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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2015)Número Original: 58Código: 6985381

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Escola de Frankfurt
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
Questão de Vestibular - UNESP 2015
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A fonte do conceito de autonomia da arte é o pensamento estético de Kant. Praticamente tudo o que fazemos na vida é o oposto da apreciação estética, pois praticamente tudo o que fazemos serve para alguma coisa, ainda que apenas para satisfazer um desejo. Enquanto objeto de apreciação estética, uma coisa não obedece a essa razão instrumental: enquanto tal, ela não serve para nada, ela vale por si. As hie- rarquias que entram em jogo nas coisas que obedecem à ra- zão instrumental, isto é, nas coisas de que nos servimos, não entram em jogo nas obras de arte tomadas enquanto tais. Sendo assim, a luta contra a autonomia da arte tem por fim submeter também a arte à razão instrumental, isto é, tem por fim recusar também à arte a dimensão em virtude da qual, sem servir para nada, ela vale por si. Trata-se, em suma, da luta pelo empobrecimento do mundo. (Antonio Cícero. “A autonomia da arte”. Folha de S.Paulo, 13.12.2008. Adaptado.) De acordo com a análise do autor, (A) a racionalidade instrumental, sob o ponto de vista da filo- sofia de Kant, fornece os fundamentos para a apreciação estética. (B) um mundo empobrecido seria aquele em que ocorre o esvaziamento do campo estético de suas qualidades in- trinsecas. (C) a transformação da arte em espetáculo da indústria cul- tural é um critério adequado para a avaliação de sua con- dição autônoma. (D) o critério mais adequado para a apreciação estética consiste em sua validação pelo gosto médio do público consumidor. (E) a autonomia dos diversos tipos de obra de arte está prio- ritariamente subordinada à sua valorização como produto no mercado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Escola de Frankfurt

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Questões Parecidas

1(UEL - 2021)Número Original: 15Código: 12907137

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Fundamentos da crítica à racionalidade instrumental no pensamento de Adorno e Horkheimer .f
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Questão de Vestibular - UEL 2021
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Leia o texto a seguir. A ideia de que a razão, a mais alta faculdade intelectual do homem, interessa-se apenas pelos instrumentos, ou melhor, é ela mesma apenas um instrumento, é formulada de modo mais claro e aceita mais amplamente hoje do que no passado. [...] O indivíduo outrora concebeu a razão exclusivamente como um instrumento do eu. Agora, ele experiencia o inverso dessa autodeificação. A máquina ejetou o piloto; ela corre cegamente pelo espaço. No momento da consumação, a razão tornou-se irracional e estultificada. HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Trad. Carlos Henrique Pissardo. São Paulo: Editora da UNESP, 2015. p. 118; 143 A respeito do problema da racionalidade instrumental em Horkheimer, assinale a alternativa correta. a) A exploração da natureza é um resultado secundário da vigência da racionalidade instrumental, na medida em que, anteriormente à modernidade, a razão era compreendida em sintonia com a natureza. b) A razão instrumental é uma forma da razão que se instituiu por meio do reconhecimento da singularidade da natureza e da sociedade e do desenvolvimento de uma metodologia que integra tais especificidades à pesquisa. c) A substituição da autoridade da filosofia pela autoridade da ciência no século XX resultou da incorporação da filosofia aos procedimentos experimentais da ciência, o que tornou a atividade científica mais rigorosa. d) À concepção de ciência que sustenta a racionalidade instrumental recusa duas ideias fundamentais: a ideia de que a ciência consiste em enunciados sobre fatos e a ideia de que o mundo seja um mundo de fatos e coisas. e) A vinculação entre razão e instrumento revela a tendência, não apenas individual, mas estruturada socialmente, de submeter a natureza à exploração, culminando na sujeição do humano à razão instrumental.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEL - 2023)Número Original: 2Código: 12907355

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Considerações filosóficas sobre a teoria do agir comunicativo no pensamento de Habermas .f
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Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
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Leia o texto a seguir. No caso de processos de entendimento mútuo lin- guísticos, os atores erguem com seus atos de fala, ao se entenderem com outros sobre algo, pretensões de validez, mais precisamente, pretensões de verdade, pretensões de correção e pretensões de sinceridade, conforme se refiram a algo no mundo objetivo (en- quanto totalidade dos estados de coisas existentes), a algo no mundo social comum (enquanto totalidade das relações interpessoais legitimamente reguladas de um processo social) ou a algo no mundo subje- tivo próprio (enquanto totalidade das vivências a que têm acesso privilegiado). HABERMAS, Júrgen. Consciência moral e agir comunicativo. Trad. de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989, p. 79. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria do agir comunicativo, é correto afirmar que, para Habermas, a verdade de um enunciado é a) um ideal inatingível, devido aos infinitos desacordos que são próprios da comunicação, em que diferentes posições se tor- nam inconciliáveis entre si. subjetiva, pois o conteúdo dos enunciados é uma represen- tação mental, e como tal não pode ser compartilhado pelos diversos participantes de uma comunidade linguística. impossível, pois o espaço público é repleto de coações e res- trições de todo tipo, que impedem o entendimento linguístico e o estabelecimento da verdade dos enunciados. relacionada com alguma utilidade prática ou que possa re- sultar em alguma vantagem para aqueles que a aceitarem como tal, sendo a eficiência técnica a maior das vantagens possível. um consenso intersubjetivo que resulta de uma prática dia- lógica em que cada participante apresenta justificativas para suas pretensões de validez, fundamentado em uma situação ideal de fala.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UECE - 2019)Número Original: 1Código: 7871584

