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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEPA - 2014)Número Original: 10Código: 5996216

Prosel - Terceira Etapa - Prise SubPrograma XV

Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2014
Questão de Vestibular - UEPA 2014
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Assinale a alternativa correta sobre os meios de comunicação e suas mensagens, associáveis ao episódio do encontro dos dois destacamentos militares em um ponto da fronteira entre Portugal e Espanha, do livro A Viagem do Elefante. O O alcaide, que hospedara o destacamento português em Castelo Rodrigo, era entusiasta do uso de diligências para a entrega de correspondências. O A carta que um mensageiro do secretário do arquiduque Maximiliano levou a Pero de Alcáçova Carneiro dizia em sua mensagem que um destacamento militar, ou austríaco, ou espanhol, receberia o elefante, no ponto da fronteira de Portugal com Espanha que fosse determinado pelos portugueses. O O comandante português, que recebeu a carta de Pero de Alcáçova Carneiro, estava seguro de que a assinatura nela contida era falsa. O A carta em que Pero de Alcáçova Carneiro informou ao comandante português sobre as intenções do destacamento militar que ele encontraria na fronteira de Portugal com Espanha, foi levada ao alcaide por um pombo-correio. O O meio de comunicação que utiliza um intérprete, ou língua, como é chamado no romance, foi inadequado, pois o tradutor distorceu as palavras dos comandantes austríaco e português, provocando o combate entre seus destacamentos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) - Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) - Realismo - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)

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Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2020)Número Original: 5Código: 7505967

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Em um estudo publicado em 2005, o historiador Gustavo Acioli Lopes vale-se, no quadro da economia colonial, da expressão “primo pobre” para se referir ao produto derivado das lavou- ras mencionadas por Antônio Vieira em sua carta. No contexto histórico em que foi escrita a carta, o “primo rico” seria


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 22Código: 6890804

Primeiro exame de qualificação

Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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— Se quer seguir-me, narro-lhe; não uma aventura, mas experiência, a que me induziram, alternadamente, séries de raciocínios e intuições. A fala inicial do conto anuncia que a história combina gêneros textuais distintos. Além da narrativa, o outro gênero que se realiza nesse conto é o da: (A) dissertação (B) reportagem (C) entrevista (D) carta ) D)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ENEM - 2017)Número Original: 13Código: 6888810

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Querido Sr. Clemens, Sei que o ofendi porque sua carta, não datada de outro dia, mas que parece ter sido escrita em 5 de julho, foi muito abrupta; eu a li e reli com os olhos turvos de lágrimas. Não usarei meu maravilhoso broche de peixe-anjo se o senhor não quiser; devolverei ao senhor, se assim me for pedido... OATES, J. C. Descanse em paz. São Paulo: Leya, 2008. Nesse fragmento de carta pessoal, quanto à sequenciação dos eventos, reconhece-se a norma-padrão pelo(a) 63 colocação pronominal em próclise. uso recorrente de marcas de negação. emprego adequado dos tempos verbais. preferência por arcaísmos, como “abrupta” e “turvo”. presença de qualificadores, como “maravilhoso” e “peixe-anjo”. VOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNESP- SP - 2020)Número Original: 4Código: 7505945

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Modernismo Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Em sua carta, Antônio Vieira relata os padecimentos (A) dos nativos e dos capitaes-mores. (B) dos negros e dos colonos pobres. (C) dos nativos e dos colonos pobres. (D) dos negros e dos capitaes-mores. (E) dos nativos e dos negros.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM- BR - 2018)Número Original: 30Código: 6971138

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Verbos Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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A Casa de Vidro Houve protestos. Deram uma bola a cada criança e tempo para brincar. Elas aprenderam malabarismos incríveis e algumas viajavam pelo mundo exibindo sua alegre habilidade. (O problema é que muitos, a maioria, não tinham jeito e eram feios de noite, assustadores. Seria melhor prender essa gente — havia quem dissesse.) Houve protestos. Aumentaram o preço da carne, liberaram os preços dos cereais e abriram crédito a juros baixos para o agricultor. O dinheiro que sobrasse, bem, digamos, ora o dinheiro que sobrasse! Houve protestos. Diminuíram os salários (infelizmente aumentou o número de assaltos) porque precisamos combater a inflação e, como se sabe, quando os salários estão acima do índice de produtividade eles se tornam altamente inflacionários, de modo que. Houve protestos. Proibiram os protestos. E no lugar dos protestos nasceu o ódio. Então surgiu a Casa de Vidro, para acabar com aquele ódio. ÂNGELO, |. A casa de vidro. São Paulo: Círculo do Livro, 1985. Publicado em 1979, o texto compartilha com outras obras da literatura brasileira escritas no período as marcas do contexto em que foi produzido, como a @® referência à censura e à opressão para alegorizar a falta de liberdade de expressão característica da época. O valorização de situações do cotidiano para atenuar os sentimentos de revolta em relação ao governo instituído. O utilização de metáforas e ironias para expressar um olhar crítico em relação à situação social e política do pais. (O) tendência realista para documentar com verossimilhança o drama da população brasileira durante o Regime Militar. O sobreposição das manifestações populares pelo discurso oficial para destacar o autoritarismo do momento histórico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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