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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2011)Número Original: 44Código: 3184

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Geografia Política Globalização
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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A nova des-ordem geográfica mundial: uma proposta de regionalização TERRITÓRIOS REDES Distância E Cultural Estado com forte | Rede chinesa identidade cultura! Difusão do isté Fa. Estado > Semiperiferia | Potência mundi! - Baguio 405 Economia- Fo dm Mundo Arcade “O infuôncada | Rede mundial rede mundial Sociedade- oN HO Mundo Fonte: LÉVY et al. (1992), atualizado. O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo? HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova des-ordem mundial. “São Paulo: UNESP, 2006. O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a ivisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa. Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para © a estagnação dos Estados com forte identidade cultural. OQ o alcance da racionalidade anticapitalista. @ a influência das grandes potências econômicas. O a dissolução de blocos políticos regionais. E o alargamento da força econômica dos países islâmicos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Geografia Política - Globalização

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Questões Parecidas

1(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 27Código: 17504

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Conflitos ideológicos Conflitos armados Conflitos separatistas
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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Mapa dos conflitos mundiais http://geografia-biblica.blogspot.com “Todo mundo é contra todos - Alguém tem que ser para eles” Esse é o slogan de uma campanha realizada pela Organização Anistia Internacional. O mapa faz referência a conflitos mundiais do passado e do presente nas respectivas localidades. Tomando como ponto de reflexão o mapa, considere as afirmações I, II, Ill e IV. I. Nesse país, além dos conflitos raciais entre hutus e tutsis, há uma sangrenta disputa pelas riquezas minerais da região. H. Área de disputas entre Índia e Paquistão, cuja rivalidade já provocou conflitos armados importantes, lembrando, o problema maior, de os dois países possuirem armas atômicas. II. No nordeste da Espanha e sudoeste da França, encontramos um território ocupado por um povo, que, há mais de 40 anos, luta por sua autonomia política. No final da década de 1950, surgiu um grupo centrado nas táticas de guerrilha (ETA), visando à libertação da região por meio da luta armada. IV. País de difícil topografia e adversidades de um clima desértico, fez com que as tropas soviéticas voltassem para casa depois de 10 anos de ocupação. Em 1995 a milícia islâmica fundamentalista Talibã conseguiu avançar, ocupando cerca de 70% do território em 1996 e 90% em 1998. Somente em 2002 os Talibãs foram destituídos por um governo de coalizão multiétnico. Assinale a alternativa que identifica de forma correta os conflitos descritos. a) I- Sudão, II - Sri Lanka, III - Bascos, IV - Ira b) I- República Democrática do Congo, II - Caxemira, III - Bascos, IV - Afeganistão ec) I- Somália, II - Indonésia, II - Ulster, IV - Paquistão d) I- Sudão, II - Laos, II - Bascos, IV - Iraque e) I- República Democrática do Congo, II - Caxemira, III - Ulster, IV - Afeganistão


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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2(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2011)Número Original: 17Código: 12346

Verão

Intradisciplinar G20 ONU Brasil.b Geografia Política
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
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INSTRUÇÃO: Para responder à questão 17, ana- lise as afirmativas a seguir, referentes à relação do Brasil com o mundo, e preencha os parênte- ses com V (verdadeiro) ou F (falso). (1) O Brasilé membro fundador da ONU, e suas mis- sões de paz nessa organização são reconheci das internacionalmente. (1) Nosso país é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, com ações no Haiti des-| de 2004 ()0 Brasil é um componente do grupo chamado G20, constituído por países preocupados com as, relações econômicas internacionais. () O governo brasileiro preside a UNASUL, organi- zação que tem por objetivo substituir o papel de integração regional do MERCOSUL (1) Apopulação brasileira não tem representatividade consular no Continente Africano. A sequência correta de preenchimento dos parénte- ses, de cima para baixo, é A) F-F-V-F-V B) V-V-F-V-F C) V-F-V-F-F D) V-V-V-F-F E) F-F-F-V-v


