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Busca de Exercícios - UEPA - Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) - Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) - Realismo - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Aprenda a usar!

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1(UEPA- PA - 2012)Número Original: 10Código: 5999810

Segunda Etapa

Modernismo Romantismo Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2012
Questão de Vestibular - UEPA 2012
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A violência simbólica, respaldada em noções religiosas, identifica-se ou se deduz em Frei Luís de Sousa, quando: o o Telmo Pais culpa-se por ter desviado seu afeto de D. João de Portugal para D. Maria. D. Madalena põe obstáculos à mudança para o castelo de D. João de Portugal proposta por Manuel de Sousa Coutinho. D. Maria, nos instantes finais da peça, argumenta contra as decisões relativas ao seu destino e de seus pais. D. João de Portugal, em seu retorno imprevisto, abre mão de seus direitos, fundamentado na tese cristã de que o casamento é indissolúvel. Manuel de Sousa Coutinho resolve queimar seu castelo para não entregá-lo nas mãos dos islamitas.


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2(UEPA- PA - 2014)Número Original: 10Código: 5996216

Prosel - Terceira Etapa - Prise SubPrograma XV

Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2014
Questão de Vestibular - UEPA 2014
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Assinale a alternativa correta sobre os meios de comunicação e suas mensagens, associáveis ao episódio do encontro dos dois destacamentos militares em um ponto da fronteira entre Portugal e Espanha, do livro A Viagem do Elefante. O O alcaide, que hospedara o destacamento português em Castelo Rodrigo, era entusiasta do uso de diligências para a entrega de correspondências. O A carta que um mensageiro do secretário do arquiduque Maximiliano levou a Pero de Alcáçova Carneiro dizia em sua mensagem que um destacamento militar, ou austríaco, ou espanhol, receberia o elefante, no ponto da fronteira de Portugal com Espanha que fosse determinado pelos portugueses. O O comandante português, que recebeu a carta de Pero de Alcáçova Carneiro, estava seguro de que a assinatura nela contida era falsa. O A carta em que Pero de Alcáçova Carneiro informou ao comandante português sobre as intenções do destacamento militar que ele encontraria na fronteira de Portugal com Espanha, foi levada ao alcaide por um pombo-correio. O O meio de comunicação que utiliza um intérprete, ou língua, como é chamado no romance, foi inadequado, pois o tradutor distorceu as palavras dos comandantes austríaco e português, provocando o combate entre seus destacamentos.


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3(UEPA- PA - 2010)Número Original: 12Código: 6004230

Segunda Etapa

Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2010
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Leia os comentários abaixo sobre os contos No Moinho, de Eça de Queirós, O Rebelde, de Inglês e Sousa e a peça teatral Fr. Luís de Sousa, de Almeida Garrett. Analise-os e assinale aqueles que contêm somente afirmações corretas. O Os realistas-naturalistas que viveram em uma época de forte expansão da racionalidade científica, produziram, as vezes, personagens idealizados, como Paulo da Rocha, de O Rebelde, contrariando o que a observação racional do comportamento humano revela, a saber, que não há ninguém absolutamente perfeito. O D. Maria da Piedade, do conto No Moinho, é uma personagem adequada à racionalidade correspondente ao avanço tecnológico de fins do século XIX, de vez que suas avaliações da realidade são coerentes, como à que faz do praticante da botica, seu amante. O As opiniões das personagens de Fr. Luís de Sousa são fundadas em dados racionais, como a de Telmo Pais que garante o retorno de D. João de Portugal com base na carta em que ele afirma voltar um dia “vivo ou morto”. O D. Maria de Noronha é a única personagem de Fr. Luís de Sousa que se recusa a analisar a realidade a partir de fundamentos religiosos. O Os romances escritos por Adrião, no conto No Moinho, ajudam D. Maria da Piedade a ter uma visão dos fatos alicerçada naquele tipo de razão que fundamenta o conhecimento tecnológico.


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4(UEPA- PA - 2012)Número Original: 8Código: 5999811

Segunda Etapa

Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2012
Questão de Vestibular - UEPA 2012
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O problema de Isaura sempre enseja situações de violência simbólica. Leia o trecho abaixo em que se evidencia uma cena relativa a uma dessas situações e, a seguir, assinale o comentário correto sobre ele. - Podem-se retirar, - disse Martinho ao oficial de justiça e aos guardas, que se achavam postados do lado de fora da porta. - Sua presença não é mais necessária aqui. - Não há dúvida! - continuou ele consigo JEsta escrava é uma mina que me parece não estar ainda esgotada. (GUIMARÃES: p.100) O Foi extraído de um episódio da época em que Isaura vivia na fazenda do pai de Leôncio e contém a intervenção de Martinho, o irmão de Malvina, protegendo-a e elogiando sua beleza. O Pertence época em que Isaura, já foragida, é reconhecida em uma recepção social por Martinho e revela sua intenção em tirar proveito do fato. a é O Pertence à época em que Isaura conhece Álvaro e concerne ao momento em que Martinho, seu advogado, impede que a capturem. O Foi extraído do episódio em que Martinho, o pai de Isaura, impede que a capturem, usando o dinheiro que acumulara para pagar-lhe a alforria. O situa-se no trecho do romance em que Martinho, arrependido da violência de ter denunciado Isaura, despacha os oficiais de justiça e os guardas, impedindo sua captura.


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5(UEPA- PA - 2013)Número Original: 8Código: 5983504

Terceira Etapa

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Questão de Vestibular - UEPA 2013
Questão de Vestibular - UEPA 2013
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Há muitas reflexões irônicas e divertidas nas páginas de A Viagem do Elefante sobre crenças, valores e conceitos. Leia as frases a seguir e assinale o comentário verdadeiro sobre elas. O Entre os diversos conflitos de crenças ironizados em A Viagem do Elefante, merecem destaque os episódios de divergências entre católicos e espiritas. O O conflito que não chegou às últimas consequências, derivado da crença de que as nações devem se impor umas às outras, decorreu do fato de o comandante português ter recebido ordens para não deixar a escolta austríaca conduzir o elefante, sozinha, da fronteira portuguesa até Madri. O A tendência humana de impor os valores de sua cultura sobre a dos demais tem um momento muito divertido quando o arquiduque austríaco resolve rebatizar o nome do elefante de Solimão para Fritz. O © uso hipócrita que a Igreja Católica faz da crença popular de que existem milagres é ironizado amplamente quando, a pedido de alguns frades italianos, Subhro resolve vender pelos do elefante aos quais são atribuídos poderes curativos. O No episódio do Cura, mais uma vez nos deparamos com o modo oportunista de a Igreja romana se aproveitar da ingenuidade dos homens simples, pois, para desfazer a crença de que o elefante é um deus, o padre resolve excomungá-lo.


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