Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFU - 2015)Número Original: 7Código: 7876180

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Pré-socráticos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2015
Exibir texto da questão

Em nós, manifesta-se sempre uma e a mesma coisa, vida e morte, vigília e sono, juventude e velhice. Pois a mudança de um dá o outro e reciprocamente. Heráclito, fragmento 88. In: BORNHEIM, G. A. (Org.). Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Editora Cultrix, 1998. p. 41. Assinale a alternativa que explica o fragmento de Herácliito. A) A oposição é a afirmação da força irracional que sustenta o mundo e explica a constante mudança de tudo que existe. B) A oposição dos contrários nada mais é que o equilíbrio das forças, pois no mundo tudo é uno e constante, tudo mais é apenas ilusão. C) A mudança permite afirmar que a constância do mundo das ideias é a única realidade, na qual as essências determinam tudo. D) A oposição é a confirmação de que a realidade é o eterno fluxo de mudanças, e da tensão dos contrários nasce a harmonia e a unidade do mundo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 22

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Pré-socráticos

Exibir Questões - UFU

Questões Parecidas

1(ENEM - 2022)Número Original: 59Código: 12794890

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Amarela

Grécia.b Questões de identificações (Filosofia) Paradigmas filosóficos da construção do pensamento pré-socrático na Grécia antiga .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2022
Questão de Vestibular - ENEM 2022
Exibir texto da questão

Empédocles estabelece quatro elementos corporais — fogo, ar, água e terra —, que são eternos e que mudam aumentando e diminuindo mediante mistura e separação; mas os princípios propriamente ditos, pelos quais aqueles são movidos, são o Amor e o Ódio. Pois é preciso que os elementos permaneçam alternadamente em movimento, sendo ora misturados pelo Amor, ora separados pelo Ódio. SIMPLÍCIO. Física, 25, 21. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996. O texto propõe uma reflexão sobre o entendimento de Empédocles acerca da arché, uma preocupação típica do pensamento pré-socrático, porque exalta a investigação filosófica. transcende ao mundo sensível. evoca a discussão cosmogônica. fundamenta as paixões humanas. VOVOO corresponde à explicação mitológica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFU - 2018)Número Original: 1Código: 7818237

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Correntes filosóficas pré-socráticas que Platão buscou conciliar nas suas teorias filosóficas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2018
Exibir texto da questão

Considere o seguinte trecho, que comenta opiniões bastante difundidas sobre o pensamento filosófico de Parmênides e Heráclito, filósofos gregos que viveram no século Vl a.C., e responda as questões a respeito. “Parmênides e Heráclito representam correntes de pensamento rivais na filosofia grega e o conflito entre essas correntes marcou profundamente a obra de Platão, que procurará superá-lo, de certa forma, conciliando as duas posições. O pensamento de Parmênides baseia-se em uma concepção de unidade do real para além do movimento por ele considerado apenas uma característica aparente das coisas. Parmênides é visto como o filósofo do Ser, da realidade única, subjacente à pluralidade dos fenômenos, e precursor da metafísica. Heráclito parte do movimento como a questão mais básica em nosso entendimento do real, vendo no conflito entre os opostos a causa do movimento. Sua visão de realidade é profundamente dinâmica.” MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. A) Explique a oposição entre as concepções desses filósofos a respeito da realidade do movimento. B) Explique como Platão “de certa forma concilia as duas posições”.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(UPE - 2019)Número Original: 41Código: 10018914

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Questões com imagens (filosofia).g Grécia.b Paradigmas filosóficos da construção do pensamento pré-socrático na Grécia antiga .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

Observe o texto a seguir sobre a origem da filosofia: Disponível em: https://www.google.com.br/search?tbm=isch&q=os+filósofos+pre-socraticos Platão e Aristóteles indicaram com precisão a experiência que, segundo eles, dá origem ao pensar filosófico. E aquilo que os gregos chamaram 'thauma' (espanto, admiração, perplexidade). (REZENDE, Antonio. Curso de Filosofia, Rio de Janeiro: Zahar, 1998, p. 13.) A filosofia grega surgiu quando as respostas dadas pelo conhecimento mitológico deixaram de satisfazer a curiosidade do homem. Os pensadores gregos pré-socráticos preocupavam-se com 'os princípios primeiros”. Sobre o período pré-socrático, esses filósofos eram também conhecidos como a) filósofos da religião. b) filósofos da natureza. c) filósofos da renascença. d) filósofos da crença. e) filósofos do conhecimento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UFPR - 2021)Número Original: 43Código: 11602637

Primeira Fase

Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g Construção filosófica sobre a natureza do ser no pensamento de Heráclito no contexto pré-socrático.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2021
Exibir texto da questão

Considere o seguinte texto: Não vos deixeis enganar! É vossa curta vista, não a essência das coisas, que vos faz acreditar ver terra firme onde quer que seja no mar do vir-a-ser e perecer. Usais nomes das coisas, como se estas tivessem uma duração fixa: mas mesmo o rio, em que entrais pela segunda vez, não é o mesmo da primeira vez. (HERÁCLITO DE ÉFESO. Coleção Os Pensadores. Vol. |. São Paulo: Victor Civita, 1973, p. 109.) Com base no texto e no conhecimento sobre o pensamento de Heráclito de Éfeso, considere as seguintes afirmativas: 1. Em todas as coisas, tem-se a constante transformação e não realidades fixas. 2. Os olhos e os ouvidos são más testemunhas para os homens. 3. A ideia de que tudo se transforma diz respeito ao mundo físico, sendo que em sua essência as coisas não se alteram. 4. Ovir-a-ser e o perecer conduzem as pessoas ao engano. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UPE - 2020)Número Original: 40Código: 10079328

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Primeiro Dia

Paradigmas filosóficos da construção do pensamento pré-socrático na Grécia antiga .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2020
Exibir texto da questão

Considere o seguinte texto no que se refere à filosofia na história: Os pensadores gregos pré-socráticos, assim chamados porque antecederam historicamente a Sócrates, são também conhecidos como filósofos da natureza, e essa primeira fase do pensamento grego é chamada de naturalista. (CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia, 2002, pp. 30-31) Na trajetória filosófica nessa fase da história, as ideias dos filósofos estão conectadas com o mundo exterior, cujo intento é encontrar o princípio de todas as coisas. Sobre isso, é CORRETO afirmar que, a) b) quando a investigação filosófica se ocupa fundamentalmente da origem do mundo, o período é denominado de cosmológico. quando a investigação filosófica gira em torno das questões da natureza, o período é denominado de antropológico. no período pré-socrático, o enfoque da investigação está fundamentalmente vinculado à política e às técnicas para o controle da natureza. nessa primeira fase do pensamento grego, a cosmogonia tem primazia sobre a cosmologia. com os pensadores gregos pré-socráticos, as explicações acerca da natureza têm valor secundário, e o enfoque de suas ideias recai sobre a mítica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?