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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEPA - 2014)Número Original: 15Código: 5982538

Prosel - Segunda Etapa - Prise SubPrograma XVI

Imaginário europeu sobre as viagens marítimas e seus significados a partir do século XV .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UEPA 2014
Questão de Vestibular - UEPA 2014
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As crenças de navegadores portugueses e espanhóis dos séculos XV e XVI, inspiradas na teologia medieval, de que o Paraíso estava ao alcance dos homens, embora em lugar ainda desconhecido, estimularam as viagens de “descobertas” que incorporaram o Novo Mundo ao espaço geográfico das terras conhecidas pelos europeus. As pistas desta mentalidade estão em obras filosóficas e literárias da Antiguidade Greco- Romana e de autores humanistas, além de novelas de cavalaria. O conteúdo destas obras fazia parte do patrimônio intelectual europeu de fins da Idade Média e fomeceu o quadro mental a partir do qual foram escritas as obras de viajantes europeus que vieram à América no século XVI. A busca do paraíso terrestre, quando da expansão marítima europeia voltada para a descoberta de novas rotas de comércio com o Oriente, significou: O aruptura entre a mentalidade medieval e aquela do Renascimento. a permanência de elementos da mentalidade medieval no período inicial do Renascimento. a confirmação dos relatos bíblicos, que podiam ser constatados com as navegações. a correspondência entre as crenças europeias e os mitos indígenas do Novo Mundo. o uso da justificativa religiosa para o financiamento das navegações pelas Coroas Ibéricas. vo os


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Imaginário europeu sobre as viagens marítimas e seus significados a partir do século XV .f

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Questões Parecidas

1(UDESC - 2018)Número Original: 33Código: 9716806

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Tarde

Imaginário europeu sobre as viagens marítimas e seus significados a partir do século XV .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UDESC 2018
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Ao observamos mapas ou relatos de viajantes dos séculos XV e XVI, é comum encontrarmos referências a seres fantásticos, descritos, muitas vezes, como monstros sem olhos ou nariz, com uma perna ou com corpo desproporcional. A existência destes seres na África, Ásia e América foram relatados por diversos navegadores da época. Tais relatos são considerados indicativos do(a): A. ( ) intenção explícita dos cartógrafos que, ao fazerem os mapas, desenhavam seres monstruosos para desencorajar novos exploradores. B. ( ) movimento iluminista, que se estabelecia especialmente a partir do contato com novos povos e sociedades. C. ( ) visão de mundo da sociedade europeia da época, que ainda não era pautada pela observação científica e analítica da natureza e da cultura. D. ( ) influência da mitologia céltica, cujo legado pode ser fortemente observado nos vitrais que ornamentavam as igrejas e catedrais ao longo de toda a baixa Idade Média. versão evolucionista, que demarcava a especificidade da civilização europeia em relação à americana ou à africana. m


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEA - 2020)Número Original: 2Código: 12962896

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

Imaginário europeu sobre as viagens marítimas e seus significados a partir do século XV .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UEA 2020
Questão de Vestibular - UEA 2020
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Foram impressas narrativas de viagens a partir de 1493, quando surgiu em Roma um relato da primeira viagem de Colombo, mas só alcançaram um público significativo a partir de meados do século XVI. Salvo para aqueles diretamente envolvidos no comércio de além-mar, a informação sobre a África, a Ásia e as Américas era irrelevante, e a maior par- te dos humanistas estava mais ocupada na redescoberta do Mundo Antigo do que em prestar atenção à descoberta do novo, que envolvia uma nova visualização do espaço. (John R. Hale. A Europa durante o Renascimento: 1480-1520, 1983. Adaptado.) O exposto no excerto pode ser explicado pela (A) atribuição dos sucessos marítimos às técnicas de nave- gação em mar aberto herdadas da Antiguidade. (B) irrelevância histórica dos novos mundos face ao poder transformador das artes clássicas. (C) manutenção em segredo das conquistas ultramarinas devido às rivalidades dos Estados absolutistas. (D) sincronia do fenômeno histórico do renascimento cultural com as grandes viagens oceânicas. (E) desimportância econômica das nações expansionistas no contexto da história europeia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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     D     
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3(UNICAMP - 2023)Número Original: 57Código: 12877637

