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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2018)Número Original: 77Código: 6971154

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Aspectos da expansão islâmica na Ásia, África e Europa da Alta Idade Média.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Então disse: “Este é o local onde construirei. Tudo pode chegar aqui pelo Eufrates, o Tigre e uma rede de canais. Só um lugar como este sustentará o exército e a população geral”. Assim ele traçou e destinou as verbas para a sua construção, e deitou o primeiro tijolo com sua própria mão, dizendo: “Em nome de Deus, e em louvor a Ele. Construí, e que Deus vos abençoe”. AL-TABARI, M. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Cia. das Letras, 1995 (adaptado). A decisão do califa Al-Mansur (7754-775) de construir Bagdá nesse local orientou-se pela OQ disponibilidade de rotas e terras férteis como base da dominação política. proximidade de áreas populosas como afirmação da superioridade bélica. submissão à hierarquia e à lei islâmica como controle do poder real. fuga da península arábica como afastamento dos conflitos sucessórios. ocupação de região fronteiriça como contenção do avanço mongol. v O OO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

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Aspectos da expansão islâmica na Ásia, África e Europa da Alta Idade Média.g

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1(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 72Código: 6983689

Primeira Fase - Prova Q e X

Aspectos da expansão islâmica na Ásia, África e Europa da Alta Idade Média.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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Os estudiosos muçulmanos adaptaram a herança recebida dos povos arabizados. Entre os domínios conquistados pelos muçulmanos estavam a Mesopotâmia e o antigo Egito, civilizações que desde cedo observaram os fenômenos astronômicos. O estudo dos fenômenos naturais no Crescente Fértil possibilitou a agricultura e perdurou por milênios. Nas costas do Mar Egeu, na região da dJônia, surgiram no século VI a.C. as primeiras explicações dos fenômenos naturais desvinculadas dos desígnios divinos. E as conquistas de Alexandre permitiram o início do intercâmbio entre o conhecimento grego, de um lado, e o dos antigos impérios egípcio, babilônico e persa, de outro. Além disso, houve trocas científicas e culturais com os indianos. O império árabe-islâmico foi, a partir do século VlIl, o herdeiro desse legado científico multicultural, ao qual os estudiosos muçulmanos deram seus aportes ao longo da Idade Média. (Adaptado de Beatriz Bissio, O mundo falava árabe. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012, p. 200-201.) Considerando o texto acima sobre o Isla Medieval e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) A extensão do território sob domínio islâmico e a liberdade religiosa e cultural implementada nessas áreas aceleraram a construção de novos conhecimentos pautados na cosmologia ocidental. b) A partir do século VII, o avanço dos exércitos islâmicos garantiu a expansão do império de forma ditatorial sobre antigos núcleos culturais da Índia até as terras gregas do Império Bizantino, chegando à Espanha. c) Os conhecimentos sobre os fenômenos naturais construídos pelos mesopotâmicos, egípcios, macedônicos, babilônicos, persas, entre outros povos, foram ignorados pelo Islã Medieval, marcado pelo fundamentalismo religioso. d) A difusão de saberes multiculturais foi uma das marcas do Império árabe-islâmico, sendo ele a via de transmissão do sistema numérico indiano para o Ocidente e de obras da filosofia greco-romana para o Oriente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNIVESP - 2018)Número Original: 23Código: 9565616

Prova Objetiva e Redação - Primeiro Semestre

Aspectos da expansão islâmica na Ásia, África e Europa da Alta Idade Média.g Oriente Médio.b
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Questão de Vestibular - UNIVESP 2018
Questão de Vestibular - UNIVESP 2018
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No mundo islâmico medieval, se mantinham numerosos ele- mentos não muçulmanos na população e, dentre eles, judeus e cristãos se beneficiavam de um estatuto particular: “povos da Bíblia”. Eram considerados como sendo crentes do mes- mo deus, ainda que lhes faltasse a revelação suprema e der- radeira, a de Maomé. (George Tate. O Oriente das Cruzadas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. Adaptado) O trecho apresenta uma característica fundamental do mun- do árabe islâmico no contexto da expansão muçulmana, cor- retamente identificada como (A) obscurantismo dogmático. (B) preconceito racial. (C) comportamento xenofóbico. (D) intolerância religiosa. (E) coexistência com a diferença.


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