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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFMG - 2009)Número Original: 4Código: 6389030

Segunda Etapa

Figuras de palavras Figuras de Linguagem Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Leia este trecho: — Vá para o inferno. Gondim. Você acanalhou o troço. Está pernóstico. está safado, está idiota. Há lá ninguém que fale dessa forma! Azevedo Gondim apagou o sorriso, engoliu em seco. apanhou os cacos da sua pequenina vaidade e replicou amuado que um artista não pode escrever como fala. — Não pode? perguntei com assombro. E por quê? Azevedo Gondim respondeu que não pode porque não pode. — Foi assim que sempre se fez. A literatura é a literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negócios naturalmente. mas arranjar palavras com tinta é outra coisa. Se eu fosse escrever como falo. ninguém me lia. RAMOS, Graciliano. S. Bemardo. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 9. A partir da leitura desse trecho, REDIJA um texto, relacionando as idéias de Paulo Honório sobre literatura com a concepção de linguagem literária do Modernismo de 1922.


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Figuras de palavras - Figuras de Linguagem - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)

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Questões Parecidas

1(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 3Código: 10545

Primeiro exame de qualificação

Ironia Paradoxo Figuras de Linguagem
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Não tardaria muito que saissem formados e prontos, um para defender o direito e o torto da gente, outro para ajudá-la a viver e a morrer. (t. 3 - 6) Na passagem destacada, foram explorados diferentes recursos retóricos. Dois desses recursos podem ser identificados como: (A) metonimia e metáfora (B) antítese e pleonasmo (C) paradoxo e ironia (D) anáfora e alusão


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2(ENEM- BR - 2019)Número Original: 41Código: 7456152

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Ela nasceu lesma, vivia no meio das lesmas, mas não estava satisfeita com sua condição. Não passamos de criaturas desprezadas, queixava-se. Só somos conhecidas por nossa lentidão. O rastro que deixaremos na História será tão desprezível quanto a gosma que marca nossa passagem pelos pavimentos. A esta frustração correspondia um sonho: a lesma queria ser como aquele parente distante, o escargot. O simples nome já a deixava fascinada: um termo francês, elegante, sofisticado, um termo que as pessoas pronunciavam com respeito e até com admiração. Mas, lembravam as outras lesmas, os escargots são comidos, enquanto nós pelo menos temos chance de sobreviver. Este argumento não convencia a insatisfeita lesma, ao contrário: preferiria exatamente terminar sua vida desta maneira, numa mesa de toalha adamascada, entre talheres de prata e cálices de cristal. Assim como o mar é o único túmulo digno de um almirante batavo, respondia, a travessa de porcelana é a única lápide digna dos meus sonhos. SCLIAR, M. Sonho de lesma. In: ABREU, C. F. et al. A prosa do mundo. São Paulo: Global, 2009. Incorporando o devaneio da personagem, o narrador compõe uma alegoria que representa o anseio de rejeitar metas de superação de desafios. restaurar o estado de felicidade pregressa. materializar expectativas de natureza utópica. rivalizar com indivíduos de condição privilegiada. valorizar as experiências hedonistas do presente. VODO O


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3(ENEM- BR - 2019)Número Original: 33Código: 7456137

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Inverno! inverno! inverno! Tristes nevoeiros, frios negrumes da longa treva boreal, descampados de gelo cujo limite escapa-nos sempre, desesperadamente, para lá do horizonte, perpétua solidão inóspita, onde apenas se ouve a voz do vento que passa uivando como uma legião de lobos, através da cidade de catedrais e túmulos de cristal na planície, fantasmas que a miragem povoam e animam, tudo isto: decepções, obscuridade, solidão, desespero e a hora invisível que passa como o vento, tudo isto é o frio inverno da vida. Há no espírito o luto profundo daquele céu de bruma dos lugares onde a natureza dorme por meses, à espera do sol avaro que não vem. POMPEIA, R. Canções sem metro. Campinas: Unicamp, 2013. Reconhecido pela linguagem impressionista, Raul Pompeia desenvolveu-a na prosa poética, em que se observa a imprecisão no sentido dos vocábulos. dramaticidade como elemento expressivo. subjetividade em oposição à verossimilhança. valorização da imagem com efeito persuasivo. plasticidade verbal vinculada à cadência melódica. VODOO


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4(ENEM- BR - 2017)Número Original: 24Código: 6888209

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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E aqui, antes de continuar este espetáculo, é necessário que façamos uma advertência a todos e a cada um. Neste momento, achamos fundamental que cada um tome uma posição definida. Sem que cada um tome uma posição definida, não é possível continuarmos. E fundamental que cada um tome uma posição, seja para a esquerda, seja para a direita. Admitimos mesmo que alguns tomem uma posição neutra, fiquem de braços cruzados. Mas é preciso que cada um, uma vez tomada sua posição, fique nela! Porque senão, companheiros, as cadeiras do teatro rangem muito e ninguém ouve nada. FERNANDES, M.; RANGEL, F. Liberdade, liberdade. Porto Alegre: L&PM, 2009. A peça Liberdade, liberdade, encenada em 1964, apresenta o impasse vivido pela sociedade brasileira em face do regime vigente. Esse impasse é representado no fragmento pelo(a) 6 barulho excessivo produzido pelo ranger das cadeiras do teatro. O indicação da neutralidade como a melhor opção ideológica naquele momento. O constatação da censura em função do engajamento social do texto dramático. O correlação entre o alinhamento político e a posição corporal dos espectadores. e interrupção do espetáculo em virtude do comportamento inadequado do público.


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5(ENEM - 2015)Número Original: 131Código: 6344199

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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Essa pequena Meu tempo é curto, o tempo dela sobra Meu cabelo é cinza, o dela é cor de abóbora Temo que não dure muito a nossa novela, mas Eu sou tão feliz com ela Meu dia voa e ela não acorda Vou até a esquina, ela quer ir para a Flórida Acho que nem sei direito o que é que ela fala, mas Não canso de contemplá-la Feito avarento, conto os meus minutos Cada segundo que se esvai Cuidando dela, que anda noutro mundo Ela que esbanja suas horas ao vento, ai Às vezes ela pinta a boca e sai Fique à vontade, eu digo, take your time Sinto que ainda vou penar com essa pequena, mas O blues já valeu a pena CHICO BUARQUE. Disponível em: wwwchicobuarque.com.br. Acesso em: 31 jun. 2012. O texto Essa pequena registra a expressão subjetiva do enunciador, trabalhada em uma linguagem informal, comum na música popular. Observa-se, como marca da variedade coloquial da linguagem presente no texto, o uso de voo o o palavras emprestadas de língua estrangeira, de uso inusitado no português. expressões populares, que reforçam a proximidade entre o autor e o leitor. palavras polissêmicas, que geram ambiguidade. formas pronominais em primeira pessoa. repetições sonoras no final dos versos.


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