Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2013)Número Original: 30Código: 17124

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Geografia Urbana Sustentabilidade Geografia de Transportes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
Exibir texto da questão

Leia o texto para responder a questão. “O uso habitual e generalizado da bicicleta em uma cidade qualquer depende de alguns fatos essenciais. Num lugar prioritário entra a questão das características morfológicas do sítio urbano, onde a cidade estabeleceu sua estrutura de ruas, praças e tentáculos. Cidades nascidas e crescidas em rasas planícies de restingas propiciam o uso mais amplo de bicicletas, engendrando um papel social que raramente tem sido registrado. Por sua vez, cidades implantadas em regiões acidentadas, desenvolvidas espacialmente em encostas de morros, morrotes e colinas, têm grandes limitações para o uso mais amplo de bicicletas. É o caso dos organismos urbanos estendidos por colunas onduladas possuidoras de rampas e ladeiras como alguns dos pontos tradicionais, que perderam a chance da utilização mais intensa dos biciclos. Ainda que pudessem ter ciclovias de uso parcial, limitadas a setores mais planos de seu sítio urbano, como planície e terraços fluviais. No caso, torna-se inoperante a pressão de pessoas simplórias e da mídia na defesa de um sistema urbano de ciclovias. Tendo-se de considerar sempre para as grandes cidades o problema da intensidade do emaranhado de veículos de toda sorte. Não é preciso dizer que estamos pensando no caso da Grande São Paulo. Nessa conjuntura, o uso da bicicleta em redes mais amplas é praticamente impossível.” Aziz Nacib Ab'Saber, retirado do sítio da Scientific American Brasil (http://www w2 uol.com.br/sciam/artigos/o papel social das bicicletas.html) I. A cidade de Sao Paulo apresenta um sítio urbano muito adequado para a construção de ciclovias. As recentes manifestações sociais e políticas em defesa do uso de bicicletas como meio de transporte e, não apenas como esporte ou lazer, têm, na Grande São Paulo, um grande potencial de êxito. II. Segundo Aziz Ab”Saber, o estudo das condições topográficas é essencial para o planejamento de ciclovias. O uso de bicicletas, a despeito de seus benefícios na saúde e no ambiente, pode ser inviável em cidades com terrenos muito acidentados. III. O texto resume preocupações básicas no planejamento das vias de circulação em grandes cidades. Além das condições topográficas, devem-se levar em conta também o desenho das vias e a intensidade dos fluxos de veículos. Desse modo, a grande São Paulo apresenta as melhores condições para a implantação de ciclovias como alternativa ao transporte por meio de veículos particulares. De acordo com o texto e suas idéias principais, assinale a alternativa que apresente apenas afirmativas corretas. a) I. b IL. co) Ile Ill. d) Tell e) Iell.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 850

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Geografia Urbana - Sustentabilidade - Geografia de Transportes

Exibir Questões - MACKENZIE

Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2013)Número Original: 11Código: 4229

Primeira Fase - Prova Q e Z

Serviços (Atividades econômicas Urbanas) Urbanização Hierarquia Urbana Atual Comércio (Atividades econômicas Urbanas)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
Exibir texto da questão

A metrópole industrial do passado integrava no espaço urbano diversos processos produtivos, ocorrendo uma concentração espacial das plantas de fábrica, da infraestrutura e dos trabalhadores. Na metrópole contemporânea predomina uma dispersão territorial das atividades econômicas e da força de trabalho. Nesta, a produção fabril tende a se instalar na periferia ou nos arredores do perímetro urbano, enquanto as atividades associadas ao poder financeiro, político e econômico concentram-se na área urbana mais adensada. (Adaptado de Carlos de Matos, “Redes, nodos e cidades: transformação da metrópole latino-americana”, em Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (org.), Metrópoles: entre a coesão e a fragmentação, a cooperação e o conflito. São Paulo: Editora Perseu Abramo; Rio de Janeiro: Fase, 2004, 157-196.) Como principal característica da metrópole contemporânea, destaca-se a) a concentração da atividade industrial e das funções administrativas das empresas no mesmo local. b) o aumento da densidade demográfica nas áreas do antigo centro histórico da metrópole. c) a concentração do poder decisório da administração pública e das empresas em uma única área da metrópole. d) a diversificação das atividades comerciais e de serviços na área do perímetro urbano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP- SP - 2019)Número Original: 5Código: 6991057

