ainda criança ao Brasil junto com sua mãe e seus irmãos. Era um refugiado que buscava reconstruir a vida longe dos conflitos étnicos na República Democrática do Congo que já tinham ceifado a vida de seu pai e de outros parentes. [...] A hostilidade contra africanos tem longa história no Brasil. Nunca é demais lembrar que a história do Brasil é fundada na escravidão. O tráfico transatlântico de africanos escravizados trouxe somente para o Brasil mais de cinco milhões de homens, mulheres e crianças, segundo dados de uma plataforma digital que quantifica os números do comércio negreiro. No século 19, depois da Revolta dos Malês — um movimento de resistência na Bahia protagonizado por africanos de origem iorubá, da Africa Ocidental —, O governo local estabeleceu uma política de deportação para a Africa daqueles envolvidos no episódio ou mesmo que representassem algum perigo na cabeça das autoridades brasileiras. [...] Com o final do tráfico de africanos escravizados, uma outra política de imigração se estabeleceu no país. Imigrantes europeus, como os italianos, que formavam uma comunidade importante em São Paulo, eram cada vez mais numerosos no Brasil depois de 1850. Os africanos e seus descendentes, por sua vez, foram empurrados cada vez mais para a subalternidade, que se arrasta até os nossos dias. PINTO, Ana Flavia [et al]. Assassinato de jovem congolês destrói imagem de país cordial e hospitaleiro. VOL, 02 fev. 2022. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2022. Considerando a história das relações étnico-raciais no Brasil, a principal ideia contida no segmento é que (A) há relação entre o assassinato, o passado escravista e o enraizamento do racismo na sociedade. (B) violências contra imigrantes constituem casos isolados e demonstram a existência de preconceitos por parte de uma pequena parcela da sociedade. (C) o país, ao longo de sua história, caracterizou-se por ser hospitaleiro com os imgirantes, especialmente os refugiados. (D) a crise econômica que gera competição por empregos entre brasileiros e estrangeiros é o principal motivo do racismo e da xenofobia contra imigrantes. (E) o fim do tráfico de escravos e a adoção de políticas para estimular a vinda de imigrantes europeus contribuiram para promover maior igualdade entre brancos e negros.


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2(UPE - 2023)Número Original: 21Código: 13054850

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos sobre as relações étnicas do processo de desenvolvimento do Brasil ao longo da sua história .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UPE 2023
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Leia o texto a seguir. E o escravo está sempre fora da sociedade para a qual foi arrastado. A ela só se incorpora, e muito lentamente, depois de liberto ou, na maior parte das vezes, nas pessoas de seus netos ou bisnetos. COSTA E SILVA, Alberto da. Das mãos do oleiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 95. Uma das causas para a problemática levantada pelo texto foi a a) quebra do setor açucareiro. b) cessação do tráfico atlântico. c) estrutura da sociedade colonial. d) repentina instauração da República. e) incipiente industrialização nacional.


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3(UFRGS - 2022)Número Original: 38Código: 11557131

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Processos e fatos históricos sobre as relações étnicas do processo de desenvolvimento do Brasil ao longo da sua história .f Brasil.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2022
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Leia o seguinte segmento apresentado, em 2010, ao Supremo Tribunal Federal pelo historiador Luiz Felipe de Alencastro, em audiência pública a respeito das cotas universitárias. [...] boa parte das duas últimas gerações de indivíduos escravizados no Brasil não era escrava. Moralmente ilegítima, a escravidão do Império era ainda — primeiro e sobretudo — ilegal [...]. Tenho para mim que este pacto dos sequestradores constitui o pecado original da sociedade e da ordem jurídica brasileira. [...] Pelos motivos apontados acima, os ensinamentos do passado ajudam a situar o atual julgamento sobre cotas universitárias na perspectiva da construção da nação e do sistema político de nosso país. [...] Trata-se, sobretudo, de inscrever a discussão sobre a política afirmativa no aperfeiçoamento da democracia, no vir a ser da nação. ALENCASTRO, L. F. O pecado original da sociedade e da ordem jurídica brasileira. Novos Estudos, n. 87, 2010, p. 7-9. Considerando a posição do historiador e o conhecimento histórico sobre a sociedade brasileira, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações. (/) O Estado e parte considerável da sociedade, ao longo da história do Império brasileiro, aceitaram manter uma estrutura econômica e social fundada na ilegalidade da escravização de indivíduos que deveriam ser considerados livres. (/) A escravidão, durante o período imperial, era encarada pelo conjunto da sociedade como ilegítima, uma vez que feria os princípios da moralidade cristã e do liberalismo econômico, fomentados a partir do Segundo Reinado. (/) A implementação de políticas de ações afirmativas para a redução das desigualdades sociais no presente pode ser justificada a partir da compreensão dos processos históricos que possibilitaram e deram continuidade a tais desigualdades. (/) O estudo do passado pela história é um instrumento importante para a definição de um sistema político mais justo, para a construção de uma sociedade mais democrática e para elaborar projetos de futuro para a nação. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) F-V-F-V. (B) V-F-V-V. (© V-F-F-V. (D) F-V-F-F. (E) F-F-V-F.


