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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2015)Número Original: 29Código: 7851582

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Estados Unidos no Século XIX
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Questão de Vestibular - UECE 2015
Questão de Vestibular - UECE 2015
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"(...)Pelo caminho perdemos até o direito de nos chamarmos americanos, embora os haitianos e os cubanos já estivessem inscritos na História, como novos povos, um século antes que os peregrinos do Mayflower se estabelecessem nas costas de Plymouth. Agora, para o mundo, América é tão só os Estados Unidos, e nós quando muito habitamos uma sub- América, uma América de segunda classe, de nebulosa identidade (...)” (GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Tradução de Sérgio Faraco. São Paulo: L&PM, 2010. p. 18). A partir do excerto acima, pode-se concluir acertadamente que A) os haitianos e os cubanos não são americanos. B) os peregrinos do Mayflower são historicamente americanos. C) a identidade americana é negada para os habitantes da América Latina. D) a cidadania americana pertence exclusivamente aos Estados Unidos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 60

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Estados Unidos no Século XIX

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2014)Número Original: 61Código: 31739

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Expansão para o Oeste (Estados Unidos no século XIX) Destino Manifesto
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Questão de Vestibular - USP 2014
Questão de Vestibular - USP 2014
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A ideia de ocupação do continente pelo povo americano teve também raizes populares, no senso comum e também em fundamentos religiosos. O sonho de estender o princípio da “união” até o Pacífico foi chamado de “Destino Manifesto”. Nancy Priscilla S. Naro. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual, 1986, p. 19. A concepção de “Destino Manifesto”, cunhada nos Estados Unidos da década de 1840, a) difundiu a ideia de que os norte-americanos eram um povo eleito e contribuiu para justificar o desbravamento de fronteiras e a expansão em direção ao Oeste. b) tinha origem na doutrina judaica e enfatizava que os homens deviam temer a Deus e respeitar a todos os semelhantes, independentemente de sua etnia ou posição social. c) baseava-se no princípio do multiculturalismo e impediu a propagação de projetos ou ideologias racistas no Sul e no Norte dos Estados Unidos. d) derivou de princípios calvinistas e rejeitava a valorização do individualismo e do aventureirismo nas campanhas militares de conquista territorial, privilegiando as ações coordenadas pelo Estado. e) defendia a necessidade de se preservar a natureza e impediu o prosseguimento das guerras contra indígenas, na conquista do Centro e do Oeste do território norte-americano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFPR - 2023)Número Original: 22Código: 13024019

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Aspectos políticos, sociais e econômicos do discurso norte-americano do Destino Manifesto no século XIX .f Estados Unidos.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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A doutrina de “Destino Manifesto” surgiu nos Estados Unidos no século XIX e se tornou influente no pensamento político daquele país. Nesse contexto, “Destino Manifesto” designa uma doutrina: a) b) e) d) e) anticolonial que visa resguardar a autonomia e a soberania das Américas contra a interferência das nações europeias. pan-americanista e busca a união política entre os Estados da América Latina e da América do Norte. de excepcionalismo dos Estados Unidos baseada em argumentos religiosos e civilizacionais. emancipatória que propunha a abolição da escravidão nas Américas e a demarcação de terras indígenas. revolucionária que defendia a independência dos Estados Unidos e o fim das relações políticas com o Império Britânico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(USP- SP - 2009)Número Original: 31Código: 6066

Primeira Fase

Aspectos e características da escravidão nos Estados Unidos e suas consequências na história política e social do país até os dias atuais .f Estados Unidos.b
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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“Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra.” Abraham Lincoln, em 1858. Esse texto expressa a a) posição política autoritária do presidente Lincoln. b) perspectiva dos representantes do sul dos EUA. c) proposta de Lincoln para abolir a escravidão. d) proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste. e) preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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     D     
     E     




4(URCA - 2021)Número Original: 11Código: 11707072

Segundo Semestre - Segundo Dia

Questões com imagens (Hist.) Estados Unidos.b Relações políticas dos EUA com a América Latina no contexto da Doutrina Monroe no século XIX .f
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Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
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In: Library of Congress, Washington, D.C. (1.C-DIG-ds-08213) O Big Stick (“grande porrete'") é a expressão que faz re- ferência à política desenvolvida pelo Presidente dos Es- tados Unidos da América entre 1901 e 1909, Theodore Roosevelt Junior. Essa política tinha como slogan "fale com suavidade e tenha à mão um grande porrete' e es- tava direcionada para os países da América Latina. A política do Big Stick era caracterizada por: A) Promover o desenvolvimento econômico da América Latina, com ênfase na industrialização. B) Apoiar a reforma agrária na América Latina, notadamente entre as comunidades indígenas. C) Defender a autodeterminação dos povos e a não intervenção nos. paises. D) Implantar regimes republicanos e extinguir as monarquias na América Latina. E) Aumentar a influência e garantir os interesses dos Estados Unidos na América Latina.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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5(UFRGS - 2023)Número Original: 39Código: 13024408

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Processos e fatos históricos sobre a escravidão nos Estados Unidos a partir do século XVIII .f Estados Unidos.b
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Questão de Vestibular - UFRGS 2023
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Leia o segmento abaixo. Nasci e cresci na escravidão, permaneci em estado de escravatura por 27 anos. Desde que cheguei ao Norte, precisei trabalhar com afinco para me sustentar e dar educação aos meus filhos. [...] sinceramente, desejo despertar nas mulheres do Norte a consciência da condição de 2 milhões de mulheres no Sul, ainda em cativeiro, sofrendo o que eu sofri — a maior parte delas sofre muito mais. Quero somar meu relato ao de escritores mais capazes para convencer as pessoas dos Estados Livres sobre o que a escravidão de fato é. Apenas por meio da experiência é possível perceber a profundeza, a escuridão e o fedor daquele poço de abominações. JACOBS, Harriet Ann. Incidentes na vida de uma menina escrava. Tradução Ana Ban. São Paulo: Todavia, 2019. p. 09-10. Harriet Ann Jacobs (1813-1897) é a autora dessa obra. Nascida sob o regime de escravidão, fugiu do Sul, onde vivia essa situação por volta de 1830, e foi para o Norte. A obra é datada de 1861. A autora assinou, à época, como Linda Brent. Assinale a alternativa correta em relação à história da escravidão nos Estados Unidos da América. (A) As divergências entre os estados do Sul e do Norte podem ser classificadas como divergências de modelos econômicos: um, baseado na ocupação do território e na exploração da mão de obra escravizada; outro, baseado na escravização apenas das mulheres. (B) A chamada guerra de secessão é um dos episódios do contexto da guerra civil americana da segunda metade do século XIX e está relacionada, entre outros fatores, à divergência entre o modelo escravista, defendido pelos estados do Norte, e o emprego de mão de obra livre e assalariada, praticado no Sul. (C) O texto escrito por Harriet Ann Jacobs está diretamente relacionado ao conflito entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos, na segunda metade do século XIX. Nesse conflito, os estados do Sul saíram derrotados. (D) A eleição de Abraham Lincoln em 1860 despertou críticas apenas dos estados do Norte, na medida em que uma das suas propostas era a manutenção da escravidão naquela região. (E) Harriet Ann Jacobs escreveu sobre a permanência da escravidão na América do Sul, enquanto o regime escravista já estava abolido na América do Norte.


Opções de Resposta: 
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