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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2013)Número Original: 13Código: 30089

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Intradisciplinar Igreja Católica na Idade Média.g Atualidades (História)
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Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
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Quando ninguém duvida da existência de um outro mundo, a morte é uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos. O homem da Idade Média tem a convicção de não desaparecer completamente, esperando a ressurreição. Pois nada se detém e tudo continua na eternidade. A perda contemporânea do sentimento religioso fez da morte uma provação aterrorizante, um trampolim para as trevas e o desconhecido. DUBY,G. Ano 1000 ano 2000 na plsta dos nossos medos. “São Pao: Unasp, 1988 (adaptado) Ao comparar as maneiras com que as sociedades têm lidado com a morte, o autor considera que houve um processo de mercantilização das crenças religiosas. transformação das representações sociais. disseminação do ateísmo nos países de maioria cristã. diminuição da distância entre saber científico e eclesiástico. amadurecimento da consciência ligada à civilização moderna. v “000


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Igreja Católica na Idade Média.g - Atualidades (História)

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Questões Parecidas

1(UERJ- RJ - 2015)Número Original: 9Código: 5880834

Exame Discursivo

Neonazismo Segunda Guerra Mundial (Hist.) Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) Cultura de Memória e Patrimonialização Criação da OTAN Pacto de Varsóvia
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Questão de Vestibular - UERJ 2015
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Um novo memorial foi inaugurado no campo de concentração nazista de Mauthausen, na Áustria, com a presença de três chefes de Estado: o austríaco Heinz Fischer, o húngaro Janos Ader e o polonês Bronislaw Komorowski, além da ministra israelense da Justiça, Tzipi Livni. Ex-prisioneiro caminha em direção ao memorial de Mauthausen | O novo memorial — “Mauthausen, lugar de um crime” - inclui duas exposições que revelam o dia a dia do campo de concentração através de entrevistas com 48 sobreviventes. No total, duzentas mil pessoas, procedentes de quarenta países, incluindo cerca de cinquenta mil judeus, foram detidas até 1945 em Mauthausen. Ao menos noventa mil morreram devido ao extenuante trabalho nas minas de granito, à má nutrição, às doenças e às execuções. Adaptado de notícias.r7.com, 05/05/2013. O Holocausto vem sendo cada vez mais associado à memória histórica de sociedades europeias. Indique duas repercussões do Holocausto para o contexto internacional posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Indique, também, a importância simbólica da criação de memoriais como o citado na reportagem.


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2(ENEM- BR - 2011)Número Original: 38Código: 3174

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Intradisciplinar Igreja Católica na Idade Média.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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O café tem origem na região onde hoje se encontra a Eti mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe. Aportou à Europa por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o café chegou à região europeia alguns clérigos sugeriram que o produto deveria ser excomungado, por ser obra do diabo. O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma “bebida verdadeiramente cristã”. THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e livros, 1998 (adaptado). A postura dos clérigos e do papa Clemente VIII diante da introdução do café na Europa Ocidental pode ser explicada pela associação dessa bebida ao ® ateísmo. O judaísmo. @ hinduísmo. O islamismo. O protestantismo.


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3(MACKENZIE- SP - 2009)Número Original: 50Código: 17648

