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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2009)Número Original: 49Código: 17642

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Economia no Período Colonial Política e sociedade no Período Colonial.g
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
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Na historiografia brasileira, encontramos um debate que procura responder à seguinte questão: tendo em vista sua estrutura geral, poderíamos classificar o Brasil-colônia como um exemplo tardio de Feudalismo? Analisando a estrutura colonial brasileira, podemos refutar a hipótese de Brasil feudal, considerando que a) a produção colonial, embora agrícola, visava ao abastecimento do mercado externo, obedecendo à lógica do Capitalismo Comercial. b) o controle político das Capitanias Hereditárias esteve, exclusivamente, nas mãos dos donatários, oriundos da alta nobreza portuguesa. c) o progresso da colônia assentava-se sobre a servidão coletiva imposta a índios e africanos. d) a economia colonial desenvolveu um comércio interno insignificante, sobretudo durante o ciclo da mineração. e) asociedade colonial era, juridicamente, classificada como estamental, tendo em vista a impossibilidade legal de libertação de escravos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Economia no Período Colonial - Política e sociedade no Período Colonial.g

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Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 17Código: 4548

Segunda Fase

Escravidão no Período Colonial (Economia) Bandeiras, entradas e moções Tráfico de Escravos para o Brasil
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
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Os ventos e as marés constituíam um entrave considerável ao tráfico de escravos índios pela costa do Atlântico Sul. Nos anos 1620, houve transporte de cativos “tapuias” do Maranhão para Pernambuco, mas parte do percurso foi feita por terra, até atingir portos mais acessíveis no litoral do Ceará. Ao contrário, nas travessias entre Brasil e Angola, zarpava-se com facilidade de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro até Luanda ou a Costa da Mina. (Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul (séculos XVI e XVI). São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 61-63.) a) A partir do texto e de seus conhecimentos, explique de que maneiras o sistema de exploração colonial da América portuguesa foi influenciado pelas condições geográficas. b) Relacione essas condições geográficas às atividades dos bandeirantes.


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2(USP - 2018)Número Original: 61Código: 6978445

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos e características políticas, sociais e econômicas do ciclo do ouro no desenvolvimento da colônia brasileira.g Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f
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Questão de Vestibular - USP 2018
Questão de Vestibular - USP 2018
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A respeito dos espaços econômicos do açúcar e do ouro no Brasil colonial, é correto afirmar: (A) A pecuária no sertão nordestino surgiu em resposta às demandas de transporte da economia mineradora. (B) A produção açucareira estimulou a formação de uma rede urbana mais ampla do que a atividade aurífera. (C) O custo relativo do frete dos metais preciosos viabilizou a interiorização da colonização portuguesa. (D)A mão de obra escrava indígena foi mais empregada na exploração do ouro do que na produção de açúcar. (E) Ambas as atividades produziram efeitos similares sobre a formação de um mercado interno colonial.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 2Código: 30869

Primeira Fase - Prova Q e Z

Bandeiras, entradas e moções Missões e Aldeamentos
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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A história de São Paulo no século XVII se confunde com a história dos povos indígenas. Os índios não se limitaram ao papel de tábula rasa dos missionários ou vítimas passivas dos colonizadores. Foram participantes ativos e conscientes de uma história que foi pouco generosa com eles. (Adaptado de John M Monteiro, “Sangue Nativo”, em http://www. revistadehistoria.com.br/secao/capalsangue-nativo. Acessado em 14/07/2013.) Sobre a atuação dos indigenas no período colonial, pode-se afirmar que: a) A escravidão foi por eles aceita, na expectativa de sua proibição pela Coroa portuguesa, por pressão dos jesuítas. b) Sua participação nos aldeamentos fez parte da integração entre os projetos religioso e bélico de domínio português, executados por jesuítas e bandeirantes. c) A existência de alianças entre indígenas e portugueses não exclui as rivalidades entre grupos indígenas e entre os nativos e os europeus. d) A adoção do trabalho remunerado dos indígenas nos engenhos de São Vicente contrasta com as práticas de trabalho escravo na Bahia e Pernambuco.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
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4(UERJ - 2017)Número Original: 2Código: 6638967

Exame Discursivo

Aspectos e características da expansão territorial portuguesa no Brasil do período colonial.g Representações cartográficas do território colonial brasileiro ocupado pela metrópole portuguesa .f Questões com Mapas (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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“Monica me F Mapa do Brasil, de João Teixeira Albernaz, 1666. ADONIAS, 1; FURRER, B. Mapa: imagens da formação territorial brasileira Rio de Janeiro: Fundação Odebrecht, 1993. Podem-se observar nos mapas maneiras distintas de representar o território que viria a ser designado como Brasil, no contexto da conquista e colonização portuguesa na América entre os séculos XVI e XVII, respectivamente. Identifique um aspecto de cada um dos mapas que os diferencie quanto à representação do território. Em seguida, apresente duas ações políticas ou econômicas da colonização portuguesa no Brasil, uma para o século XVI e outra para o século XVII


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2010)Número Original: 26Código: 12529

Verão

Extração de recursos naturais.g Escravidão no Período Colonial (Economia)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
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Entre 1500 e 1530, os interesses da coroa portugue- sa, no Brasil, focavam o pau-brasil, madeira abun- dante na Mata Atlântica e existente em quase todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. A extração era feita de maneira predatória e assistematica, com o objetivo de abastecer o mer- cado europeu, especialmente as manufaturas de tecido, pois a tinta avermelhada da seiva dessa madeira era utilizada para tingir tecidos. A aqui- sição dessa matéria-prima brasileira era feita por meio da A) exploração escravocrata dos europeus em rela- ção aos índios brasileiros. B) criação de núcleos povoadores, com utilização de trabalho servil C; utilização de escravos africanos, que trabalha- vam nas feitorias. D; exploração da mão-de-obra livre dos imigrantes. portugueses, franceses e holandeses. a exploração do trabalho indigena, no estabeleci- mento de uma relação de troca, o conhecido escambo.


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