2. Texto |
(...) Contemplava extasiada o céu cor de anil. E eu fiquei compreendendo que eu adoro o meu Brasil. O meu olhar
posou nos arvoredos que existe no inicio da rua Pedro Vicente. As folhas movia-se. Pensei: elas estao aplaudindo este
meu gesto de amor a minha Patria. (...) Toquei o carrinho e fui buscar mais papeis. A Vera ia sorrindo. E eu pensei no
Casemiro de Abreu, que disse: “Ri criança. A vida é bela”. Só se a vida era boa naquele tempo. Porque agora a época
está apropriada para dizer: “Chora criança. A vida é amarga”.
(Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2014, p. 35-36.)
Texto II RISOS
Ri, criança, a vida é curta,
O sonho dura um instante.
Depois... o cipreste esguio
Mostra a cova ao viandante!
A velhice tem gemidos,
— À dor das visões passadas —
— À mocidade — queixumes,
Só a infância tem risadas!
Ri, criança, a vida é curta,
O sonho dura um instante.
Depois... o cipreste esguio
Mostra a cova ao viandante!
A vida é triste — quem nega?
— Nem vale a pena dizê-lo.
Deus a parte entre seus dedos
Qual um fio de cabelo!
. . (Casemiro J. M. de Abreu, As primaveras. Rio
Como o dia, a nossa vida de Janeiro: Tipografia de Paula Brito,1859, p.
Na aurora — é toda venturas, 237-238.)
De tarde — doce tristeza,
De noite — sombras escuras!
a) Nas três linhas iniciais do texto |, a autora estabelece uma relação entre o sujeito da ação e o espaço
em que ele se encontra. Mencione e explique dois recursos poéticos que compõem a cena narrativa.
b) A representação da infância no texto | se aproxima e, ao mesmo tempo, difere daquela que se encontra
no texto Il. Considerando que o texto | é um excerto do diário de Carolina Maria de Jesus e o texto II é
um poema romântico, identifique e explique essa diferença na representação da infância, com base nos
períodos literários.