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Função social da Indústria Cultural segundo os pensadores da Escola de Frankfurt .f
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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Rodrigo Duarte, um destacado intérprete da Escola de Frankfurt no Brasil, afirma que, na indústria cultural, “encontram-se embutidos atos de violência, oriundos do comprometimento tanto econômico quanto ideológico da indústria cultural com o status quo: ela precisa, por um lado, lucrar, justificando sua posição de próspero ramo de negócios; por outro, ela tem de ajudar a garantir a adesão das massas diante da situação precária em que elas se encontram no capitalismo tardio”. DUARTE, Rodrigo. Indústria Cultural: uma introdução. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 49. Com base no texto acima, é correto afirmar que A) a indústria cultural é descrita como a violência contra os trabalhadores da cultura, que têm suas obras exploradas pelos donos das grandes produtoras e distribuidoras dos bens culturais, sem receber o devido pagamento por isso. B) a indústria cultural é a promoção de um discurso ideologicamente engajado em prol do capitalismo tardio, onde as massas são induzidas à passividade frente à exploração do seu trabalho. C) a violência promovida pela indústria cultural é a da exploração do trabalhador da cultura e, ao mesmo tempo, a da imposição, às massas, da ideologia da passividade frente à exploração capitalista. D) o comprometimento econômico e ideológico da indústria cultural se deve ao caráter espiritual das obras artísticas, sem qualquer vinculação com a base econômica capitalista em que os autores se situavam.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UECE - 2019)Número Original: 10Código: 7871586

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações filosóficas sobre o fascismo na sociedade no pensamento dos intelectuais da Escola de Frankfurt .f
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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“A crescente proletarização dos homens de hoje e a crescente formação das massas são dois lados de um mesmo acontecimento. O fascismo procura organizar as massas proletarizadas recém- surgidas sem tocar nas relações de propriedade, por cuja abolição elas pressionam. Ele vê sua salvação em deixar as massas alcançarem a sua expressao (de modo algum seu direito). As massas possuem um direito à mudança das relações de propriedade; o fascismo busca dar-lhe uma expressão conservando essas relações. O fascismo resulta, consequentemente, em uma estetização da vida política.” BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012, p. 117. Considerando o que diz Benjamin sobre os efeitos sociais da reprodutibilidade tecnica dos objetos de fruição estética, é correto afirmar que A) o fascismo elimina a luta de classes, pois unifica a todos sob uma mesma bandeira e com a mesma camisa, unindo a nação no amor pela pátria e seus símbolos, tornando a política mais bela. B) a luta de classes é um elemento constitutivo do fascismo, que cria a propriedade privada e, portanto, estabelece antagonismos sociais insuperáveis pela política. C) a obra de arte tecnicamente reproduzida apresenta uma necessária superação do fascismo, pois a contemplação estética popularizada conduz as massas para um estado de gozo apolítico. D) o fascismo organiza o proletariado como massa, mas não põe em questão sua condição de classe, tornando a relação social mera aparência de unidade, sob simbolos, cores e gritos estandardizados — estetização.


Opções de Resposta: 
     A     
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5(UEL - 2019)Número Original: 3Código: 9457598

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Fundamentos da crítica à racionalidade instrumental no pensamento de Adorno e Horkheimer .f
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Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2019
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O programa do esclarecimento era o desencantamento do mundo. Sua meta era dissolver os mitos e substituir a imaginação pelo saber. [..] O mito converte-se em esclarecimento, e a natureza em mera objetividade. O preço que os homens pagam pelo aumento de poder é a alienação daquilo sobre o que exercem o poder. [...] Quanto mais a maquinaria do pensamento subjuga o que existe, tanto mais cegamente ela se contenta com essa reprodução. Desse modo, o esclarecimento regride à mitologia da qual jamais soube escapar. ADORNO & HORKHEIMER. Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.17; 21; 34. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a crítica à racionalidade instrumental e a relação entre mito e esclarecimento em Adorno e Horkheimer, assinale a alternativa correta. a) O mito revela uma constituição irracional, na medida em que lhe é impossível apresentar uma explicação convincente sobre o seu modo próprio de ser. b) A regressão do esclarecimento à mitologia revela um processo estratégico da razão, com o objetivo de ampliar e intensificar seus poderes explicativos. c) A explicação da natureza, instaurada pela racionalidade instrumental, pressupõe uma compreensão holística, em que as partes são incorporadas, na sua especificidade, ao todo. d) O esclarecimento implica a libertação humana da submissão à natureza, atestada pelo poder racional de diagnosticar, prever e corrigir as limitações naturais. e) O esclarecimento se caracteriza por uma explicação baseada no cálculo, do que resulta uma compreensão da natureza como algo a ser conhecido e dominado.


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