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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC-CAMPINAS - 2015)Número Original: 20Código: 6893473

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Errata (Texto Base) Aspectos do sistema patriarcal, escravista e monocultor do período colonial brasileiro .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2015
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2015
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O texto de Bernardo Ricupero refere-se ao poder do pater familias na sociedade colonial brasileira. O conhecimento histórico permite afirmar que, a estrutura e funcionamento da família nessa sociedade, (A) (B) (C) (D) (E) demonstra a expressão de uma sociedade em que a complexidade das relações sociais impediu a for- mação de uma elite patrimonialista. identifica a constituição de grupos de famílias está- veis e restritos aos grandes proprietários de terras e agregados. expressa uma formação social em que a camada dominante integra, ao mesmo tempo, traços aristo- cráticos e burgueses. revela a reprodução do modelo de família nuclear burguesa característico da organização portuguesa nas aldeias. retrata uma imitação de núcleos familiares europeus em que predominavam a ociosidade, a cultura aristo- crática e machista.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 4

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Aspectos do sistema patriarcal, escravista e monocultor do período colonial brasileiro .f

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Questões Parecidas

1(UERJ - 2021)Número Original: 3Código: 10203215

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Interdisciplinar Aspectos do sistema patriarcal, escravista e monocultor do período colonial brasileiro .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2021
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A história da casa-grande é íntima de quase todo brasileiro: de sua vida doméstica, conjugal, sob o patriarcalismo escravocrata e polígamo; da sua vida de menino. Nas casas-grandes foi até hoje onde melhor se exprimiu o caráter brasileiro, a nossa continuidade social. Adaptado de Freyre, G. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Record, 1995. Publicado em 1933, Casa-grande & senzala tornou-se livro de referência nas análises sobre patriarcalismo na sociedade brasileira. Na letra da canção Morro velho, aspectos das relações patriarcais são abordados, entre eles a “continuidade social”, presente na seguinte passagem: (A) No sertão da minha terra, / fazenda é o camarada que ao chão se deu. (v. 1-2) (B) Orgulhoso camarada conta histórias pra moçada. (v. 14) (C) Parte, tem os olhos tristes, / deixando o companheiro na estação distante. (v. 17-18) ( ) D) Já tem nome de doutor / e agora na fazenda é quem vai mandar. (v. 25-26)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UECE - 2015)Número Original: 28Código: 7871004

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Errata (Gabarito) Aspectos do sistema patriarcal, escravista e monocultor do período colonial brasileiro .f
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Questão de Vestibular - UECE 2015
Questão de Vestibular - UECE 2015
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Sobre a sociedade brasileira do período colonial, pode-se afirmar corretamente que A) buscava afirmar valores nativistas contestando a exploração colonial. B) era alicerçada em relações sociais que primavam por igualdade e fraternidade. C) baseava-se em relações sociais de cunho escravista e patriarcal. D) pocurou imprimir uma nova dinâmica social que em nada lembrava a metrópole colonizadora.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(PUC-CAMPINAS- SP - 2010)Número Original: 17Código: 19417

Azul (Direito) - Inverno

Errata (Gabarito) Aspectos do sistema patriarcal, escravista e monocultor do período colonial brasileiro .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2010
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2010
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A colonização do Brasil foi organizada em torno do cultivo da cana-de-açúcar. O texto descreve uma realidade dessa organização que permite afirmar que a economia açucareira (A) gerou uma sociedade estratificadada, que se caracterizava pela violência e desigualdade social. (B) favoreceu o surgimento de uma produção diversificada, voltada para o mercado interno. (C) integrou-se à economia do continente europeu como colônia de povoamento luso na América. (D) criou na colônia uma sociedade completamente original, marcada pela solidariedade social. (E) favoreceu o surgimento de grupos locais, que viviam de acordo com as decisões da comunidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(PUC-CAMPINAS - 2017)Número Original: 28Código: 6887504

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Aspectos do sistema patriarcal, escravista e monocultor do período colonial brasileiro .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2017
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Sobre a obra colonizadora, a que o texto de Jânio de Freitas se refere, é correto afirmar que a (A) (B) (C) (D) (E) opção pela implantação da economia açucareira, com base na grande propriedade rural e no trabalho escravo, articula-se com o mecanismo de dominação colonial e com a política mercantilista. colonização se estabelece dentro dos padrões de povoamento e expansão religiosa, resultou da expansão marítima dos países da Europa e se constituiu numa sociedade de europeus sem miscigenação. exploração econômica da colônia, com base na produção de açúcar, pretendeu impor a reserva de mercado metropolitano por meio de um sistema de livre comércio que atingia todas as riquezas coloniais. escolha pela produção açucareira na colônia objetivava demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos na América, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial e marítima. existência, na colônia recém descoberta, de uma estrutura produtiva já instalada pela população nativa foi capaz de viabilizar uma efetiva exploração econômica segundo os padrões da política mercantilista.


Opções de Resposta: 
     A     
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