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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2022)Número Original: 32Código: 11854428

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

África do Norte.b Política, economia e cultura no Egito e na Mesopotâmia da Antiguidade
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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A respeito da civilização egípcia, uma das mais antigas civilizações do Oriente próximo, o historiador grego Heródoto afirmou ser o Egito um presente do Nilo. Considerando alguns aspectos da sociedade egípcia, é correto afirmar que A) B) e) D) o regime de produção predominante no antigo Egito era o de servidão coletiva e todas as terras pertenciam ao Estado. o processo de mumificação dos mortos era feito por toda a população egípcia como uma forma de manter sua imortalidade. as grandes pirâmides do Egito foram construídas por milhares de trabalhadores escravos. os egípcios, por serem politeístas, adoravam vários deuses, mas havia um deus, cujo nome era Amon, que se sobressaía de todos os outros.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Resultados Encontrados: 14

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Política, economia e cultura no Egito e na Mesopotâmia da Antiguidade

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1(USP - 2020)Número Original: 64Código: 7504902

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos e características políticas, culturais e econômicas das sociedades mesopotâmicas
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Questão de Vestibular - USP 2020
Questão de Vestibular - USP 2020
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Ao primeiro brilho da alvorada chegou do horizonte uma nuvem negra, que era conduzida [pelo] senhor da tempestade (...). Surgiram então os deuses do abismo; Nergal destruiu as barragens que represavam as águas do inferno; Ninurta, o deus da guerra, pôs abaixo os diques (...). Por seis dias e seis noites os ventos sopraram; enxurradas, inundações e torrentes assolaram o mundo; a tempestade e o dilúvio explodiam em fúria como dois exércitos em guerra. Na alvorada do sétimo dia o temporal (...) amainou (...) o dilúvio serenou (...) toda a humanidade havia virado argila (...). Na montanha de Nisir o barco ficou preso (...). Na alvorada do sétimo dia eu soltei uma pomba e deixei que se fosse. Ela voou para longe, mas, não encontrando um lugar para pousar, retornou. Então soltei um corvo. A ave viu que as águas haviam abaixado; ela comeu, (...) grasnou e não mais voltou para o barco. Eu então abri todas as portas e janelas, expondo a nave aos quatro ventos. Preparei um sacrifício e derramei vinho sobre o topo da montanha em oferenda aos deuses (...). A Epopeia de Gilgamesh, São Paulo: Martins Fontes, 2001. Com base no texto, registrado aproximadamente no século Vll a.C. e que se refere a um antigo mito da Mesopotâmia, bem como em seus conhecimentos, é possível dizer que a sociedade descrita era (A) mercantil, pacífica, politeísta e centralizada. (B) agrária, militarizada, monoteísta e democrática. (C) manufatureira, naval, monoteista e federalizada. (D) mercantil, guerreira, monoteista e federalizada. (E) agraria, guerreira, politeista e centralizada.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ENEM- BR - 2008)Número Original: 41Código: 4014

Prova amarela

Política, economia e cultura no Egito e na Mesopotâmia da Antiguidade
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Questão de Vestibular - ENEM 2008
Questão de Vestibular - ENEM 2008
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Ao visitar o Egito do seu tempo, o historiador grego Heródoto (484 — 420/30 a.C.) interessou-se por fenômenos que lhe pareceram incomuns, como as cheias regulares do rio Nilo. A propósito do assunto, escreveu o seguinte: “Eu queria saber por que o Nilo sobe no começo do verão e subindo continua durante cem dias; por que ele se retrai e a sua corrente baixa, assim que termina esse número de dias, sendo que permanece baixo o inverno inteiro, até um novo verão. Alguns gregos apresentam explicações para os fenômenos do rio Nilo. Eles afirmam que os ventos do noroeste provocam a subida do rio, ao impedir que suas águas corram para o mar. Não obstante, com certa frequência, esses ventos deixam de soprar, sem que o rio pare de subir da forma habitual. Além disso, se os ventos do noroeste produzissem esse efeito, os outros rios que correm na direção contrária aos ventos deveriam apresentar os mesmos efeitos que o Nilo, mesmo porque eles todos são pequenos, de menor corrente.” Nessa passagem, Heródoto critica a explicação de alguns gregos para os fenômenos do rio Nilo. De acordo com o texto, julgue as afirmativas abaixo. | Para alguns gregos, as cheias do Nilo devem-se ao fato de que suas águas são impedidas de correr para o mar pela força dos ventos do noroeste. 1! O argumento embasado na influência dos ventos do noroeste nas cheias do Nilo sustenta-se no fato de que, quando os ventos param, o rio Nilo não sobe. WA explicação de alguns gregos para as cheias do Nilo baseava-se no fato de que fenômeno igual ocorria com rios de menor porte que seguiam na mesma direção dos ventos. É correto apenas o que se afirma em vovo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ENEM- BR - 2009)Número Original: 46Código: 3936

