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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2017)Número Original: 16Código: 6634329

Segundo exame de qualificação

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais) Figuras de Linguagem Sintaxe
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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Os dois-pontos podem delimitar uma relação entre uma expressão e a especificação de seu sentido. Observa-se esse uso dos dois-pontos no trecho apresentado em: (A) São fronteiras feitas para, ao mesmo tempo, delimitar e negociar: o “dentro” e o “fora” trocam-se por tumos. (£. 4-5) (B) Mas o que aqueles pássaros construíram não foi uma parede: foi um buraco. (£. 13) (C) Nesse mesmo berço aconteceu um fato curioso: um oficial do exército francês inventou um código de gravação de mensagens em alto-relevo. (£. 21-22) (D) Somos um pouco como a tucana que se despluma dentro do escuro: temos a ilusão de que a nossa proteção vem da espessura da parede. (£. 27-28)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 862

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Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais) - Figuras de Linguagem - Sintaxe

Exibir Questões - UERJ

Questões Parecidas

1(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 3Código: 10545

Primeiro exame de qualificação

Ironia Paradoxo Figuras de Linguagem
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Não tardaria muito que saissem formados e prontos, um para defender o direito e o torto da gente, outro para ajudá-la a viver e a morrer. (t. 3 - 6) Na passagem destacada, foram explorados diferentes recursos retóricos. Dois desses recursos podem ser identificados como: (A) metonimia e metáfora (B) antítese e pleonasmo (C) paradoxo e ironia (D) anáfora e alusão


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNESP- SP - 2013)Número Original: 4Código: 13213

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Ironia Plebeísmo Crônicas (Interpretação de textos) Uso de vírgula
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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As repetições, o uso de palavras e expressões populares, a jus- taposição fluente de ideias, dispensando vírgulas, e as ironias constantes atribuem ao texto de Millôr Fernandes (A) tom descontraído e bem-humorado. (B) dificuldade de leitura e compreensão. (C) feição arcaica e ultrapassada. (D) estilo agressivo e contundente. (E) imagens vulgares e obscenas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(AFA- RJ - 2013)Número Original: 32Código: 21557

Prova A

Orações Coordenadas Assindéticas Semântica das Preposições Orações Coordenadas Sindéticas Explicativas Verbo Transitivo Indireto (Predicado Verbal)
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Questão de Vestibular - AFA 2013
Questão de Vestibular - AFA 2013
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Marque a alternativa INCORRETA a respeito do trecho abaixo destacado. “Gates era mais metódico; as reuniões para exame dos produtos tinham horário rígido, e ele chegava ao cerne das questões com uma habilidade impar.” (£. 26 a 28) a) O ponto e vírgula foi utilizado para separar orações coordenadas que mantêm entre si uma relação de explicação. O verbo chegar, nesse contexto, admite dupla regência, logo a reescrita chegava no cerne da questão atende à norma padrão da língua. c) O termo para exame dos produtos especifica o substantivo reuniões e mantém com esse termo uma relação semântica de finalidade. O termo com uma habilidade ímpar subordina-se ao verbo da oração ao qual acrescenta uma circunstância de modo. b d


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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4(UNESP- SP - 2020)Número Original: 8Código: 7506034

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Sintaxe
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Constituem exemplos de linguagem formal e de linguagem coloquial, respectivamente, as seguintes falas: (A) “Ah, estou morrendo de pena...” e “Ainda vou trabalhar a noite inteira no Iraque, meu rapaz.” (B) “Me adianta essa, vai...” e “É cedo para mim.” (C) “O importante é trabalhar com o que a gente gosta.” e “Posso lhe dar um emprego bem melhor...” (D) “E cedo para mim.” e “Posso lhe dar um emprego bem melhor...” (E) “Posso lhe dar um emprego bem melhor..." e “Me adianta essa, val...”


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     A     
     B     
     C     
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5(UNESP- SP - 2020)Número Original: 6Código: 7505989

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Sintaxe
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Sempre que haja necessidade expressiva de reforço, de ênfase, pode o objeto direto vir repetido. Essa reiteração re- cebe o nome de objeto direto pleonástico. (Adriano da Gama Kury. Novas lições de análise sintática, 1997. Adaptado.) Antônio Vieira recorre a esse recurso expressivo em: (A) “Sendo propostos a Catão dois cidadãos romanos para o provimento de duas praças, respondeu que ambos lhe descontentavam” (3º parágrafo) (B) “e, consolando-a eu pela morte de tantos filhos, respon- deu-me” (4º parágrafo) (C) “e desta terra há-de tirar Inácio do Rego mais de 100 mil cruzados em três anos, segundo se lhe vão logrando bem as indústrias” (3º parágrafo) (D) “São lastimosas as misérias que passa esta pobre gente das Ilhas” (5º parágrafo) (E) “Eu, Senhor, razões políticas nunca as soube, e hoje as sei muito menos” (2º parágrafo)


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