Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNIFESP - 2019)Número Original: 5Código: 9494572

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Definição do conceito biológico de espécies .f Características genéticas do cruzamento de plantas com diferentes fenótipos de frutos .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNIFESP 2019
Exibir texto da questão

Um agricultor adquiriu um saco de sementes de milho comercializadas por uma indústria agropecuária. O rótulo desse saco informava que as sementes vinham do cruzamento de linhagens diferentes e geneticamente puras, ou seja, para as características fenotípicas de interesse, as linhagens eram homozigotas, mas cada uma delas homozigota para alelos diferentes. O agricultor plantou essas sementes em uma mesma área e obteve uma safra de ótima produção, com espigas unifor- mes e repletas de grãos. Após a colheita, o agricultor, considerando a qualidade dessas espigas, resolveu guardar algumas delas para plantar a safra seguinte. Contudo, ainda que as condições ambientais tenham se mantido, essa nova safra foi pouco produtiva, gerando espigas não uniformes e sem a mesma qualidade da safra anterior. a) As “linhagens diferentes”, citadas no rótulo do saco de milho, são da mesma espécie ou de espécies diferentes? Justifique sua resposta. b) Explique por que as plantas obtidas pela germinação das sementes adquiridas produziram espigas uniformes e explique o porquê das diferenças fenotípicas e de produtividade da segunda safra em relação à primeira.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 5

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Definição do conceito biológico de espécies .f - Características genéticas do cruzamento de plantas com diferentes fenótipos de frutos .f

Exibir Questões - UNIFESP

Questões Parecidas

1(UFRGS- aa - 2016)Número Original: 18Código: 6396650

Terceiro Dia

Características genéticas do cruzamento de plantas com diferentes fenótipos de frutos .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2016
Questão de Vestibular - UFRGS 2016
Exibir texto da questão

No milho, grãos púrpura são dominantes em relação a amarelos, e grãos cheios são dominantes em relação a murchos. Do cruzamento entre duas plantas, foi obtida uma prole com as seguintes proporções: 25% de grãos púrpura e cheios; 25% de grãos amarelos e cheios; 25% de grãos púrpura e murchos; 25% de grãos amarelos e murchos. Sabendo que uma das plantas parentais era totalmente homozigota, assinale a alternativa correta. (A) Os dois genes citados não estão segregando de forma independente. (B) A planta homozigota era dominante para as duas características. (C) Uma das plantas parentais era heterozigota para as duas características. (D) A prole seria mantida na proporção 1:1:1:1, se as duas plantas parentais fossem duplo heterozigotas. (E) Os resultados obtidos são fruto de recombinação genética.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFRGS - 2020)Número Original: 18Código: 7887609

Terceiro Dia

Características genéticas do cruzamento de plantas com diferentes fenótipos de frutos .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2020
Exibir texto da questão

Na espécie de abóbora Cucurbita pepo, a forma do fruto pode ser esférica ou discoide e pode também ocorrer uma variação na cor, apresentando cor de abóbora ou branco-amarelada. O cruzamento de plantas que têm frutos de forma esférica e cor de abóbora, com plantas de frutos de forma discoide e cor branco-amarelada, resultou em uma Fi com o fenótipo discoide e cor de abóbora. O cruzamento das plantas da geração Fi produziu uma F2 com 224 indivíduos, com os seguintes fenótipos: 126 discoides e cor-de-abóbora; 42 discoides e cor branco-amarelada; 40 esféricas e cor- de-abóbora; 16 esféricas e branco-amarelada. Considerando a proporção fenotípica em F2, é correto afirmar que (A) as proporções de cor e de forma dos frutos obtidos indicam que existem alelos múltiplos para cada uma das características no genoma da planta. (B) os resultados demonstram um tipo de herança condicionada por alelos codominantes. (C) os alelos que condicionam a forma do fruto segregam de forma independente daqueles que condicionam a cor do fruto. (D) os indivíduos da Fi eram homozigotos dominantes. (E) cada um dos alelos apresenta expressividade gênica variável.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UECE - 2020)Número Original: 58Código: 7859030

Um - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Definição do conceito biológico de espécies .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
Exibir texto da questão

Sabendo-se que existem diferentes formas de definir espécie, assinale a opção que apresenta corretamente seu conceito biológico. A) B) C) D) O menor grupo diagnostico de individuos onde exista um padrao de ancestralidade e descendência. Um grupo de organismos que são fenotipicamente similares e que parecem diferentes de outros grupos de organismos. Uma linhagem ou conjunto de linhagens que ocupam uma zona adaptativa minimamente diferente de outras linhagens e que evolui separadamente de todas as outras linhagens. Grupo de organismos atualmente ou potencialmente intercruzantes, reprodutivamente isolado de outros grupos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UFRGS- aa - 2016)Número Original: 21Código: 6396657

Terceiro Dia

Fatores que levam a formação de novas espécies vegetais .f Condições para que ocorra o processo de radiação adaptativa .f Definição do conceito biológico de espécies .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2016
Questão de Vestibular - UFRGS 2016
Exibir texto da questão

Considere as seguintes informações sobre as espécies e os processos de especiação. I - As espécies, de acordo com o conceito biológico, são constituídas por grupos de populações naturais que se intercruzam de maneira real ou potencial e que estão reprodutivamente isolados de outros grupos. II - As aneuploidias podem dar origem a novas espécies vegetais, sem a necessidade de isolamento geográfico. II- Uma radiação adaptativa tem grandes chances de ocorrer em ambientes onde exista uma série de recursos subutilizados. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas II. (D) Apenas I e III. (E) 1, We Ill.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNIFESP - 2016)Número Original: 5Código: 9494236

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Uso de figuras (Biologia).t Definição do conceito ecológico de ecossistema .f Definição do conceito biológico de espécies .f Definição do conceito de habitat .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNIFESP 2016
Exibir texto da questão

Analise a tirinha. Níquel Nausea — Fernando Gonsales Oi pessoal! Posso me mudar | para esta casa? E Tá na hora de cortar o cabelo! (http://portaldoprofessor.mec.gov.br) Nos três quadrinhos que compõem a tirinha, há referências, explícitas e implícitas, a importantes conceitos ecológicos. a) Considerando o conceito ecológico de comunidade referido no segundo quadrinho, os organismos que dialogam nos dois primeiros quadrinhos da tirinha são da mesma espécie ou de espécies diferentes”? Justifique sua resposta. b) Em quais quadrinhos há, respectivamente, referências implícitas ao conceito de hábitat e ao conceito de ecossistema? Justifique suas respostas.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?