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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2017)Número Original: 121Código: 6889900

Segunda Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Compatibilidade entre padrões de faixas de DNA .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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O resultado de um teste de DNA para identificar o filho de um casal, entre cinco jovens, está representado na figura. As barras escuras correspondem aos genes compartilhados. Mãe Pai I Il MI IV Qual dos jovens é filho do casal? | I HI IV @v “Va


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Exatamente Igual

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Compatibilidade entre padrões de faixas de DNA .f

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Questões Parecidas

1(UERJ- RJ - 2019)Número Original: 37Código: 6976985

Segundo exame de qualificação

Uso de figuras (Biologia).t Compatibilidade entre padrões de faixas de DNA .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2019
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Determinadas sequências de DNA presentes no material genético variam entre os indivíduos. A análise dessa variação possibilita, por exemplo, a identificação dos pais biológicos de uma criança. Considere os esquemas a seguir de sequenciamentos de trechos de DNA, separados por gel de eletroforese, de uma família formada por um casal e quatro filhos. Mãe Pai Filho 1 Filho 2 Filho 3 Filho 4 STE US assess E ER sea RR Ee DR DR cic] Eee RE rar e E a Ri Eee ee] ERR een] ERR e ERS eRe E Sn TEESE EE PER E] RSS EEE esos eeeeet SE EEE eee (EEE RES eH eee HB ee ER Com base nos sequenciamentos, o filho biológico dessa mãe com pai diferente do apresentado é o de número: ( > Bm WN = ) (B) (C) (D) UO


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2(ENEM - 2018)Número Original: 130Código: 6983999

Primeira Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Identificação (Biologia) Uso de figuras (Biologia).t Compatibilidade entre padrões de faixas de DNA .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Considere, em um fragmento ambiental, uma árvore matriz com frutos (M) e outras cinco que produziram flores e são apenas doadoras de pólen (DP1, DP2, DP3, DP4 e DP5). Foi excluída a capacidade de autopolinização das árvores. Os genótipos da matriz, da semente (S1) e das prováveis fontes de pólen foram obtidos pela análise de dois locos (loco A e loco B) de marcadores de DNA, conforme a figura. Esquema M S1 DP1 DP2 DP3 DP4 DP5 do Gel 1 alelo1t EN] Dc locoA —allelo 2 Dm DO Dm alelo 3 ii DC Dm alelo 4 Dm Esquema M S1 DP1 DP2 DP3 DP4 DP5 do Gel 2 alelo 1 DD loco B alelo 2 ec alelo3 |... alcio4 CC alelo 5 EEE E EE COLLEVATTI, R. G.; TELLES, M. P.; SOARES, T. N. Dispersão do pólen entre pequizeiros: uma atividade para a genética do ensino superior. Genética na Escola, n. 1, 2013 (adaptado). A progênie S1 recebeu o pólen de qual doadora” DP1 DP2 DP3 DP4 DP5 YVO@OS


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3(UPE - 2019)Número Original: 2Código: 10127499

