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Exercício 30881

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(UNICAMP - 2014)Número Original: 20Código: 30881

Segunda Fase

Forças mais comuns na Mecânica
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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a) b) O ar atmosférico oferece uma resistência significativa ao movimento dos automóveis. Suponha que um determinado automóvel movido a gasolina, trafegando em linha reta a uma velocidade constante de v=72 kmlh com relação ao ar, seja submetido a uma força de atrito de F, =380 N. Em uma viagem de uma hora, aproximadamente quantos litros de gasolina serão consumidos somente para “vencer” o atrito imposto pelo ar? Dados: calor de combustão da gasolina: 35 MJ/1. Rendimento do motor a gasolina: 30%. A má calibração dos pneus é outro fator que gera gasto extra de combustível. Isso porque o rolamento é real e a baixa pressão aumenta a superfície de contato entre o solo e o pneu. Como consequência, o ponto efetivo da aplicação da força normal de módulo N não está verticalmente abaixo do eixo de rotação da roda (ponto O) e sim ligeiramente deslocado para a frente a uma distância d , como indica a figura ao lado. As forças que atuam sobre a roda não tracionada são: força É, que leva a roda para a frente, força peso P, força de atrito estático F, e força normal NV. Para uma velocidade de translação V constante, o torque em relação ao ponto O, resultante das forças de atrito estático F, e normal N, deve ser nulo. Sendo R=30cm, d=0,3cm e N=2.500N, calcule o módulo da força de atrito estático F,


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