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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2010)Número Original: 4Código: 5824

Segunda fase - Terceiro dia

Cadeias Alimentares Relações ecológicas Desarmônicas Rec
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Questão de Vestibular - USP 2010
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As mariposas da espécie Diataea saccharalis colocam seus ovos na parte inferior de folhas de cana- de-açúcar. Esses ovos desenvolvem-se em larvas que penetram no caule e se alimentam do parênquima ali presente. As galerias feitas por essas larvas servem de porta de entrada para fungos da espécie Colleotrichum falcatum. Esses fungos alimentam-se da sacarose armazenada no caule. As usinas de açúcar e álcool combatem as mariposas, liberando pequenas vespas (Cofesia flavipes), cujos ovos são depositados sobre as larvas das mariposas. Quando os ovos eclodem, as larvas da vespa passam a se alimentar das larvas da mariposa. a) Com base nas informações contidas no texto acima, indique os organismos que ocupam os seguintes níveis tróficos: ar) produtor; a>) consumidor primário; as) consumidor secundário. b) Dentre as interações descritas nesse texto, indique uma que você classificaria como parasitismo, justificando sua resposta.


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Cadeias Alimentares - Relações ecológicas Desarmônicas

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Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2009)Número Original: 21Código: 14515

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Cadeias Alimentares Relações ecológicas Desarmônicas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Considere a figura. 10 000 Espécie 1 Espécie 2 300 Numero de individuos na população 1930 1950 1970 1990 2000 Ano A análise da figura leva à hipótese de que a espécie (A) 1 é um predador que, após a introdução da espécie 2, sua única presa, pode experimentar um significativo aumento populacional. (B) 1 é uma planta nativa que se tornou praga após a intro- dução da espécie 2, um polinizador eficiente. (C) 1 foi introduzida na área e reduziu a população da espécie 2 por competição. (D) 2 foi introduzida na área e passou a competir com a espécie 1 por recursos. (E) 2 é um parasita que mantém a população de seu hospe- deiro, a espécie 1, sob controle.


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     A     
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     C     
     D     
     E     




2(ENEM- BR - 2011)Número Original: 54Código: 3242

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Cadeias Alimentares Controle Biológico (Ecologia) Relações ecológicas Desarmônicas Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
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O controle biológico, técnica empregada no combate a espécies que causam danos e prejuízos aos seres humanos, é utilizado no combate à lagarta que se alimenta de folhas de algodoeiro. Algumas espécies de borboleta depositam seus ovos nessa cultura. A microvespa Trichogramma sp. introduz seus ovos nos ovos de outros insetos, incluindo os das borboletas em questão. Os embriões da vespa se alimentam do conteúdo desses ovos e impedem que as larvas de borboleta se desenvolvam. Assim, é possível reduzir a densidade populacional das borboletas até níveis que não prejudiquem a cultura. Atécnica de controle biológico realizado pela microvespa Trichogramma sp. consiste na O introdução de um parasita no ambiente da espécie que se deseja combater. introdução de um gene letal nas borboletas, a fim de diminuir o número de indivíduos. competição entre a borboleta e a microvespa para a obtenção de recursos. modificação do ambiente para selecionar indivíduos melhor adaptados. aplicação de inseticidas a fim de diminuir o número de indivíduos que se deseja combater. v O Oo


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     A     
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     E     




3(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 2Código: 10734

Discursivo

Cadeias Alimentares Relações ecológicas Desarmônicas Relações Ecológicas (Biologia) Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Em um costão da bala de Guanabara existe um tipo de cadeia alimentar que pode ser assim descrito: - a lesma-do-mar se alimenta de um determinado tipo de alga; - microcrustáceos se alimentam do muco que reveste a pele da lesma-do-mar; - pequenos peixes, como o peixe-borboleta e o paru, alimentam-se dos microcrustáceos. Identifique e descreva as relações ecológicas existentes entre: - a lesma-do-mar e a alga; - o peixe-borboleta e o paru.


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4(UNESP- SP - 2009)Número Original: 13Código: 14525

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Cadeias Alimentares Teias Alimentares Relações ecológicas Desarmônicas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Sr. José Horácio, um morador de Ipatinga, MG, flagrou uma cena curiosa, filmou-a e mandou-a para um telejornal. Da pon- te de um lago no parque da cidade, pessoas atiravam migalhas de pão aos peixes. Um socozinho (Butorides striata), ave que se alimenta de peixes, recolhia com seu bico algumas migalhas de pão e as levava para um lugar mais calmo, à beira do lago e longe das pessoas. Atirava essas migalhas “roubadas” no lago e. quando os peixes vinham para comê-las, capturava e engolia esses peixes. Sobre os organismos presentes na cena, pode-se afirmar que (A) o socozinho é um parasita, os homens e os peixes são os organismos parasitados. (B) o socozinho é um predador. que pode ocupar o terceiro nível trófico dessa cadeia alimentar. (C) o homem é produtor, os peixes são consumidores primá- rios e o socozinho é consumidor secundário. (D) os peixes e o socozinho são consumidores secundários, enquanto o homem ocupa o último nível trófico dessa cadeia alimentar. (E) os peixes são detritívoros e o socozinho é consumidor primário.


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5(UNESP- SP - 2009)Número Original: 2Código: 14185

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Cadeias Alimentares Relações ecológicas Desarmônicas Relações Ecológicas (Biologia) Rec Populações (Ecologia) (Biologia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Ao observar as comunidades aquáticas de um lago. um pesquisador fez a seguinte pergunta: “Qual a influência dos peixes planctófagos (que se alimentam de plâncton) sobre o crescimento populacional de suas presas. o zooplâncton?” Para responder a essa pergunta, o pesquisador montou o seguinte experimento: Selecionou dois tanques, denominando-os de “tanque A” e de “tanque B”. mantendo-os em locais com as mesmas condições ambientais. as quais foram constantes durante todo o experi- mento. No tanque A, ele colocou água do lago. adicionando fitoplâncton. zooplâncton e o peixe planctófago. No tanque B. ele colocou água do lago. fitoplâncton e zooplâncton. Após observações periódicas das populações. o pesquisador construiu os seguintes gráficos para o crescimento popula- cional das presas (zooplâncton) nos dois tanques: densidade populacional densidade populacional ” do zooplâncton no » do zooplancton no g tanque A 3 tanque B > = 3 3 E E 3 8 g 2 5 5 Ê Ê E E ê ê Considerando a cadeia alimentar fitoplâncton — zooplâncton — peixe planctófago. explique o que ocorreu com as densida- des populacionais observadas pelo pesquisador nos dois tan- ques. citando o tipo de crescimento que ocorreu no tanque B.


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