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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2020)Número Original: 42Código: 7505328

Primeiro Exame de Qualificação

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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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Um portão fixado a uma coluna está articulado nos pontos P e P,, conforme ilustra a imagem a seguir, que indica também três outros pontos: O, Ae B. Sabe-se que OB =24m e OA = 0,8m. ME P, . : - : Para abrir o portão, uma pessoa exerce uma força perpendicular de 20 N no ponto B, produzindo um momento resultante M,. O menor valor da força que deve ser aplicada no ponto A para que o momento resultante seja igual a M,, em newtons, corresponde a:


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 67601

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Questões Parecidas

1(UEA - 2016)Número Original: 18Código: 7821776

Macro - Conhecimentos Gerais

União Soviética
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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Os líderes aliados, desorientados com os aconteci- mentos na Rússia, tinham consciência de não ter forças suficientes para intervir. Os soldados e marinheiros en- viados para lã estavam completamente desestimulados. Após mais de quatro anos de guerra contra a Alemanha, eles mal podiam mudar inesperadamente de inimigo. Assim, surgiram motins simultâneos entre as tropas fran- cesas e britânicas na Rússia. (Jean-Jacques Becker. O Tratado de Versalhes, 2011. Adaptado.) O excerto refere-se (A) à tentativa francesa, inglesa e norte-americana de garantir a permanência do exército russo na guerra. (B) à dificuldade de atuação das potências do Ocidente europeu no combate à Revolução Bolchevista. (C) à política de ajuda econômica à Alemanha com a fi- nalidade de utilizá-la como barreira à expansão do socialismo. (D) à oposição dos partidos operários dos países capi- talistas à continuidade da guerra na frente oriental. (E) à reação dos banqueiros europeus à suspensão, pelo governo de Moscou, do pagamento das dívidas de guerra.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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2(UEA - 2016)Número Original: 16Código: 7821780

Macro - Conhecimentos Gerais

Medidas políticas e econômicas adotadas pelo Marquês de Pombal no Brasil do século XVIII .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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O Pará e o Maranhão receberam, entre 1757 e 1777, por tráfico da Companhia, 25 965 escravos africanos, uma vez que o braço indígena não era facilmente recrutado, devido à proteção dos religiosos e da legislação vigente. A Companhia teve um papel preponderante no incentivo à lavoura de algodão, cacau, cravo e arroz, numa região caracterizada economicamente pela colheita de espécies florestais de rendimentos financeiros elevados e de mais fácil obtenção. (Arthur Cézar Ferreira Reis. “O comércio colonial e as companhias privilegiadas”. A época colonial, vol 2, 1960. Adaptado.) O Ministro português, Marquês de Pombal, organizou a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão em 1755. A partir da leitura do excerto, é correto concluir que a Companhia foi criada com a finalidade de (A) diminuir a presença da Metrópole na região e incen- tivar os empreendimentos da burguesia amazônica. (B) estabelecer condições políticas para a independência da região e explorar suas riquezas minerais. (C) abrir o comércio da região aos navios estrangeiros e garantir a liberdade dos indígenas. (D) circunscrever, por meio de fronteiras, as possessões portuguesas na região e evitar a ocupação espanhola. (E) resolver o problema da mão de obra na região e diver- sificar suas atividades econômicas.


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     A     
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3(UEA - 2016)Número Original: 13Código: 7821782

