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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFMG - 2012)Número Original: 4Código: 6388770

Segunda Etapa

Conhecimento e linguagem (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UFMG 2012
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Um argumento é válido quando é impossível suas premissas serem verdadeiras e sua conclusão, falsa. Avalidade não depende do conteúdo das sentenças, mas apenas da forma do argumento. Por essa razão, a lógica é chamada lógica formal. Em outras palavras, a validade de um argumento não depende de as premissas e de a conclusão dele serem, de fato, verdadeiras ou falsas. Portanto, ao se apresentar um argumento, não basta que este seja válido. É preciso, também, que ele seja correto. Um argumento é correto quando é válido e apresenta premissas verdadeiras. Somente nesse caso, pode-se estar certo da verdade da conclusão. Assinalando a quadricula apropriada, INDIQUE se você concorda, ou não, com estas duas afirmativas 1. Todo argumento válido tem conclusão verdadeir Sim. Não. 2. Nenhum argumento correto tem conclusão falsa. Sim. Não. JUSTIFIQUE cada uma de suas respostas.


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Conhecimento e linguagem (Filosofia).g

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Questões Parecidas

1(UECE - 2023)Número Original: 4Código: 12798227

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Fundamento da operação do modus tollens sobre premissas e sua conclusão lógica .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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“[...] desde Aristóteles, o ideal da lógica tem sido encontrar as condições necessárias para que, de proposições verdadeiras, se obtenham conclusões verdadeiras. E é apenas o método dedutivo que oferece essa possibilidade e garantia. [...] a dedução é um modo de raciocinar, argumentar e demonstrar em que a conclusão é uma consequência lógica das premissas [ ]’ COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de filosofia. — 42 ed. São Paulo: Saraiva, 2016, p. 109. Sobre a dedução, é correto afirmar que parte de A) — premissas singulares para uma conclusão universal. B) premissas universais para uma conclusão singular. C) uma proposição singular para se chegar a outra singular. D) uma proposição universal e chega-se a outra universal.


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2(ENEM - 2022)Número Original: 80Código: 12794908

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Amarela

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2022
Questão de Vestibular - ENEM 2022
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Sempre que a relevância do discurso entra em jogo, a questão torna-se política por definição, pois é o discurso que faz do homem um ser político. E tudo que os homens fazem, sabem ou experimentam só tem sentido na medida em que pode ser discutido. Haverá, talvez, verdades que ficam além da linguagem e que podem ser de grande relevância para o homem no singular, isto é, para o homem que, seja o que for, não é um ser político. Mas homens no plural, isto é, os homens que vivem e se movem e agem neste mundo, só podem experimentar o significado das coisas por poderem falar e ser inteligíveis entre si e consigo mesmos. ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. No trecho, a filósofa Hannah Arendt mostra a importância da linguagem no processo de entendimento da cultura. aumento da criatividade. percepção da individualidade. melhoria da técnica. construção da sociabilidade. VOO


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3(UNESP - 2023)Número Original: 56Código: 13030650

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f Questões com imagens (filosofia).g
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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TEXTO 1 NÃO ENTENDO, PC. VOCÊ DÁ PRA DESLIGAR A PASSA O DIA JOGANDO VIDA REAL QUANDO A UM SIMULADOR DE VIDA AO INVÉS DE VIVER À GENTE SE ENCHE DELA? VIDA REAL. POR QUÊ? INSTALA ESSE JOGO NO MEU COMPUTADOR? www oslevadosdabreca.com (Wesley Samp. www.depositodowes.com, 17.12.2008.) TEXTO 2 A concepção de real e virtual pensados como um conti- nuo se vê reforçada pela percepção de que um registro afe- ta o outro. Tal ideia é sustentada por autores que concebem a internet como uma ferramenta para veicular as subjetivi- dades de nossa época, mas não só. [...] Segundo Viganó, “o advento da internet contribui potencialmente para fazer da assim dita realidade virtual um elemento constitutivo da realidade social”. (Flávia Hasky e Isabel Fortes. “Desconstruindo polarizações acerca da internet: entrelaçamentos entre os universos on-line e off-line”. Psicologia em Pesquisa, 2022.) O contraste entre esses textos permite retomar, na atualida- de, uma clássica questão filosófica, “o que é real?”, pois a (A) análise das relações virtuais ocorre dissociada das rela- ções presenciais. (B) ação individual segue inalterada ao longo do tempo. (C) invenção de novas tecnologias reformula o conceito de realidade. (D) disponibilidade de conexão à internet amplia o conheci- mento humano. (E) criação de mídias digitais estimula a imaginação.


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4(UNESP - 2023)Número Original: 60Código: 13030667

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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O lugar que ocupamos socialmente nos faz ter expe- riências distintas e outras perspectivas. A teoria do ponto de vista feminista e lugar de fala nos faz refutar uma visão universal de mulher e de negritude, e outras identidades, assim como faz com que homens brancos, que se pensam universais, se racializem, entendam o que significa ser branco como metáfora do poder. (Djamila Ribeiro. O que é: lugar de fala?, 2017. Adaptado.) O excerto aborda um conceito que propõe uma nova pers- pectiva de análise filosófica, sobretudo em relação (A) ao estabelecimento de uma ética pluralista. B) à recusa de instituições políticas. ) ) C) ao reconhecimento de um eurocentrismo epistêmico. D) à negação de hierarquias sociais. ) ( ( ( ( E) à reconstrução de discursos representativos.


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5(UNESP - 2023)Número Original: 38Código: 13030734

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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TEXTO 1 Quantas vezes ocorreu-me sonhar, durante a noite, que estava neste lugar, que estava vestido, que estava junto ao fogo, embora estivesse inteiramente nu dentro de meu leito? [...] Pensando cuidadosamente nisso, lembro-me de ter sido muitas vezes enganado, quando dormia, por semelhantes ilusões. E, detendo-me neste pensamento, vejo tão manifes- tamente que não há quaisquer indícios concludentes, nem marcas assaz certas por onde se possa distinguir nitidamente a vigília do sono, que me sinto inteiramente pasmado: e meu pasmo é tal que é quase capaz de me persuadir de que estou dormindo. (René Descartes. Obra escolhida, 1973.) TEXTO 2 O cientista Jeremy Bailenson, diretor-fundador do labora- tório que estuda realidade virtual na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, disse, em 2018, que o tempo passa- do com óculos de realidade virtual “é psicologicamente mui- to mais poderoso do que qualquer mídia já inventada e se prepara para transformar dramaticamente as nossas vidas. Nosso cérebro fica confuso o suficiente para entender esses sinais como realidade? Eu posso te garantir: a realidade vir- tual influencia. Para algumas pessoas, a ilusão é tão pode- rosa que o sistema límbico [região do cérebro envolvida com emoções e memória] delas entra em um estado de atividade intensa”. (Shin Suzuki. “Vida no metaverso: como a realidade virtual poderá afetar a percepção do mundo ao redor”. www.bbc.com, 28.11.2021. Adaptado.) Nesses dois textos, observa-se a problematização de uma questão clássica em filosofia, a qual corresponde à A) relação entre sensação e razão. B) evolução das descobertas científicas. ( (B) (C) estruturação do raciocínio lógico. (D) fundamentação do conhecimento comum. (E) E) combinação entre progresso e tecnologia.


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