Sentimental
1 Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
4 e debruçados na mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.
Desgracadamente falta uma letra,
7 umaletra somente
para acabar teu nome!
— Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!
10Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências este cartaz amarelo:
“Neste país é proibido sonhar.”
ANDRADE, C. D. Seleta em Prosa e Verso. Rio de Janeiro: Record, 1995.
Com base na leitura do poema, a respeito do uso e da
predominância das funções da linguagem no texto de
Drummond, pode-se afirmar que
(A) por meio dos versos “Ponho-me a escrever teu nome”
(4.1) e “esse romântico trabalho” (v.5), o poeta faz
referências ao seu próprio ofício: o gesto de escrever
poemas líricos.
(B) a linguagem essencialmente poética que constitui os
versos “No prato, a sopa esfria, cheia de escamas e
debruçados na mesa todos contemplam” (v.3 e 4) confere
ao poema uma atmosfera irreal e impede o leitor de
reconhecer no texto dados constitutivos de uma cena
realista.
(C) na primeira estrofe, o poeta constrói uma linguagem
centrada na amada, receptora da mensagem, mas, na
segunda, ele deixa de se dirigir a ela e passa a exprimir
oque sente.
(D) em “Eu estava sonhando...” (v. 10), o poeta demonstra
que está mais preocupado em responder à pergunta feita
anteriormente e, assim, dar continuidade ao diálogo com
seus interlocutores do que em expressar algo sobre si
mesmo.
(E) no verso “Neste país é proibido sonhar.” (v.12), o poeta
abandona a linguagem poética para fazer uso da função
referencial, informando sobre o conteúdo do “cartaz
amarelo” (v.11) presente no local.