Denise, todos os dias, leva os filhos para a escola e, em seguida, vai ao escritório. Toda segunda-feira, ela faz
o abastecimento do veículo, escolhendo o combustível a partir do preço na bomba, que naquele dia marcava
R$8,00 e RS6,00, para o litro da gasolina (CsH:s) e do etanol (C,H60), respectivamente.
O filho mais velho de Denise, incomodado com o fato de a mãe sempre escolher o combustível mais barato,
procura mostrar para ela que a quantidade de energia fornecida pela queima dos dois combustíveis é diferente.
Portanto, às vezes, nem sempre o de menor valor é a melhor opção. Para isso, ele pega o livro de Química e
trabalha com a tabela de energia de ligação, reproduzida a seguir.
Ligação | Energia de ligação (kJ.mol”)
CH [oa
498
744
cc | us
Dados: Massa molar (g/mol) -H=1, C=12,0= 16.
Considere as equações químicas de queima de cada combustível no motor do carro:
A
2 CoHis (1) + 25 0» (9) > 16 CO>(g) + 18 H,04)
A
C2H6 001) +3 02g) > 2 CO>cg) +3 20a)
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a conclusão obtida por Denise e seu filho.
a) Apesar do maior preço na bomba, a queima da gasolina libera uma quantidade aproximadamente quatro
vezes maior de energia, o que a torna uma opção mais vantajosa.
b) Apesar do maior preço na bomba, a queima da gasolina libera uma quantidade aproximadamente duas
vezes maior de energia, o que a torna uma opção mais vantajosa.
c) A energia liberada pela gasolina e pelo etanol são equivalentes, portanto a melhor opção é utilizar o
combustível mais barato.
d) O menor preço na bomba e a liberação de uma quantidade aproximadamente três vezes maior de energia
em sua queima tornam o etanol uma opção bem mais vantajosa.
e) Omenor preço na bomba e a liberação de uma quantidade aproximadamente duas vezes maior de energia
em sua queima tornam o etanol uma opção bem mais vantajosa.