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4(URCA - 2018)Número Original: 11Código: 10191160

Segundo Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre as relações étnicas do processo de desenvolvimento do Brasil ao longo da sua história .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - URCA 2018
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“Carolina Maria de Jesus nasceu em 1914, em Sacramento, Minas Gerais. De família pobre, ela cursou somente os primeiros anos do primário, e se mudou para São Paulo em 1937, onde trabalhou como doméstica e catadora de papel. Nesse período, ela mantinha consigo inúmeros diários onde relatava o seu dia a dia como moradora da favela do Canindé. Em 1958, ao fazer uma reportagem no Canindé, o jornalista Audálio Dantas conheceu Carolina e leu seus 35 diários. Dois anos depois, ele publicou um dos diários com o título de Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. A obra vendeu mais de 100 mil exemplares em 40 países e foi traduzida em 13 línguas. Em 1961, Carolina de Jesus lançou Casa de Alvenaria: Diário de uma Ex-favelada e, no ano seguinte, publicou Pedaços da Fome, seu único romance. Depois de desentendimentos com editores, em 1969, a escritora saiu de São Paulo e mudou-se para um sítio. Morreu em 1977, aos 62 anos, de volta à pobreza. (BBC-Brasil: Negros e negras brasileiros que deveriam ser mais estudados nas escolas. Cap. no endereço: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42033622) Considerando a situação dos povos negros no Brasil em fins do século XIX e primeiras décadas do século XX, assinale a alternativa correta: A) A campanha pela abolição da escravidão reuniu um grande contingente de apoiadores entre várias classes sociais. Contudo, após a assinatura da Lei Áurea, as populações negras foram entregues à própria sorte não havendo qualquer política de integração ou transição do trabalho escravo ao livre, sendo os senhores eximidos de qualquer responsabilidade para com os libertos. B) A partir da década de 1870, incentivou-se a entrada do trabalhado imigrante, sobretudo, o europeu para trabalhar nas lavouras do Sudeste, sendo que no último decênio daquele século, uma grande quantidade de imigrantes já havia entrado no país e o contato entre esses e a população de trabalhadores escravizados, posteriormente libertos, foi fundamental para a integração dos negros em novos postos de trabalho e melhoria de vida. C) Após a abolição da escravidão, milhares de libertos procuraram os centros urbanos em busca de trabalho e melhores condições de vida. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, passaram por grandes reordenamentos urbanos, no começo do século XX, para melhor receber essas populações que foram abrigadas em casas nos subúrbios recém construídos dessas cidades. D) A produção cultural, artística e intelectual negra, foi inexpressiva em termos mais amplos da sociedade brasileira. E) João Cândido, que ficou conhecido como o Almirante Negro, liderou um importante movimento armado no centro do Rio de Janeiro, contra a campanha de vacinação da varíola.


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5(UFRGS - 2017)Número Original: 12Código: 7079401

Quarto Dia

Processos e fatos históricos sobre as relações étnicas do processo de desenvolvimento do Brasil ao longo da sua história .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2017
Questão de Vestibular - UFRGS 2017
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Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a história das relações étnico-raciais do Brasil. ( ) No contato entre os diferentes povos e culturas ao longo do século XIX, as ideias de “civilização” e de “selvageria” foram centrais na estratégia de dominação das populações originárias. ( )A partir de referenciais europeus, foi introduzida, no final do século XIX, uma série de teorias que procuravam dar caráter científico as diferenças raciais, articulando enfoques biológicos com análises culturais. ( ) Com a crescente urbanização dos povos indigenas e sua assimilação ao processo político e social republicano, nota-se, a partir da metade do século XX, o fim dos movimentos sociais indigenas, com a definição de seus direitos pela Constituição de 1988. ( ) Na década de 1970, o Brasil assiste ao desenvolvimento de movimentos sociais que procuram opor-se ao racismo, através da valorização da ancestralidade africana. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é


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