Leia o texto para responder a questão.
“O uso habitual e generalizado da bicicleta em uma cidade qualquer
depende de alguns fatos essenciais. Num lugar prioritário entra a
questão das características morfológicas do sítio urbano, onde a cidade
estabeleceu sua estrutura de ruas, praças e tentáculos.
Cidades nascidas e crescidas em rasas planícies de restingas
propiciam o uso mais amplo de bicicletas, engendrando um papel social
que raramente tem sido registrado. Por sua vez, cidades implantadas
em regiões acidentadas, desenvolvidas espacialmente em encostas de
morros, morrotes e colinas, têm grandes limitações para o uso mais
amplo de bicicletas. É o caso dos organismos urbanos estendidos por
colunas onduladas possuidoras de rampas e ladeiras como alguns dos
pontos tradicionais, que perderam a chance da utilização mais intensa
dos biciclos. Ainda que pudessem ter ciclovias de uso parcial, limitadas
a setores mais planos de seu sítio urbano, como planície e terraços
fluviais. No caso, torna-se inoperante a pressão de pessoas simplórias
e da mídia na defesa de um sistema urbano de ciclovias. Tendo-se de
considerar sempre para as grandes cidades o problema da intensidade do
emaranhado de veículos de toda sorte. Não é preciso dizer que estamos
pensando no caso da Grande São Paulo. Nessa conjuntura, o uso da
bicicleta em redes mais amplas é praticamente impossível.”
Aziz Nacib Ab'Saber, retirado do sítio da Scientific American Brasil
(http://www w2 uol.com.br/sciam/artigos/o papel social das bicicletas.html)
I. A cidade de Sao Paulo apresenta um sítio urbano muito adequado para a
construção de ciclovias. As recentes manifestações sociais e políticas em
defesa do uso de bicicletas como meio de transporte e, não apenas como
esporte ou lazer, têm, na Grande São Paulo, um grande potencial de êxito.
II. Segundo Aziz Ab”Saber, o estudo das condições topográficas é essencial
para o planejamento de ciclovias. O uso de bicicletas, a despeito de seus
benefícios na saúde e no ambiente, pode ser inviável em cidades com
terrenos muito acidentados.
III. O texto resume preocupações básicas no planejamento das vias de circulação
em grandes cidades. Além das condições topográficas, devem-se levar em
conta também o desenho das vias e a intensidade dos fluxos de veículos.
Desse modo, a grande São Paulo apresenta as melhores condições para
a implantação de ciclovias como alternativa ao transporte por meio de
veículos particulares.
De acordo com o texto e suas idéias principais, assinale a alternativa que
apresente apenas afirmativas corretas.
a) I.
b IL.
co) Ile Ill.
d) Tell
e) Iell.