Primeira fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e Z

Imaginário europeu sobre as viagens marítimas e seus significados a partir do século XV .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
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 x pianos PIS a E Mi ae (Vespúcio descobre a América. Gravura de Jan van der Straet, cerca de 1540.) As gravuras eram um importante e significativo meio de co- municação nas sociedades europeias. Os ecos do Novo Mundo chegavam à Europa rapidamente pelas mãos daqueles que nun- ca tinham pisado no continente recém-descoberto. (Adaptado de TATSCH, Flavia Galli. A construção visual da América em gravuras: códigos de Percepção e suas transformações. In: ||! Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 03 a 06 de maio de 2011, Londrina — PR.) A partir da leitura da imagem e do texto acima — que versam, ambos, sobre a construção visual, em gravuras, da América do início da Era Moderna —, é correto afirmar que a) a gravura traz elementos greco-romanos para representar a descoberta do Novo Mundo. Nela, o continente foi simbo- lizado pela paisagem típica da América e pela presença de Américo Vespúcio. b) o código visual da gravura, produzido em um contexto me- dieval, traz o encontro de Américo Vespúcio com as terras americanas, representado pelos artefatos europeus, como, por exemplo, a rede. c) a gravura alude ao encontro entre Américo Vespúcio e a América, representados, na imagem, pelo navegador e pela indígena nua. Essa representação resultava dos relatos escri- tos sobre o Novo Mundo e da tradição imagética europeia. d) a gravura usa elementos visuais da cultura europeia para apresentar a Europa como detentora de civilidade e a Amé- rica indígena, grotesca, armada e opositora aos domínios europeus.


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     A     
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     C     
     D     
     E     




4(UNESP - 2023)Número Original: 22Código: 13030716

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Questões de identificações (Hist.) Imaginário europeu sobre as viagens marítimas e seus significados a partir do século XV .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Observe a gravura “A amazona americana”, incluída no Gran- de Atlas de Johannes Blaeu, de 1662. E dE el | (https://cowley.lib.virginia.edu) Essa gravura, produzida no século XVII, permite identificar (A) (B) (C ~~ o desenvolvimento de relações religiosas harmoniosas, obtidas a partir de contratos firmados entre os conquis- tadores e as lideranças nativas, e o compartilhamento das tarefas cotidianas. a ambiguidade do imaginário europeu sobre a América, expressa na combinação de elementos reais e fabulosos e na percepção de nativos e africanos como escravos e guerreiros. a consolidação da hegemonia europeia na América, manifesta no estabelecimento de padrões de comporta- mento do Velho Mundo e na erradicação das tradições nativas. o reconhecimento da peculiaridade da fauna e da flora locais, representadas de forma realista e com o intuito de revelar aos europeus as características físicas do Novo Mundo. a presença dos esforços catequizadores na América, ca- racterizados pela submissão das populações nativas às regras de vestimenta e à ética do trabalho como garantia da salvação eterna.


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     A     
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5(PUC-CAMPINAS - 2016)Número Original: 15Código: 6887234

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Imaginário europeu sobre as viagens marítimas e seus significados a partir do século XV .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
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O imaginário que povoou as crenças dos viajantes no contexto da expansão marítima europeia pressupunha a (A) (B) (C) (D) (E) presença de perigos mortais advindos de forças sobrenaturais no então denominado Mar Sangrento ou Vermelho em função do número de tragédias que ocorriam durante sua travessia. certeza de que o chamado Mar Oceano se conecta- va ao Pacífico, por meio de uma passagem que pos- teriormente seria nomeada como Estreito de Gi- braltar. existência de monstros marinhos, ondas gigantescas e outros tipos de ameaça no chamado Mar Tene- broso, como era conhecido o Atlântico. dúvida em relação à possibilidade de circuna- vegação da terra, pois a primeira volta completa ao mundo só ocorreu no final do século XVI, quando Colombo prosseguiu em sua busca de uma rota para as Índias. necessidade de que em toda expedição houvesse um padre e um grande crucifixo, artifícios que impe- diriam qualquer ameaça durante a travessia, inclusi- ve epidemias como o escorbuto, causadas pela falta de higiene.


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