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1(UNESP - 2017)Número Original: 59Código: 6988643

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Escola de Frankfurt
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Concentração e controle, em nossa cultura, escondem-se em sua própria manifestação. Se não fossem camuflados, pro- vocariam resistências. Por isso, precisa ser mantida a ilusão e, em certa medida, até a realidade de uma realização individual. Por pseudo-individuação entendemos o envolvimento da cul- tura de massas com uma aparência de livre-escolha. A padro- nização musical mantém os indivíduos enquadrados, por as- sim dizer, escutando por eles. A pseudo-individuação, por sua vez, os mantém enquadrados, fazendo-os esquecer que o que eles escutam já é sempre escutado por eles, “pré-digerido”. (Theodor Adorno. “Sobre música popular”. In: Gabriel Cohn (org.). Theodor Adorno, 1986. Adaptado.) Em termos filosóficos, a pseudo-individuação é um conceito (A) identificado com a autonomia do sujeito na relação com a indústria cultural. (B) que identifica o caráter aristocrático da cultura musical na sociedade de massas. (C) que expressa o controle disfarçado dos consumidores no campo da cultura. (D) aplicável somente a indivíduos governados por regimes políticos totalitários. (E) relacionado à autonomia estética dos produtores musi- cais na relação com o mercado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP - 2015)Número Original: 58Código: 6985381

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Escola de Frankfurt
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
Questão de Vestibular - UNESP 2015
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A fonte do conceito de autonomia da arte é o pensamento estético de Kant. Praticamente tudo o que fazemos na vida é o oposto da apreciação estética, pois praticamente tudo o que fazemos serve para alguma coisa, ainda que apenas para satisfazer um desejo. Enquanto objeto de apreciação estética, uma coisa não obedece a essa razão instrumental: enquanto tal, ela não serve para nada, ela vale por si. As hie- rarquias que entram em jogo nas coisas que obedecem à ra- zão instrumental, isto é, nas coisas de que nos servimos, não entram em jogo nas obras de arte tomadas enquanto tais. Sendo assim, a luta contra a autonomia da arte tem por fim submeter também a arte à razão instrumental, isto é, tem por fim recusar também à arte a dimensão em virtude da qual, sem servir para nada, ela vale por si. Trata-se, em suma, da luta pelo empobrecimento do mundo. (Antonio Cícero. “A autonomia da arte”. Folha de S.Paulo, 13.12.2008. Adaptado.) De acordo com a análise do autor, (A) a racionalidade instrumental, sob o ponto de vista da filo- sofia de Kant, fornece os fundamentos para a apreciação estética. (B) um mundo empobrecido seria aquele em que ocorre o esvaziamento do campo estético de suas qualidades in- trinsecas. (C) a transformação da arte em espetáculo da indústria cul- tural é um critério adequado para a avaliação de sua con- dição autônoma. (D) o critério mais adequado para a apreciação estética consiste em sua validação pelo gosto médio do público consumidor. (E) a autonomia dos diversos tipos de obra de arte está prio- ritariamente subordinada à sua valorização como produto no mercado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP - 2014)Número Original: 60Código: 6984247

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Escola de Frankfurt
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Os reality shows são hoje para a classe mais abastada e intelectualizada da sociedade o que as novelas eram assim que se popularizaram como produto de cultura massificada: sinônimo de mau gosto. Com uma maior aceitação das no- velas na esfera dos críticos da mídia, o reality show segue agora como gênero televisivo mundial, transmitido em horá- rio nobre, e principal símbolo da perda de qualidade do con- teúdo televisivo na sociedade pós-moderna. Os reality shows personificam as novas formas de identificação dos sujeitos nas sociedades pós-modernas. Programas como o BBB são movidos pelas engrenagens de uma sociedade exibicionista e consumista, que se mantém vendendo ao mesmo tempo a pro- posta de que cada um pode sair do anonimato e conquistar facilmente fama e dinheiro. (Savia Lorena B. C. de Sousa. O reality show como objeto de reflexão cultural. observatoriodaimprensa.com.br) Sobre a relação entre os meios de comunicação de massa e o público consumidor, é correto afirmar que: (A) a qualidade da programação da tv não é condicionada pelas demandas e desejos dos consumidores culturais. (B) o reality show é uma mercadoria cultural relacionada com processos emocionais de seu público. (C) os critérios estéticos independem do nível de autonomia intelectual dos consumidores. (D) no caso dos reality shows, a televisão estimula a capaci- dade de fruição estética do público consumidor. (E) os programadores priorizam aspectos formativos rele- gando o entretenimento a uma condição secundária.


Opções de Resposta: 
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