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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2013)Número Original: 36Código: 30084

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Ontologia do conhecimento nas correntes e posições filosóficas divergentes ao longo dos séculos.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
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Até hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos objetos; porém, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento, malogravam-se com esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafísica, admitindo que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento. KANT, Critica da razão pura. Lisboa: Calousto-Gutbenkian. 1994 (adaptado) O trecho em questão é uma referência ao que ficou conhecido como revolução copemicana na filosofia. Nele, confrontam-se duas posições filosóficas que O assumem pontos de vista opostos acerca da natureza do conhecimento. O defendem que o conhecimento é impossível, restando-nos somente o ceticismo. & revelama relação de interdependência entre os dados da experiência e a reflexão filosófica. O apostam, no que diz respeito às tarefas da filosofia, na primazia das ideias em relação aos objetos. @ refutam-se mutuamente quanto à natureza do nosso conhecimento e são ambas recusadas por Kant.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Ontologia do conhecimento nas correntes e posições filosóficas divergentes ao longo dos séculos.g

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1(UECE - 2020)Número Original: 64Código: 7859060

Um - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Ontologia do conhecimento nas correntes e posições filosóficas divergentes ao longo dos séculos.g
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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“Aliada ao rompimento das ideias do mundo medieval, rompeu-se também a confiança nos velhos caminhos para a produção do conhecimento: a fé, a contemplação não eram mais consideradas vias satisfatórias para se chegar à verdade. Um novo caminho, um novo método precisava ser encontrado, que permitisse superar as incertezas.” ANDERY, Maria Amália, et al. Para compreender a ciência. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988, p.173. Considerando o surgimento da ciência moderna e sua forma de abordagem da realidade, assinale a opção que completa correta e respectivamente as lacunas do seguinte enunciado: O leo 2 foram correntes filosófico-científicas que contribuiram para o surgimento das ciências modernas. O primeiro valoriza o raciocínio como fonte do verdadeiro conhecimento e aborda a realidade a partir do 3,0 segundo, por sua vez, valoriza a experiéncia e procura produzir conhecimentos na lida com os fatos e as coisas humanas e naturais, e analisa a realidade atraves do 4 A) empirismo!; humanismo?; método dedutivo”; método qualitativo? B) racionalismo!; empirismo?; método dedutivo”; método indutivo? C) racionalismo!; empirismo?; método emprírico?; método indutivo? D) empirismo!; racionalismo?; método racional?; método matemático?


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UECE - 2020)Número Original: 3Código: 7871828

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Ontologia do conhecimento nas correntes e posições filosóficas divergentes ao longo dos séculos.g Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Relacione, corretamente, os pensadores com seus respectivos pensamentos acerca da forma como o conhecimento da realidade se verifica, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação: ps Immanuel Kant Karl Marx 2 3. Rene Descartes 4. G.W.F Hegel ( ) A reflexão filosófica deve partir de um exame da formação da consciência e a experiência da consciência não é só uma experiência teórica: é necessariamente histórica. ( ) Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência. E a ideologia a responsável por produzir uma alienação da consciência humana de sua situação real. ( ) É sempre possível duvidar de um principio, questionar as bases de uma teoria. E preciso colocar em questão todo o conhecimento adquirido. ( ) O conhecer é um ato de autodeterminação do sujeito, é anterior a toda experiência, e trata não tanto dos objetos, mas dos conceitos a priori sobre os objetos. A sequência correta, de cima para baixo, é: A) 1,3,2,4. B) 3,1,4,2. C) 4,2,3,1. D) 2,4,1,3.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP - 2018)Número Original: 56Código: 7002251

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Ontologia do conhecimento nas correntes e posições filosóficas divergentes ao longo dos séculos.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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De um lado, dizem os materialistas, a mente é um processo material ou físico, um produto do funcionamento cerebral. De outro lado, de acordo com as visões não ma- terialistas, a mente é algo diferente do cérebro, podendo existir além dele. Ambas as posições estão enraizadas em uma longa tradição filosófica, que remonta pelo me- nos à Grécia Antiga. Assim, enquanto Demócrito defendia a ideia de que tudo é composto de átomos e todo pen- samento é causado por seus movimentos físicos, Platão insistia que o intelecto humano é imaterial e que a alma sobrevive à morte do corpo. (Alexander Moreira-Almeida e Saulo de F. Araujo. “O cérebro produz a mente”: um levantamento da opinião de psiquiatras”. www.archivespsy.com, 2015.) A partir das informações e das relações presentes no texto, conclui-se que (A) a hipótese da independência da mente em relação ao cérebro teve origem no método científico. (B) a dualidade entre mente e cérebro foi conceituada por Descartes como separação entre pensamento e ex- tensão. (C) o pensamento de Santo Agostinho se baseou em hi- póteses empiristas análogas às do materialismo. (D) os argumentos materialistas resgatam a metafísica platônica, favorecendo hipóteses de natureza espiri- tualista. (E) o progresso da neurociência estabeleceu provas obje- tivas para resolver um debate originalmente filosófico.


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