Questões Semelhantes

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2010)Número Original: 52Código: 17724

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Segunda Guerra Mundial (Hist.) Intradisciplinar Primeira Guerra Mundial

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
Exibir texto da questão

“Morrer pela Pátria, pela Idéia! [...] Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante [...] Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é um ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.” Da carta de um jovem voluntário da República Social Fascista, de 1943 A respeito do contexto em que se inserem as Grandes Guerras Mundiais do século XX, considere I, II e III a seguir. I. Os conflitos econômicos, sociais e ideológicos entre as principais potências capitalistas, tanto no período anterior a 1914, quanto naquele que antecede à Segunda Guerra, levaram à disputa imperialista e à corrida armamentista. II. Nas origens dos dois grandes conflitos mundiais, podemos identificar a intensificação da propaganda nacionalista e a formação de um sistema de alianças político-militares entre as nações imperialistas. III. Nas duas guerras, o conflito armado entre as potências imperialistas, apesar do pesado custo em termos de vítimas, conseguiu solucionar os problemas econômicos, as divergências e os ressentimentos entre as nações beligerantes. Desse modo, a) somente I está correta. b) somente II está correta. ec) somente III está correta. d) somente II e III estão corretas. e) somente Ie II estão corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 176

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Segunda Guerra Mundial (Hist.) - Primeira Guerra Mundial

Exibir Questões - MACKENZIE

Questões Parecidas

1(UEL - 2023)Número Original: 6Código: 12907361

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Questões com imagens (Hist.) Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Construção de memória nas expressões artísticas sobre a Segunda Guerra Mundial e o lançamento das primeiras bombas atômicas .f


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
Exibir texto da questão

A imagem a seguir foi produzida pela fotógrafa japonesa Miyako Ishiuchi (1947-) e publicada em 2008 e tem como base a peça de roupa de uma vítima da bomba atômica na cidade de Hiroshima em 1945. bo al ISHIUCHI, Miyako. Hiroshima. Tokyo: Shueisha, 2008. Com base na imagem e nos conhecimentos sobre Segunda Guerra Mundial e Memoria, considere as afirmativas a se- guir. Il. A construção da memória histórica transcende o epi- sódio da bomba atômica sobre Hiroshima, envolvendo discursos que passam por linguagens de diferentes naturezas. H. Embora a imagem seja relevante para a produção do conhecimento histórico, ela é desconsiderada como fonte primária, na medida em que a História é feita com base em documentos escritos. HI. Idênticas em termos de composição atômica, as bom- bas nucleares encerraram a Segunda Guerra Mundial em 1945, sendo consideradas armas pacificadoras por norte-americanos e japoneses. IV. A ambiguidade é uma das possibilidades de conheci- mento por meio da arte, e a fotografia de Miyako Ishiu- chi permite a percepção do contraste entre a leveza e o fato histórico. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas | e Il são corretas. b) Somente as afirmativas | e IV são corretas. c) Somente as afirmativas Ill e IV são corretas. d) ) e Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas. Somente as afirmativas Il, Ille IV são corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFU - 2022)Número Original: 36Código: 12917764

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Questões de identificações (Hist.) Aspectos das perseguições étnicas na barbárie do Holocausto .f Alemanha.b

Questão de Vestibular - UFU 2022
Exibir texto da questão

A primeira deportação em massa de judeus, organizada na Alemanha, que serviria para sondar o limiar de aceitabilidade da população, ocorreu justamente na região onde moravam meus avós (...); em outubro de 1940, mais de 6500 judeus foram deportados de Baden, do Palatinado e do Sarre para o acampamento francês de Gurs, localizado ao norte dos Pirineus. Para acostumar os cidadãos a tal espetáculo, as forças policiais tiveram o cuidado de manter minimamente as aparências, evitando a violência e fretando vagões de passageiros — e não trens de carga, como ocorreria mais tarde. Mas os oficiais queriam se certificar e saber o que o povo de fato pensava. Não hesitaram em operar em plena luz do dia, conduzindo procissões de centenas de judeus pelo centro da cidade até a estação, com suas malas pesadas, seus filhos em lágrimas e seus velhos exaustos, tudo sob o olhar de cidadãos apáticos, incapazes de demonstrar qualquer humanidade. No dia seguinte, os Gauleiter (líderes distritais) orgulhosamente informaram a Berlim que sua região era a primeira na Alemanha a ser judenrein (depurada de seus judeus). O Fihrer deve ter exultado por ser tão bem compreendido por seu povo: ele já estava maduro para “se deixar levar”. . SCHWARZ, Géraldine. Os Amnésicos: História de uma família europeia. São Paulo: Editora Ayiné, 2021. (Adaptado). Apesar de negros, ciganos, eslavos e pessoas com deficiências físicas também terem sido alvo do terror genocida nazista, o holocausto ficou marcado principalmente pela tentativa de eliminação do povo judeu. Nesse contexto histórico, é correto afirmar que os idealizadores da chamada “Solução Final” foram A) Hermann Góring e Reinhard Heydrich. B) Rudolf Hess e Albert Speer. C) Adolf Hitler e Joseph Goebbels. D) Joseph Goebbels e Rudolf Hess.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ESPCEX - 2017)Número Original: 40Código: 9257178