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Política, economia e cultura no Egito e na Mesopotâmia da Antiguidade
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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O Egito é visitado anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há milênios: as pirâmides de Gizeh, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo do Nilo O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois O significava, entre outros aspectos, o poder que os faraós tinham para escravizar grandes contingentes populacionais que trabalhavam nesses monumentos. O representava para as populações do alto Egito a possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho nos canteiros faraônicos. O significava a solução para os problemas econômicos, uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas riquezas, construindo templos. O representava a possibilidade de o faraó ordenar a sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem em obras públicas, que engrandeceram o próprio Egito. @ significava um peso para a população egípcia, que condenava o luxo faraônico e a religião baseada em crenças e superstições


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     A     
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4(UNITAU - 2018)Número Original: 6Código: 10577626

Vestibular de Verão 2 - Cursos

Política, economia e cultura no Egito e na Mesopotâmia da Antiguidade Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
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Os povos do Antigo Egito e da Mesopotâmia têm lugar de destaque na História da Antiguidade. Sobre esses povos, podemos afirmar: I. IL. HI. Na historiografia, foram conhecidas, tradicionalmente, como "civilizações hidráulicas”, devido à relação com a hidrografia das regiões nas quais se estabeleceram. Ambos tinham uma organização estatal, com cobranças de impostos. Seus governantes exerciam poder político, econômico e religioso, o que pode ser definido como Estado Teocrático. A escrita representava, para essas sociedades, um conhecimento superior e importantíssimo, e, por ser repassada para toda a sua população, chegou até os dias de hoje. Está CORRETO o que se afirma em a) Le Il, apenas. b) II, apenas. c) Ile II, apenas. d) Ie III, apenas. e) Le.


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     A     
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     E     




5(UEA - 2018)Número Original: 16Código: 7846712

SIS - Primeira Série - Triênio 2019 a 2021

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características dos códigos legais mesopotâmicos da Antiguidade
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Questão de Vestibular - UEA 2018
Questão de Vestibular - UEA 2018
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É muito comum dizer-se que a Mesopotâmia conheceu as primeiras leis da história do homem. Mas, na verdade, os “códigos” mesopotâmicos eram muito diferentes das legislações atuais: eles não tinham leis que estabeleces- sem as características de um crime. Diferentemente, esses códigos, em geral, parecem ser coletâneas de sentenças reais, que descreviam uma situação concreta e particular e diziam o que deveria acontecer com o acusado. (Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002. Adaptado.) Um exemplo do tipo de código mencionado no texto é: (A) Se for constatado que um homem livre roubou e aprovei- tou-se do produto de seu roubo, ele será julgado e conde- nado a uma pena de detenção de pelo menos vinte anos. (B) O assassinato é o ato mais brutal que um homem livre pode cometer contra seu semelhante; portanto, a mínima suspeita de sua culpa deve desencadear imediatas ira e punição dos homens e dos deuses. (C) Se um pedreiro construiu uma casa para um homem livre, mas não reforçou seu trabalho e a casa, que ele cons- truiu, caiu e matou o dono da casa, então, esse pedreiro será morto. (D) O incesto deve ser punido com severidade e nenhuma pessoa que o cometer poderá prosseguir livre, ao contrá- rio, será aprisionada e submetida a quinhentas chibatadas. (E) Se um homem livre ou escravo for acusado de atentar contra a ação de um magistrado ou de um governante, ele será submetido ao julgamento do conjunto de cida- dãos e poderá ser banido da cidade.


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