Macro - Conhecimentos Gerais

Representação espacial na perspectiva cultural da cristandade medieval ao longo da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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A questão de como decorar as igrejas cristãs fez reviver as discussões sobre o problema geral da imagem e o seu uso na religião cristã. O Papa Gregório Magno, que viveu no final do século VI, defendeu o seu uso, argu- mentando que muitos membros da Igreja não sabiam ler nem escrever e, que, para ensiná-los, essas imagens eram úteis. Disse ele: “A pintura pode fazer pelos analfa- betos o que a escrita faz pelos que sabem ler”. (Ermest H. Gombrich. A história da arte, 1993. Adaptado.) A decisão tomada pelo Papa Gregório Magno expressava (A) a adoção pelas pequenas comunidades cristas de conteúdos politeístas e fetichistas das tribos germã- nicas. o empenho eclesiástico em se manter fiel às proi- bições dos textos originais e fundamentadores do monoteísmo. a oposição do papado à preservação de qualquer ele- mento cultural oriundo da tradição clássica romana. o esforço de adaptação do catolicismo às condições históricas caracterizadas pela derrocada do Império Romano e pela formação dos reinos bárbaros. a necessidade do cristianismo romano de combater a expansão do movimento protestante na Europa.


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4(UEA - 2016)Número Original: 14Código: 7821785

Macro - Conhecimentos Gerais

Testemunhos de Saint-Hilaire sobre as relações entre colonos e indígenas na região do Espírito Santo .f Espírito Santo.b
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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Os historiadores não estão de acordo quanto ao nome das tribos selvagens que, no tempo do descobri- mento, habitavam entre Cabapuana e o Rio Doce, mas sabe-se que, na época em que o Rei D. João Ill repartiu o litoral do Brasil, doou, em 1534, a Província do Espírito Santo ao nobre português Vasco Fernandes Coutinho. Os portugueses conseguiram, inicialmente, muitas vitórias sobre os apavorados indígenas. Mas, exasperados pelas crueldades dos portugueses, os índios destruíram as plantações de seus inimigos, queimaram-lhes as casas e massacraram todos quantos lhes caíram nas mãos. (Auguste de Saint-Hilaire. Viagem ao Espírito Santo e Rio Doce, 1974. Adaptado.) O francês Saint-Hilaire visitou, de 1816 a 1822, várias partes do Brasil. Seu relato, feito a partir do que viu na região do atual estado do Espírito Santo, revela um aspecto presente na colonização do país: (A) a oposição das comunidades indígenas aos proces- sos econômicos de extração das riquezas florestais por meio do escambo. (B) o estado de guerra entre colonizadores e colonizados derivado, muitas vezes, da escravização da mão de obra indígena. (C) o confinamento das nações indígenas em reduções jesuíticas com a finalidade de aculturá-los e cristia- nizá-los. (D) a aliança de tribos indígenas com corsários e inva- sores estrangeiros de territórios litorâneos da colônia brasileira. (E) a imposição pelos comerciantes europeus de baixos preços às mercadorias indígenas de exportação, como as drogas do sertão.


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5(UEA - 2016)Número Original: 21Código: 7821791

Macro - Conhecimentos Gerais

Geografia
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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Na Amazônia, nenhuma intervenção humana provoca tantas mudanças como uma rodovia. Pouco mais de 40 anos após a inauguração, a Transamazônica parece andar em círculos desde que foi aberta, sob o lema de “Integrar para não entregar”. Entre as duas pontas da rodovia de 1751 km, menos de 10% estão asfaltados, predominam na paisagem pastos subutilizados e terras indígenas sob pressão de madeireiros e garimpeiros. (Fabiano Maisonnave e Lalo de Almeida. “Símbolo da ditadura vira rota do crime”. Folha de S.Paulo, 23.10.2016. Adaptado.) O excerto traz um conjunto de informações sobre a atuação do Estado brasileiro na imensa região amazônica, a saber: (A) ações pautadas por interesses de países estrangei- ros, com capital, mão de obra e tecnologia vindos do exterior. (B) planos de desenvolvimento autônomo da Amazônia, com a exploração sustentável de recursos florestais e minerais. (C) projetos de modernização de rápida realização, com resultados econômicos imediatos e duradouros. (D) grandes projetos dispendiosos, com custos ambien- tais relevantes e ameaças às sociedades tradicionais. (E) utilização da rede fluvial para o transporte de merca- dorias, com proteção da pequena empresa local e proibição da concentração fundiária.


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