Opções de Resposta: 
     A     
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3(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 26Código: 17577

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

BIRD FMI ONU
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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http://www.inic.un.org As imagens em destaque evidenciam as condições do espaço geográfico do pós 2? Guerra Mundial em diversos países. Frente a tantos efeitos nefastos, o mundo assumia o preço da reconstrução da Europa e da Ásia, além de se preocupar em evitar que outra guerra com essas proporções pudesse ocorrer novamente. Neste sentido, surge a ONU (Organização das Nações Unidas), oficializada em 24 de outubro de 1945 em substituição à antiga Liga das Nações. Mesmo em guerra, o bloco capitalista já desenvolvia planos e projetos de restauração, como ocorreu na Conferência de Bretton Woods que reuniu 44 países aliados em Junho de 1944. A respeito dos fatos citados no texto, considere as afirmações I, II e III abaixo. I. A ONU tem como objetivo manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países. Atualmente, discute-se a necessidade de reformas na Organização, que reflita a realidade do pós-guerra e da Guerra Fria, cenários já superados. II. Pelo acordo de Bretton Woods, foram criadas instituições financeiras como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o World Bank (Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento). II. Decorridos mais de 60 anos do acordo de Bretton Woods, verifica-se que os objetivos e as intenções originais diluíram-se ao longo do tempo. As instabilidades econômicas continuam existindo, principalmente nos países pobres, e os países ricos não precisam mais das condições e dos recursos oferecidos pelo FMI. Dessa forma, a) apenas I está correta. b) apenas I e II estão corretas. c) apenas II esta correta. d) apenas II e III estão corretas. e) todas estão corretas.


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4(UNESP - 2019)Número Original: 5Código: 6988787

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Identifique de que maneira ocorreu a conquista do espaço e do tempo no decorrer do desenvolvimento do processo de globalização.m Críticas ambientais ao processo de desenvolvimento da globalização.m
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Aquilo que hoje chamamos “globalização” esteve na mira da classe capitalista o tempo todo. Se o desejo de conquistar o espaço e a natureza é uma manifestação de algum anseio humano universal ou um produto específico das paixões da classe capitalista, jamais saberemos. O que pode ser dito com certeza é que a conquista do es- paço e do tempo, assim como a busca incessante para dominar a natureza, há muito tempo tem um papel central na psique coletiva das sociedades capitalistas. Apesar de todos os tipos de críticas, acusações, repulsas e movimentos políticos de oposição, [...] ainda prevalece a crença de que a conquista do espaço e do tempo, bem como da natureza (incluindo até mesmo a natureza humana), está de algum modo a nosso alcance. (David Harvey. O enigma do capital, 2011.) a) Explique como a conquista do espaço e do tempo se realizou na globalização. b) Mencione, sob o ponto de vista ambiental, duas críticas ao processo de globalização.


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5(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 2Código: 6991605

Segunda Fase

Espanha.b Identificação das regiões autonomas espanholas que históricamente reinvindicam a independência.m Apontar as expressões de nacionalismo que se tornaram mais frequêntes com a globalização.m
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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2. A Espanha é um Estado unitário multinacional constituído por grupos étnicos regionais. Entretanto, em diversos momentos a unidade territorial espanhola esteve ameaçada, sobretudo com as reivindicações de independência de comunidades autônomas. A questão nacional espanhola, e de muitos outros países onde avançam movimentos separatistas, reacende o debate contemporâneo sobre os Estados nacionais e o nacionalismo em suas distintas facetas, especialmente em um contexto de globalização. a) Identifique as duas principais regiões autônomas espanholas que historicamente reivindicam independência e sua constituição como Estados nacionais. b) Além de movimentos nacionalistas que reivindicam independência e a formação de novos países, aponte duas outras expressões de nacionalismo que se tornaram mais frequentes com a globalização.


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