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Aspectos da criação da Liga das Nações no contexto político do final da Primeira Guerra Mundial .f

Questão de Vestibular - ESPCEX 2017
Exibir texto da questão

Pouco depois da 1º Guerra Mundial, em 28 de abril de 1919, os membros da Conferência de Paz de Versalhes aprovaram a criação da Liga das Nações, atendendo a uma proposta do presi- dente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson. Aponte, nas alternativas abaixo, o país que não parti- cipou da Liga das Nações, com o respectivo motivo. [A] Estados Unidos, porque teve sua participação vetada pelo Senado Americano. [B] Inglaterra, porque, sendo uma ilha, não viu necessidade de participar da Liga. [C] França, porque era inimiga da Alemanha e queria sua destruição e não um acordo. [D] Itália, que não teve direito de participar porque inicialmente integrou a Tríplice Aliança. [E] Brasil, porque, sendo um país sul-americano, estava muito longe da guerra.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNEB - 2022)Número Original: 26Código: 12878325

Dois - Primeiro Dia - Prova 3

Questões de identificações (Hist.) Questões com imagens (Hist.) Funções dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial .f Europa.b

Questão de Vestibular - UNEB 2022
Questão de Vestibular - UNEB 2022
Exibir texto da questão

26. Observe a imagem a seguir: Na entrada do Campo de Concentração de Auschwitz, liase no portão: “O trabalho liberta”. Após a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha, em 1933, e principalmente ao longo da Segunda Guerra Mundial (1939- 1945), foram criados campos de concentração. O maior e um dos mais temidos era o complexo de Auschwitz, na Polônia. Na Alemanha ou em outras nações ocupadas pelas Forças Armadas alemãs, os campos de concentração constituífam-se no destino de todos os indivíduos considerados inimigos da nação. De acordo com a orientação política do Nazismo, identifique, a seguir, a(s) função(ões) dos Campos de Concentração. Treinamento de trabalhadores para colocação no mercado de trabalho. Exploração da força de trabalho dos prisioneiros e extermínio dos considerados indesejáveis ao regime (judeus, homossexuais, comunistas ou mesmo opositores do regime). Educação e formação da força de trabalho para libertação da Alemanha. Enclausuramento dos prisioneiros de Guerra conforme a Convenção de Genebra. Prisão para soldados soviéticos capturados no campo de batalha.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ESPCEX - 2022)Número Original: 37Código: 11800667

Segundo Dia - Modelo F

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a segunda guerra mundial .f Europa.b

Questão de Vestibular - ESPCEX 2022
Exibir texto da questão

Até o início de 1942, na Il Guerra Mundial, as tropas do Eixo Roma-Berlim-Tóquio dominaram a guerra. A partir daí, iniciou-se sua derrocada, com sucessivas derrotas e avanço dos aliados, retomando e libertando territórios conquistados pelo Eixo. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo: |- A primeira frente de luta dos aliados, que macharia pouco a pouco em direção a Berlim, foi possibilitada pela derrota nazista na Batalha de Stalingrado, na União Soviética. I- A segunda frente aliada foi criada a partir do desembarque na Normandia, no "Dia D". HI - A terceira frente, avançando pela Itália, iniciou-se após a vitória aliada na Batalha de El Alamein, no Egito. IV - A primeira grande derrota da Marinha japonesa aconteceu na Batalha de Midway. Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas, dentre as apresentadas. A) |, lle lll B) IL Ile IV C) llelll D)lelv E) 1, UL Wlelv


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E