a)
b)
O ar atmosférico oferece uma resistência significativa ao movimento dos automóveis. Suponha que um
determinado automóvel movido a gasolina, trafegando em linha reta a uma velocidade constante de
v=72 kmlh com relação ao ar, seja submetido a uma força de atrito de F, =380 N. Em uma viagem
de uma hora, aproximadamente quantos litros de gasolina serão consumidos somente para “vencer” o
atrito imposto pelo ar?
Dados: calor de combustão da gasolina: 35 MJ/1. Rendimento do motor a gasolina: 30%.
A má calibração dos pneus é outro fator que gera gasto extra de combustível. Isso porque o rolamento
é real e a baixa pressão aumenta a superfície de contato entre o solo e o pneu. Como consequência, o
ponto efetivo da aplicação da força normal de módulo N não
está verticalmente abaixo do eixo de rotação da roda (ponto
O) e sim ligeiramente deslocado para a frente a uma distância
d , como indica a figura ao lado. As forças que atuam sobre a
roda não tracionada são: força É, que leva a roda para a
frente, força peso P, força de atrito estático F, e força
normal NV. Para uma velocidade de translação V constante,
o torque em relação ao ponto O, resultante das forças de
atrito estático F, e normal N, deve ser nulo. Sendo
R=30cm, d=0,3cm e N=2.500N, calcule o módulo da
força de atrito estático F,