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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2009)Número Original: 27Código: 3708

Prova Fraudada - Segundo Dia

Romantismo
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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OSERTÃOEOSERTANEJO Ali começa o sertão chamado bnuto. Nesses campos, tão diversos pelo matiz das cores, o capim crescido e ressecado pelo ardor do sol transforma-se em vicejante tapete de relva, quando lavra o incêndio que algum tropeiro, por acaso oumero desenfado, ateia com uma faúlha do seu isqueiro. Minando à surdanatouceira, queda avívida centelha. Corra daíainstantes qualquer aragem, por débil que seja, e levanta-se a língua de fogo esguia e trêmula, como que a contemplar medrosa e vacilante os espaçosimensos que se alongam diante dela. O fogo, detido em pontos, aqui, al, a consumir com mais lentidão algum estorvo, vai aos poucos morrendo até se extinguir de todo, deixando como sinal da avassaladora passagem o alvacento lençol, que lhe foi seguindo os velozes passos. Por todaa parte melancolia; de todos os lados éticas perspectivas. É cair, porém, daí a dias copiosa chuva, e parece que uma varinha de fada andou poraqueles sombrios recantos atraçar às pressas jardins encantados e nunca vistos. Entra tudo num trabalho íntimo de espantosa atividade. Transborda a vida. TAUNAY, A. Inocência. São Paulo: Ática, 1999 (adaptado). O romance romântico teve fundamentalimportância na formação da ideia de nação. Considerando o trecho acima, é possível reconhecer que uma das principais e permanentes contribuições do Romantismo para construção da identidade da nação é a (A) possibilidade de apresentar uma dimensão desconhecida da natureza nacional, marcada pelo subdesenvolvimento e pela falta de perspectiva de renovação. (B) consciência da exploração da terra pelos colonizadores e pela classe dominante local, o que coibiu a exploração desenfreada das riquezas naturais do país. (C) construção, em linguagem simples, realista e documental, sem fantasia ou exaltação, de uma imagem da terra que revelou o quanto é grandiosa a natureza brasileira. (D) expansão dos limites geográficos da terra, que promoveu o sentimento de unidade do temitório nacional e deu a conhecer os lugares mais distantes do Brasil aos brasileiros. (E) valorização da vida urbana e do progresso, em detrimento do interior do Brasil, formulando um conceito de nação centrado nos modelos da nascente burguesia brasileira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 213

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Romantismo

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Questões Parecidas

1(UFPR- aa - 2016)Número Original: 17Código: 6388536

Primeira Fase

Poesia (Romantismo) Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2016
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Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? amar é esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar? sempre, e até de olhos vidrados, amar? Que pode, pergunto, o ser amoroso, sozinho, em rotação universal, senão rodar também, e amar? amar o que o mar traz à praia, eo que ele sepulta, e o que, na brisa marinha, é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia? Amar solenemente as palmas do deserto, o que é entrega ou adoração expectante, e amar o inóspito, o áspero, um vaso sem flor, um chão de ferro, eo peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina. Este o nosso destino: amor sem conta, distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas, doação ilimitada a uma completa ingratidão, e na concha vazia do amor a procura medrosa, paciente, de mais e mais amor. Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita O poema “Amar” integra a segunda parte, “Notícias Amorosas”, do livro Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Sobre esse poema, assinale a alternativa correta. a) As indagacées repetitivas, nas duas primeiras estrofes, reiteram a inviabilidade do amor diante de um mundo em que tudo é perecível. b) O poeta estabelece uma intensidade da manifestação do amor com relação ao belo diferente da intensidade do amor dispensado ao grotesco. c) Para acentuar a condição inexorável de amar, o poema enumera coisas que, por sua concretude e delicadeza naturais, justificam o amor que já recebem. d) O poema postula uma condição universal, na qual se fundem o sujeito, a ação praticada e os objetos a que essa ação se dirige. e) Aúltima estrofe é a chave explicativa desse soneto e reitera a ineficácia do amor diante de um mundo caótico e insensível.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ENEM- BR - 2010)Número Original: 119Código: 3498

Primeira Aplicação - Segundo dia - Prova amarela

Álvares de Azevedo Segunda Geração Romântica
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Soneto Já da morte o palor me cobre o rosto, Nos lábios meus o alento desfalece, Surda agonia o coração fenece, E devora meu ser mortal desgosto! Do leito embalde no macio encosto Tento o sono reter!... já esmorece O corpo exausto que o repouso esquece... Eis o estado em que a mágoa me tem posto! O adeus, o teu adeus, minha saudade, Fazem que insano do viver me prive E tenha os olhos meus na escuridade. Dá-me a esperança com que o ser mantive! Volve ao amante os olhos por piedade, Olhos por quem viveu quem já não vive! AZEVEDO, A. Obra completa Fio de Janio: Nova Aguiar 2000. O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é o o o o e a angústia alimentada pela constatação da ireversibilidade da morte. a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda. o descontrole das emoções provocado pela autopiedade. o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa. o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP- SP - 2011)Número Original: 8Código: 13622

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Romantismo José de Alencar (Romance Regionalista)
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Ser dela, não é ser escravo; mas servir a Deus, que a fez um anjo. Com esta visão que o sertanejo tem de sua senhora, fica perfei- tamente caracterizado no relato um dos traços fundamentais da literatura do Romantismo: (A) idealização. (B) animização. (C) escapismo. (D) condoreirismo. (E) Mal do Século.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UEA - 2016)Número Original: 2Código: 7830885

SIS - Segunda Série

Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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Uma característica da chamada “Segunda Geração Romântica” bastante evidente neste trecho do poema é (A) o erotismo. (B) o subjetivismo. (C) o satanismo. (D) o nativismo. (E) o nacionalismo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(PUC-CAMPINAS - 2019)Número Original: 12Código: 7039750

Verão - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

Romantismo Prosa (Romantismo)
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2019
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Contrariamente ao que dispõe o relativismo, essa corrente de pensamento dava como absolutas a força da herança biológica e a força do meio social, como causas essenciais do comportamento humano. E o que se pode observar lendo-se (A) peças e poemas do romantismo nacionalista. (B) crônicas e contos representativos do intimismo psicológico. (C) aficção tipicamente naturalista do final do século XIX. (D) os romances da primeira fase de Clarice Lispector. (E) as peças de teatro de Gonçalves Dias e de Martins Pena.


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