Segunda Fase - Segundo Dia

Identificação do conceito da geografia que define o aglomerado urbano da figura II.m Brasil.b Reconhecimento do processo de desigualdade na concentração urbana reprezentada na figura I e identificação do processo histórico que tenha induzido essa desigualdade.m Interpretação no mapa (Geografia).m Identificação das manchas e pontos luminosos presentes na figura I e II.m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2019
Exibir texto da questão

Observe as figuras referentes à imagem noturna do Brasil: Figura | Figura ll LE] . A 578 km Simielli, M.E. Geoatlas. 2016. Adaptado. a) À que se referem os pontos e manchas luminosos nas figuras | e II? b) Qual é o conceito que define os aglomerados da figura Il? Explique. c) O mapa da figura | revela a desigualdade da rede representada. Explique um processo que tenha induzido a essa desigualdade.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 5Código: 6991611

Segunda Fase

Interpretação de Gráficos (Geografia).m Aspectos gerais sobre a definição do conceito de rede urbana.m Aspectos gerais sobre o processo de desmetropolização e desconcentração urbana do Sudeste brasileiro a partir da década de 1980.m Brasil.b Classificação da cidade de Goiânia na atual hierarquia urbana da região Centro-Oeste Brasileira.m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Exibir texto da questão

EVOLUÇÃO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA POR REGIÕES 100 90 z A, Yi E E a / bin = | Ga É 70 7 es ZE ZE E S60 | / ZE ZE ZE E 8 7 Z ZE AE E AE § 50 ; / ey = jo A ye 2 / / Ban VE VE Ei E o 40 Y Z A Ole E ZE Aes o YZ 0 A E E Es E Y ZE Z [E ZE E Ge = «30 Z As vA GE Giz GE GI e y ER Z AE Es Giz Acs Yj Ye A: E ES E: E 20 Y Oe yj ZE AE ZE AE: Y ES Y E E (E: GE: Z AE: y ars Are Ars eA 10 / ZE: Yi Gis E JE E 1960 1970 1980 1991 2000 2010 1940 Ea 1. Sudeste E 2. Centro-Oeste B 3. Sul [ 4. Nordeste Eã5. Norte (Fonte. Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).) a) Até o Censo de 1970, verificava-se uma clara concentração regional do fenômeno de urbanização. A partir do Censo de 1980, outro processo é observado na dinâmica urbana brasileira. Que processo é esse? O Censo de 1950 indicava a região Centro-Oeste como a menos urbanizada do país; o Censo de 2010 a coloca na segunda posição em taxa de urbanização. Qual foi a atividade econômica responsável por essa urbanização? b) (Como reflexo da expansão das atividades econômicas, a rede urbana brasileira se tornou mais complexa a partir dos anos 1970. Explique o que é rede urbana e indique qual o papel de Goiânia na hierarquia da rede urbana do Centro-Oeste.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(UNICAMP- SP - 2021)Número Original: 18Código: 9520276

Segunda Fase - Segundo Dia

Desigualdade social Mobilidade Urbana Definição dos conceitos urbanos de centro e periferia
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
Exibir texto da questão

O maior problema do Brasil não é a pobreza, mas a desigualdade e a injustiça a ela associada. Daí decorre a importância da segregação na análise do espaço urbano de nossas metrópoles, pois ela é a mais importante manifestação urbana da desigualdade que impera em nossa sociedade. Assim, nenhum aspecto do espaço urbano brasileiro poderá ser jamais explicado ou compreendido se não forem consideradas as especificidades da segregação social e econômica que caracteriza nossas metrópoles, cidades grandes e médias. (Adaptado de Flávio Villaça, “São Paulo: segregação urbana e desigualdade”. Revista Estudos Avançados, V. 25, n. 71, São Paulo, jan./abr. 2011.) Com base no texto e em seus conhecimentos, a) explique o que é segregação urbana e como o transporte urbano nas grandes cidades pode ser segregador; b) diferencie os conceitos de centro e periferia, no espaço urbano, tendo em vista a segregação.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




5(USP- SP - 2012)Número Original: 1Código: 5043

Segunda fase - Terceiro dia

Desigualdade social Mobilidade Urbana Definição dos conceitos urbanos de centro e periferia
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2012
Exibir texto da questão

IMAGEM 2 IPT, 2011. Andrea Moreira de Araujo, 2011. As imagens acima ilustram uma contradição característica de médios e grandes centros urbanos no Brasil, destacando-se o fato de que ambas dizem respeito a formas de segregação socioespacial. Considerando as imagens e seus conhecimentos, identifique e explique a) duas causas socioeconômicas geradoras do tipo de segregação retratado na Imagem 1; b) o tipo de segregação retratado na Imagem 2 e uma causa socioeconômica responsável por sua ocorrência.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?