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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNEB - 2016)Número Original: 14Código: 7940870

Demais Cursos e Medicina - Caderno 1

Figuras de Pensamento
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Questão de Vestibular - UNEB 2016
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Texto B Corpo no cerco Texto A os quatro pontos do globo O Cárcere das Almas os quatro cantos do céu AH! Toda alma num cárcere anda presa, as quatro esquinas do quarto Soluçando nas trevas, entre as grades o corpo todo travado Do calabouço olhando imensidades. no olhar cicatrizado Mares, estrelas, tardes, natureza. nas mãos as chaves Tudo se veste de uma igual grandeza oxi(sol)dadas Quando a alma, entre grilhões as liberdades onde as portas Sonha e, sonhando, as imortalidades (de sair aonde ?) Rasga no etéreo Espaço da Pureza. onde o norte só desnorte O almas presas, mudas e funéreas mais a leste, sem oeste Nas prisões colossais e abandonadas Da Dor no calabouço, atroz, funéreo os meus membros quatro exatos quatro minhas as paredes cerco do corpo no quarto meu corpo cortado em quatro Nesses silêncios solitários, graves, Que chaveiro do Céu possui as chaves Para abrir-vos as portas do mistério?! o CUNHA, Helena Parente. Corpo no cerco. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, SOUSA, João Cruz e. Poesia por Tasso de Silva. 2. ed. Rio de | | 1978. p. 20-21. Janeiro: Agir, 1960. p. 73. Considerando-se os poemas em questao, a analise sem respaldo encontra-se em (A) A referência ao corpo se dá como algo que aprisiona, entrelaça e dificulta a liberdade. (B) O estilo de que se apropriam os poetas para a manifestação de sua criação faz uso de uma linguagem peculiar ao período literário de cada poeta, que os aproxima pela abordagem da temática. (C) A metáfora de “chaves” representa, simultaneamente, libertação e aprisionamento: no texto A, a libertação da alma, presa no corpo; no B, a transposição de uma realidade frustrante, presa na fragmentação de um “eu” fragilizado. (D) As personas poéticas dos poemas veem-se em uma situação de cárcere em que o padecimento é inevitável, quer pela condição física, como no poema de Cruz e Souza, ou pela psicológica, como no de Helena Cunha. (E) A inspiração que conduz os poetas à concretização de suas ideias em poesia se faz por meio de um olhar sobre si mesmo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 76

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Figuras de Pensamento

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Questões Parecidas

1(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 3Código: 10545

Primeiro exame de qualificação

Ironia Paradoxo Figuras de Linguagem
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Não tardaria muito que saissem formados e prontos, um para defender o direito e o torto da gente, outro para ajudá-la a viver e a morrer. (t. 3 - 6) Na passagem destacada, foram explorados diferentes recursos retóricos. Dois desses recursos podem ser identificados como: (A) metonimia e metáfora (B) antítese e pleonasmo (C) paradoxo e ironia (D) anáfora e alusão


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ENEM- BR - 2009)Número Original: 124Código: 3903

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Paradoxo
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Oximoro, ou paradoxismo, é uma figura de retórica em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão Dicionário Eletronico Houaiss da Lingua Portuguesa. Considerando a definição apresentada, o fragmento poético da obra Cantares, de Hilda Hilst, publicada em 2004, em que pode ser encontrada a referida figura de retórica é: O “Dos dois contemplo rigor e fixidez. Passado e sentimento me contemplam” (p. 91). O “Desolelua De fogo e vento Te enlaco” (p. 101). O “Areia, vou sorvendo A água do teu rio” (p. 93). © “Ritualiza a matança de quem só te deu vida. E me deixa viver nessa que morre” (p. 62). e “Obisturie o verso. Dois instrumentos entre as minhas mãos” (p. 95).


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     A     
     B     
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3(UNESP - 2021)Número Original: 11Código: 9350650

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Figuras de Pensamento
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Examine o cartum de Sofia Warren, publicado em sua conta no Instagram em 09.03.2020. “Icant talk now. Tm a dog.” Contribuem para o efeito de humor do cartum os seguintes recursos expressivos: (A) hipérbole e paradoxo. (B) paradoxo e personificação. (C) antítese e pleonasmo. (D) personificação e pleonasmo. (E) ironia e hipérbole.


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     A     
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4(UNESP - 2021)Número Original: 16Código: 9314153

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Figuras de Pensamento
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A narrativa de Millôr Fernandes afasta-se do modelo tradicio- nal da fábula na medida em que emprega um tom A) moralizante. B) fantástico. ( ( (C) lacônico. (D) ambíguo. ( E) paródico.


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5(ESPCEX - 2020)Número Original: 16Código: 9264011

Primeiro Dia - Modelo A

Figuras de Pensamento
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2020
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A personificação é uma figura pela qual se faz os seres inanimados ou irracionais agirem e sentirem como pessoas humanas. Por meio dessa figura, também chamada prosopopeia e animização, empresta-se vida e ação a seres inanimados. A hipérbole é uma figura de pensamento que consiste em uma afirmação exagerada, uma deformação da verdade que visa a um efeito expressivo. A alternativa que contém os dois tipos de figura, uma em cada período, respectivamente, é [A] Quem não se lembra da enxurrada de absurdos ditos sobre a previsão maia de fim de mundo em 2012? / Parece paradoxal que tantos acreditem em profecias de fim de mundo. [B] Criamos uma devastação ecológica sem precedentes. / Primeiro, a ciência não promete a reden- ção humana. [C] Nossa existência é parte desta transformação constante da matéria. / A ciência não contrariou nossas expectativas. [D] Apenas uma sociedade versada na ciência pode escolher seu destino responsavelmente. / A culpa do que fazemos com nosso planeta é nossa. [E] A ciência abre a porta para um novo tipo de espiritualidade. / Consumimos o planeta com um apetite insaciável.


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