Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UPE - 2023)Número Original: 43Código: 13048977

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Primeiro Dia

Questões com imagens (filosofia).g Questões de identificações (Filosofia) Categorias e conceitos filosóficos relacionados com a aquisição do conhecimento de indivíduos e grupos na dimensão da realidade concreta .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Observe a gravura do artista surrealista belga René Magritte “A Traição das Imagens”, 1928-9, óleo sobre tela, 60 cm x 81 cm. (Ceci n'est pas une pipe — Isto não é um cachimbo) O quadro apresenta uma crítica a uma noção essencial à filosofia e à teoria do conhecimento desde, ao menos, a obra de Kant. A qual conceito a gravura se refere? a) Epistemologia. b) Representação. c) Sujeito do conhecimento. d) Verdade. e) Objeto do conhecimento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 5

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Categorias e conceitos filosóficos relacionados com a aquisição do conhecimento de indivíduos e grupos na dimensão da realidade concreta .f

Exibir Questões - UPE

Questões Parecidas

1(UPE - 2017)Número Original: 42Código: 10057937

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Questões com imagens (filosofia).g Categorias e conceitos filosóficos relacionados com a aquisição do conhecimento de indivíduos e grupos na dimensão da realidade concreta .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2017
Exibir texto da questão

Sobre a Condição Humana, analise o texto a seguir: A natureza é muda. Embora pareça estar expressando algo através de suas formas, suas paisagens, suas tempestades tumultuosas, suas erupções vulcânicas, sua brisa ligeira e seu silêncio — a natureza não responde. Os animais reagem de maneira que têm sentido, mas não falam. Só o homem fala. Só entre os homens, existe essa alternância de discurso e resposta continuamente compreendidos. Só o homem, pelo pensamento, tem consciência de si. (JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico, 1999, p. 46.). Disponivel em: www.permacultura.org.mx No contexto da reflexão sobre a Condição Humana, fica evidente que a) a dimensão da linguagem simbólica é condição preponderante no homem. b) a singularidade da cultura é secundária à condição humana. c) a evolução do homem prescinde da educação para se humanizar. d) pelo pensamento, a condição humana é essencialmente dissociável. e) no ato de pensar e na consciência de si, a condição do homem é idêntica à condição animal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEMA - 2021)Número Original: 21Código: 11603049

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Questões de identificações (Filosofia) Categorias e conceitos filosóficos relacionados com a aquisição do conhecimento de indivíduos e grupos na dimensão da realidade concreta .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2021
Exibir texto da questão

Tradicionalmente, costuma-se definir conhecimento como o modo pelo qual o sujeito se apropria do objeto pelos sentidos e pela razão. E para compreender o mundo, a razão vai além das informações concretas e imediatas dos sentidos. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2013, Sentidos e razão se apoderam dos objetos, respectivamente, por a) intuição e imagens. b) imagens e conceitos. c) imaginação e experiências. d) experiências e imagens. e) opinião e intuição.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UECE - 2019)Número Original: 12Código: 7871576

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Categorias e conceitos filosóficos relacionados com a aquisição do conhecimento de indivíduos e grupos na dimensão da realidade concreta .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

“[É] uma coisa bem notável que não haja homens [...|] que não sejam capazes de arranjar em conjunto diversas palavras e de compô-las num discurso pelo qual façam entender seus pensamentos; [...] os homens que, tendo nascido surdos e mudos, são desprovidos dos órgãos que servem aos outros para falar, [...] costumam inventar eles próprios alguns sinais, pelos quais se fazem entender por quem, estando comumente com eles, disponha de lazer para aprender a sua língua.” DESCARTES, R. Discurso do método, V. A passagem acima informa sobre a relação entre pensamento e linguagem no racionalismo moderno. Sobre essa relação, pode-se afirmar corretamente que A) a linguagem, quer seja sonora quer seja em sinais, tem a função de fazer o pensamento ser entendido pelos outros. B) a capacidade de produzir discursos, isto é, a linguagem, é o que permite aos homens ter pensamentos. C) o entendimento entre homens se dá através da linguagem, que, todavia, é anterior ao pensamento. D) o pensamento existe independentemente do discurso e, como ocorre entre surdos e mudos, não precisa ser entendido.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNESP - 2022)Número Original: 60Código: 11574033

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Categorias e conceitos filosóficos relacionados com a aquisição do conhecimento de indivíduos e grupos na dimensão da realidade concreta .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Muito antes de a farmacologia moderna desvendar cienti- ficamente a ação da cafeína sobre o sistema nervoso central, especialmente seu efeito estimulante, as comunidades indí- genas da Amazônia se beneficiavam das propriedades desta substância no alívio da fadiga, por meio do emprego do gua- raná, sem necessariamente compreender sua composição química ou outras possibilidades terapêuticas. (Ediara R. G. Rios et al. “Senso comum, ciência e filosofia — elo dos saberes necessários à promoção da saúde”. Ciência & Saúde Coletiva, 2007. Adaptado.) O excerto ressalta um aspecto importante para o estudo do conhecimento, segundo o qual (A) o senso comum pode engendrar o desenvolvimento de uma teoria científica. (B) as proposições teóricas se sobrepõem às demonstra- ções empíricas. (C) o poder de convencimento é superior ao efeito dos argu- mentos. (D) os usos de cafeína por indígenas têm cunho essencial- mente religioso. (E) o saber é relevante em uma comunidade quando corro- borado pela ciência.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNESP - 2018)Número Original: 55Código: 7002249

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Categorias e conceitos filosóficos relacionados com a aquisição do conhecimento de indivíduos e grupos na dimensão da realidade concreta .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
Exibir texto da questão

Sou imperfeito, logo existo. Sustento que o ser ou é carência ou não é nada. Sustento que uma pessoa com deficiência intelectual é um ser com carências e imper- feições. Sustento que eu, você e ele somos seres com carências e imperfeições. Portanto, concluo que nós, os seres humanos, pelo fato de existir, somos — TODOS - in- capazes e capazes intelectualmente. A diferença entre um autista severo e eu é o grau de carência, não a diferença entre o que somos. A “razão alterada” é um tipo de ra- cionalidade diferenciada que considera as pessoas como seres únicos e não categorizados em padrões sociais que agrupam as pessoas por níveis, índices ou coeficientes. (Chema Sánchez Alcón. “Crítica de la razón alterada”. http:/losojosdehipatia.com.es, 30.10.2016. Adaptado.) De acordo com o texto, “razão alterada” é (A) uma racionalidade tradicional voltada à pesquisa filo- sófica do ser como entidade metafísica. (B) um conceito científico empregado para legitimar pa- drões de normalidade com base na biologia. (C) um conceito filosófico destinado a criticar a valoriza- ção da diferença no campo intelectual. (D) uma metodologia científica que expressa a diferença entre seres humanos com base no coeficiente inte- lectual. (E) um tipo de racionalidade contestadora de padrões so- ciais e dotada de pretensões universalistas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?