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Intradisciplinar Atualidades (História)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
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“...) [o estudioso Robert DeGrasse Jr] diz que é muito perigoso para o mundo ter a nação mais poderosa do planeta dominada por um núcleo gerador de riquezas baseado na guerra permanente. (...) As análises mais refinadas dos especialistas sobre a dependência da economia americana do estado permanente de guerra incluem também a fortuna que se distribui em contratos de “reconstrução” de países com os quais os EUA estiveram em conflito. (...) é inegável que essas ações produzem ganhos econômicos notáveis para os Estados Unidos...” (Revista Veja - Março - 2003) Considerando as afirmações do texto acima e a participação dos EUA em importantes conflitos ao longo do século XX, assinale a alternativa correta. a) Ao final da Primeira Guerra Mundial, os EUA, que lutaram em favor da Tríplice Aliança, ascenderam como grande potência econômica mundial. b) Ao final da Segunda Guerra Mundial, os EUA tornaram-se credores de líderes aliados europeus, como Inglaterra e França. e) Os EUA participaram da Primeira Guerra Mundial, somente de maneira indireta, como fornecedor de produtos à Tríplice Entente, o que lhe garantiu vultosos lucros. d) O apoio dos EUA aos vietcongues, durante a Guerra do Vietnã, dinamizou a economia americana e gerou impressionante superávit comercial. e) As inúmeras intervenções militares americanas ao redor do mundo, nesse período, foram justificadas por interesses econômicos em detrimento de questões humanitárias ou político-ideológicas.


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4(UEA - 2016)Número Original: 13Código: 7821782

Macro - Conhecimentos Gerais

Representação espacial na perspectiva cultural da cristandade medieval ao longo da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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A questão de como decorar as igrejas cristãs fez reviver as discussões sobre o problema geral da imagem e o seu uso na religião cristã. O Papa Gregório Magno, que viveu no final do século VI, defendeu o seu uso, argu- mentando que muitos membros da Igreja não sabiam ler nem escrever e, que, para ensiná-los, essas imagens eram úteis. Disse ele: “A pintura pode fazer pelos analfa- betos o que a escrita faz pelos que sabem ler”. (Ermest H. Gombrich. A história da arte, 1993. Adaptado.) A decisão tomada pelo Papa Gregório Magno expressava (A) a adoção pelas pequenas comunidades cristas de conteúdos politeístas e fetichistas das tribos germã- nicas. o empenho eclesiástico em se manter fiel às proi- bições dos textos originais e fundamentadores do monoteísmo. a oposição do papado à preservação de qualquer ele- mento cultural oriundo da tradição clássica romana. o esforço de adaptação do catolicismo às condições históricas caracterizadas pela derrocada do Império Romano e pela formação dos reinos bárbaros. a necessidade do cristianismo romano de combater a expansão do movimento protestante na Europa.


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5(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 48Código: 6077763

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Aspectos da doutrina cristã na construção do poder da Igreja Católica durante a Idade Média.f Europa.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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Deus criador do universo fixou duas grandes luminárias no firmamento do céu: a luminária maior para dirigir o dia e a luminária menor para dirigir a noite. Da mesma maneira, para o firmamento da Igreja universal, como se se tratasse do Céu, no- meou duas grandes dignidades; a maior para tomar a direção das almas, como se estas fossem dias, a menor para tomar a direção dos corpos, como se estes fossem as noites. Estas dignidades são a autoridade pontifícia e o poder real. Assim como a Lua deriva a sua luz da do Sol e na verdade é inferior ao Sol tanto em quantidade como em qualidade, em posição como em efeito, da mesma maneira o poder real deriva o esplendor da sua dignidade da autoridade pontifícia: e quanto mais intimamente se lhe unir, tanto maior será a luz com que é adomado; quanto mais prolongar [essa união], mais crescerá em esplendor. (Apud Luiz Koshiba, História: origens, estruturas e processos) No documento — escrito pelo papa Inocêncio IT, em 1198 é correto identificar (A) a recuperação de um preceito dos primeiros tempos do cristianismo, que defendia a pureza da alma e a pecami- nosidade do corpo. (B) uma associação entre a estrutura moral dos monarcas e a aprovação dos seus governos pelas autoridades religiosas. (C) acondenação de todas as teorias que adotavam a cosmo- logia divina sobre a constituição do poder dos líderes da Igreja Católica. (D) uma determinada visão sobre as relações hierárquicas entre o poder espiritual e o poder temporal no mundo medieval europeu. (©) osresquicios de uma concepção da Antiguidade Oriental que reconhecia a supremacia das religiões monoteistas sobre o paganismo.


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