Gosta de tomar sorvetes Wall's? Lava suas roupas com sabão em pó Persil? Que tal comer um
lanche no Hungry Jack's? Você pode não saber, mas provavelmente faz ou já fez tudo isso. Esses são
nomes que marcas muito conhecidas dos brasileiros têm lá fora. Wall's é a Kibon, Persil é o Omo, e
Hungry Jack's é o Burger King.
As diferenças existem porque, algumas vezes, os nomes são adaptados à língua. Em outros casos,
marcas locais, após serem compradas por multinacionais, passam a adotar a identidade global que
aquela empresa criou para determinada linha de produtos, como é o caso da Kibon, comprada pela
Unilever em 1997.
Adaptado de economia.uol.com.br, 12/02/2016.
A utilização das marcas conforme descreve a reportagem revela a adoção da seguinte estratégia empresarial:
(A) redução dos custos de produção
(B) adequação aos mercados nacionais
(C) padronização dos hábitos de consumo
D) diminuição dos investimentos publicitários