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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEA - 2015)Número Original: 3Código: 7831028

SIS - Terceira Série

Modernismo Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Realismo
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Questão de Vestibular - UEA 2015
Questão de Vestibular - UEA 2015
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Das obras listadas nas alternativas, aquela que se aproxi- ma tematicamente de O quinze é (A) Macunaíma, de Mario de Andrade. (B) Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. (C) Capitães da areia, de Jorge Amado. (D) Vidas secas, de Graciliano Ramos. (E) Os sertões, de Euclides da Cunha.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 1958

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Modernismo - Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) - Realismo

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Questões Parecidas

1(USP - 2018)Número Original: 78Código: 6978409

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Modernismo Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - USP 2018
Questão de Vestibular - USP 2018
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As declarações de Graciliano Ramos na Carta e o excerto do romance permitem afirmar que a personagem Baleia, em Vidas secas, representa (A) o conformismo dos sertanejos. (B) os anseios comunitários de justiça social. (C) os desejos incompatíveis com os de Fabiano. (D) a crença em uma vida sobrenatural. (E) o desdém por um mundo melhor.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(IME- RJ - 2008)Número Original: 14Código: 20383

Discursiva

Verossimilhança Modernismo Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - IME 2008
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Marque a assertiva INCORRETA. A) B) Custas só se usa na linguagem jurídica para designar despesas feitas no processo. Portanto, não devemos dizer: "As filhas vivem às custas do pai". A princípio significa inicialmente, antes de mais nada: Ex.: A princípio, precisamos resolver as questões dos jogos olímpicos. Em princípio quer dizer em tese. Ex.: Em princípio, todos concordaram com minha proposta. Megafone; porta-voz, amplificador do som nos aparelhos radiofônicos são sinônimos de auto-falante, e não alto-falante. Alface é substantivo feminino. Então dizemos “a alface”. A palavra “ancião” tem três plurais: anciãos, anciães, anciões.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFRGS- RS - 2016)Número Original: 39Código: 6396738

Primeiro Dia

Modernismo Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFRGS 2016
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Leia o trecho do romance Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, abaixo. Essas coisas todas se passaram tempos depois. Talhei de avanço, em minha história. O senhor tolere minhas más devassas no contar. É ignorância. Eu não converso com ninguém de fora, quase. Não sei contar direito. Aprendi um pouco foi com o compadre meu Quelemém; mas ele quer saber tudo diverso: quer não é o caso inteirado em si, mas a sobre-coisa, a outra-coisa. Agora, neste dia nosso, com o senhor mesmo — me escutando com devoção assim — é que aos poucos vou indo aprendendo a contar corrigido. E para o dito volto. Como eu estava, com o senhor, no meio dos hermógenes. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o trecho. ( ) Riobaldo, narrador da história, tem consciência de que sua narrativa obedece ao fluxo da memória e não à cronologia dos fatos. (JA ignorância de Riobaldo é expressa pelos erros gramaticais e pela inabilidade em contar sua história, que carece de ordenação. ( ) “A sobre-coisa, a outra-coisa”, que o compadre Quelemém quer, é a interpretação da própria vivência e não o simples relato dos acontecimentos. ( ) O ouvinte exerce um papel importante, pois obriga Riobaldo a organizar a narrativa e a dar significado ao narrado. (A) F-V-V-F (B) V-V-F-V. (CO) V-F-V-V. (D) F-F-V-F. (E) F-V-F-V.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UEA - 2015)Número Original: 4Código: 7830755

SIS - Segunda Série

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Realismo
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Questão de Vestibular - UEA 2015
Questão de Vestibular - UEA 2015
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O viés abertamente cômico e satírico observado nas comédias de Martins Pena encontra paralelo em um conhecido romance do Romantismo brasileiro, a saber, (A) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Ássis. (B) Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida. (C) O cortiço, de Aluísio Azevedo. (D) Iracema, de José de Alencar. (E) A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
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     E     




5(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 7Código: 7061769

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
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Nesse texto, Ferreira Gullar (A) relata, com a seriedade própria de uma biografia, sua história pessoal, quando deplora com sutileza e sensibilidade o fato de viver só, determinante de sua rotina de conviver com fantasmas e refletir sobre a vida. aborda o fato comum de conviver com bicho de es- timação, descrevendo, com delicadeza de poeta, os hábitos da gata siamesa, responsáveis definitivos pelo fato de consentir, depois de anos, com a subs- tituição do gatinho que tivera anteriormente. vale-se de linguagem bem-humorada para confessar que, ao aceitar a gata como presente, se esquivou ao constrangimento de negar uma oferta da amiga, situação desconfortável potencializada pelo fato de ela ser, como ele, pessoa famosa. comenta, em linguagem que reproduz a simplicidade da vida cotidiana, a relação exclusiva que tem com a gatinha, circunstância em que se mostra vaidoso pe- la própria habilidade de fazer amigos, sejam animais ou não. fala de uma situação miúda da vida — a atenção que dá ao repouso da gata siamesa na poltrona da sala —, Ocasião em que ele, se comportando como se es- tivesse sendo instigado pelos seus fantasmas, dá à cena um sentido peculiar.


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