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Uso de figuras (Biologia).t Compatibilidade entre padrões de faixas de DNA .f
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Questão de Vestibular - UPE 2019
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Filhote de Peixe-boi marinho Fonte: Filhote Pai Mãe-1 Mãe-2Mãe-3 Mãe-4 https://www.anda.jor.br/2013/06/projeto -de-preservacao-do-peixe-boi-marinho- salva-especie-da-extincao/ No Brasil, o pequeno tamanho populacional (500 indivíduos), a baixa taxa reprodutiva, a alta mortalidade dos filhotes e a poluição dos estuários dificultam a sobrevivência da espécie Trichechus manatus manatus, peixe-boi marinho, classificada pelo IBAMA como criticamente em perigo de extinção. Uma bióloga observou um filhote dessa espécie — desgarrado em uma area protegida, onde sao conhecidos cinco adultos, um macho e quatro fémeas, os quais possuem DNA estocado para estudo. A pesquisadora Fonte: OLIVEIRA. FB. SILVEIRA ficou interessada em saber qual fêmea havia produzido Revista Genética na Escola, Vol. 1: 01-04, 2010. ISSN prole. Assim, realizou um teste molecular (Figura ao lado) 1980-3540 (Figura adaptada). para poder ajudar na conservação da espécie. Fonte: FRANKHAM, R.; BALLOU, J.D.; BRISCOE D.A. Fundamentos de Genética da Conservação. Editora da SBG, 2008. Adaptado. Gel de eletroforese Sobre a pesquisa, assinale a alternativa CORRETA. Em razão da grande endogamia, qualquer mãe poderia gerar o filhote, visto elas compartilharem o mesmo genoma; assim, seria impossível definir o índice de fertilidade das fêmeas. Após a análise dos padrões de bandas apresentados no gel, apenas a fêmea 1 será responsável pela prole gerada, por apresentar alelos diferentes das demais, e, assim, por meio da migração, irá afetar a taxa de crescimento populacional. Segundo a análise dos padrões de bandas apresentados no gel, a fêmea 2 é a mãe do filhote, visto ter apresentado todas as bandas idênticas ao filhote, conforme seria de esperar para uma população com baixa densidade populacional. As amostras dos cinco envolvidos foram tratadas com diferentes enzimas de restrição, submetidas à eletroforese e aplicadas sondas para mostrar as bandas, que revelam a competição intraespecífica entre as fêmeas 2 e 3. De acordo com a análise do padrão de bandas apresentado no gel, a fêmea 4 é a mãe do filhote, uma vez que compartilha metade dos genes com a prole, obedecendo às leis de Mendel para uma população biológica.


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4(UFU - 2015)Número Original: 10Código: 7815920

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Uso de figuras (Biologia).t Compatibilidade entre padrões de faixas de DNA .f
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Questão de Vestibular - UFU 2015
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Na figura 1 considere um fragmento com uma árvore matriz com frutos (M1) e outras cinco que produziram flores, sendo consideradas apenas provedoras de pólen em potencial (DP1, DP2, DP3, DP4 e DP5). Foi excluída a capacidade de autopolinização da árvore. Os genótipos das matrizes, sementes (S1, S2, S3 e 54) e prováveis fontes de pólen foram obtidos pela análise de dois lócus (loco A e loco B) de marcadores, amostrados em perfil eletroforético para os lócus (Figura 2). Aqueles indivíduos que apresentarem uma banda (alelo) no gel são considerados homozigotos para tal locus. Aqueles que apresentarem duas bandas (alelos diferentes) são heterozigotos. — DP2 > ie Fm DP1 © mu Fan a gl DP3 ae “e * Mi ee a Figura 1 DPS —~ DP4 ° hie Te. ' DP p ae? ee Em = E EC E EE E E Gel? Mi $1 2 $3 $$ DP! DP2 DP} DPS DP Figura 2 io | o e EE EEE “co E a ES EM EE ES COLLEVATTI, R. G.; TELLES, M. P. de.; SOARES, T. N. Dispersão do Pólen entre pequizeiros: uma atividade para a Genética do Ensino Superior. Genética na Escola, v.8, n.1, 2013, p. 18-27. (Adaptado). Qual foi a doadora de pólen para a progênie S2? DP2. DP1. DP5. DP4. DOBS


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5(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 1Código: 6464447

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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A figura abaixo representa o resultado de um teste de pa- temidade. Este teste baseia-se na identificação de mar- cadores genéticos compartilhados ou não por pai, mãe e filhos MAE PA 1 0 a y v — | || | | ee || — — — — || — — — | | — — — — — — Considerando a figura, NÃO é correto afirmar que: (A) I é filho biológico do casal. (B) V não pode ser filho biológico deste casal. (C) II não é filho deste pai. (D) III é irmão biológico de 1. (E) IV e | são irmãos gêmeos monozigóticos.


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