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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2009)Número Original: 25Código: 3706

Prova Fraudada - Segundo Dia

Funções da Linguagem Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Sentimental 1 Ponho-me a escrever teu nome com letras de macarrão. No prato, a sopa esfria, cheia de escamas 4 e debruçados na mesa todos contemplam esse romântico trabalho. Desgracadamente falta uma letra, 7 umaletra somente para acabar teu nome! — Está sonhando? Olhe que a sopa esfria! 10Eu estava sonhando... E há em todas as consciências este cartaz amarelo: “Neste país é proibido sonhar.” ANDRADE, C. D. Seleta em Prosa e Verso. Rio de Janeiro: Record, 1995. Com base na leitura do poema, a respeito do uso e da predominância das funções da linguagem no texto de Drummond, pode-se afirmar que (A) por meio dos versos “Ponho-me a escrever teu nome” (4.1) e “esse romântico trabalho” (v.5), o poeta faz referências ao seu próprio ofício: o gesto de escrever poemas líricos. (B) a linguagem essencialmente poética que constitui os versos “No prato, a sopa esfria, cheia de escamas e debruçados na mesa todos contemplam” (v.3 e 4) confere ao poema uma atmosfera irreal e impede o leitor de reconhecer no texto dados constitutivos de uma cena realista. (C) na primeira estrofe, o poeta constrói uma linguagem centrada na amada, receptora da mensagem, mas, na segunda, ele deixa de se dirigir a ela e passa a exprimir oque sente. (D) em “Eu estava sonhando...” (v. 10), o poeta demonstra que está mais preocupado em responder à pergunta feita anteriormente e, assim, dar continuidade ao diálogo com seus interlocutores do que em expressar algo sobre si mesmo. (E) no verso “Neste país é proibido sonhar.” (v.12), o poeta abandona a linguagem poética para fazer uso da função referencial, informando sobre o conteúdo do “cartaz amarelo” (v.11) presente no local.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 1484

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Funções da Linguagem - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

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Questões Parecidas

1(UFMG- aa - 2012)Número Original: 3Código: 6388750

Segunda Etapa - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A - Manhã

Funções da Linguagem Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFMG 2012
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Leia estes poemas: POEMA 1 POEMA 2 “Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto. Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janclas. pálido de espanto E conversamos toda a noite, enquanto A Via Láctea, como um pálio aberto. Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto Direis agora: “Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?” E eu vos direi: “ Amai para entendé-la Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas.” BILAC, Olavo. Via Láctea XIII. Obra reunida. Organização e introdução de Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. p. 117. Ora! — direis — ouvir panelas! Certo Ficaste louco... E eu vos direi, no entanto, Que muitas vezes paro, boquiaberto, Para escutá-las pálido de espanto Direis agora: - Mas meu louco amigo, Que poderão dizer umas panelas? O que é que dizem quando estão contigo E que sentido têm as frases delas? E direi mais: — Isso quanto ao sentido, Só quem tem fome pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender panelas TORELLY, Aparício - Barão de Itararé. In: SALIBA, Elias Thome. Raizes do riso. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 217. 1. IDENTIFIQUE a relação intertextual que o segundo poema estabelece com o primeiro. 2. JUSTIFIQUE sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 69Código: 7507805

Primeira Fase - Prova Q e X

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Texto | Leia os versos iniciais da peca Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come (1966), de Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar. Em formato de cordel, os versos são cantados por todos os atores. Se corres, bicho te pega, amô. Se ficas, ele te come. Ai, que bicho será esse, amô? Que tem braço e pé de homem? Com a mão direita ele rouba, amô, e com a esquerda ele entrega; janeiro te dá trabalho, amô, dezembro te desemprega; de dia ele grita “avante”, amd, de noite ele diz: "nao va": Será esse bicho um homem, amô, ou muitos homens será? (Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar, Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966, p. 3.) Texto II Observe a charge de Laerte que fez parte da mostra Maio na Paulista, em 2019. Tg Mad É Pega (Laerte, Exposição Maio na Paulista, de ech e Angeli, 2019. Disponivel em https://ga.globo.com/Cultura/ noticia/2019/05/ laerte-e-angeli-participam-de-exposicao-ao-ar- livre-na-avenida-paulista.html. Acessado em 02/06/2019.) Considerando a relação entre os textos | e Il, conclui-se que a charge a) resgata a temática do cordel, rompendo com o impasse vivido pelos personagens. b) reafirma o dilema dos personagens da peça, parafraseando os versos iniciais do cordel. c) evidencia a tradição popular nordestina, utilizando a imagem para sofisticar os versos. d) confirma a força transformadora da versificação popular, reproduzindo-a em imagens.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 2Código: 6991668

Segunda Fase

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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Atrás dos olhos das meninas sérias Mas poderei dizer-vos que elas ousam? Ou vão, por injunções muito mais sérias, lustrar pecados que jamais repousam? O texto acima encontra-se no livro A teus pés, de Ana Cristina Cesar. Leia-o atentamente e responda às questões. a) Indique a quem se referem, no texto, a segunda pessoa do plural ('vos”) e a terceira pessoa do plural (“elas”). b) Por meio da partícula “Ou”, o poema estabelece uma alternativa entre duas situações: a ousadia e a ação de “lustrar pecados”. Explique de que maneira a primeira situação é diferente da segunda, levando em consideração o título do poema.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(UNESP - 2019)Número Original: 26Código: 6988761

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Cite uma característica distintiva da poesia lírica que não se encontra nesse poema. Cite três elementos que evidenciam o caráter narrativo desse poema.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




5(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 10Código: 6983567

Primeira Fase - Prova Q e X

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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(...) Eu tenho uma ideia. Eu não tenho a menor ideia. Uma frase em cada linha. Um golpe de exercício. Memórias de Copacabana. Santa Clara às três da tarde. Autobiografia. Não, biografia. Mulher. Papai Noel e os marcianos. Billy the Kid versus Drácula. Drácula versus Billy the Kid. Muito sentimental. Agora pouco sentimental. Pensa no seu amor de hoje que sempre dura menos que o seu] amor de ontem. Gertrude: estas são ideias bem comuns. Apresenta a jazz-band. Não, toca blues com ela. Esta é a minha vida. Atravessa a ponte. (Ana Cristina Cesar, 4 teus pés. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 9.) Esse trecho do poema de abertura de A teus pés, de Ana Cristina Cesar, a) expressa nostalgia do passado, visto que mobiliza referências à cultura pop dos anos 1970. b) requisita a participação do leitor, já que as referências biográficas são fragmentárias. c) exclui a dimensão biográfica, pois se refere a personagens imaginários e de ficção. d) tematiza a descrença na poesia, uma vez que a poeta se contradiz continuamente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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