Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2017)Número Original: 1Código: 7942981

Segunda Fase

Variações Linguisticas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2017
Exibir texto da questão

Considere o seguinte texto: Uma janela para o mundo Escrever é um ato não natural. Como observou Charles Darwin, “o homem tem uma tendência instintiva para falar, basta ver o balbucio de nossas crianças pequenas, ao passo que criança alguma tem tendência instintiva para cozinhar, preparar infusões ou escrever”. A palavra falada é mais velha do que nossa espécie, e o instinto para a linguagem permite que as crianças engatem em conversas articuladas anos antes de entrar numa escola. Mas a palavra escrita é uma invenção recente que não deixou marcas em nosso genoma e precisa ser adquirida mediante esforço ao longo da infância e depois. A fala e a escrita diferem em seus mecanismos, é claro, e essa é uma das razões pelas quais as crianças precisam lutar com a escrita: reproduzir os sons da língua com um lápis ou com o teclado requer prática. Mas a fala e a escrita diferem também de outra maneira, O que faz da aquisição da escrita um desafio para toda uma vida, mesmo depois que seu funcionamento foi dominado. Falar e escrever envolvem tipos diferentes de relacionamentos humanos, e somente o que diz respeito à fala nos chega naturalmente. A conversação falada é instintiva porque a interação social é instintiva: falamos às pessoas “com quem temos diálogo”. Quando começamos um diálogo com nossos interlocutores, temos uma suposição de que já sabem e do que poderiam estar interessados em aprender, e durante a conversa monitoramos seus olhares, expressões faciais e atitudes. Se eles precisam de esclarecimentos, ou não conseguem aceitar uma afirmação, ou têm algo a acrescentar, podem interromper ou replicar. Não gozamos dessa troca de feedbacks quando lançamos ao vento um texto. Os destinatários são invisíveis e imperscrutáveis, e temos que chegar até eles sem conhecê-los bem ou sem ver suas reações. No momento em que escrevemos, o leitor existe somente em nossa imaginação. Escrever é, antes de tudo, um ato de faz de conta. Temos que nos imaginar em algum tipo de conversa, ou correspondência, ou discurso, ou solilóquio, e colocar palavras na boca do pequeno avatar que nos representa nesse mundo simulado. [...] (Pinker, Steven. Guia de escrita: como conceber um texto com clareza, precisão e elegância. São Paulo: Contexto, 2016, p. 41-2.) ¢ Elabore um resumo desse texto, entre 10 e 15 linhas, respeitando as características do gênero textual. * Apresente as bases da comparação que o autor faz. + Escreva com suas próprias palavras, sem copiar trechos do texto.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 96

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Variações Linguisticas

Exibir Questões - UFPR

Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 13Código: 7456063

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Variações Linguisticas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
Exibir texto da questão

HELOÍSA: Faz versos? PINOTE: Sendo preciso... Quadrinhas... Acrósticos... Sonetos... Reclames. HELOÍSA: Futuristas? PINOTE: Não senhora! Eu já fui futurista. Cheguei a acreditar na independência... Mas foi uma tragédia! Começaram a me tratar de maluco. A me olhar de esguelha. A não me receber mais. As crianças choravam em casa. Tenho três filhos. No jornal também não pagavam, devido à crise. Precisei viver de bicos. Ah! Reneguei tudo. Arranjei aquele instrumento (Mostra a faca) e fiquei passadista. ANDRADE, O. O rei da vela. São Paulo: Globo, 2003. O fragmento da peça teatral de Oswald de Andrade ironiza a reação da sociedade brasileira dos anos 1930 diante de determinada vanguarda europeia. Nessa visão, atribui-se ao público leitor uma postura preconceituosa, ao evitar formas poéticas simplificadas. conservadora, ao optar por modelos consagrados. preciosista, ao preferir modelos literários eruditos. nacionalista, ao negar modelos estrangeiros. eclética, ao aceitar diversos estilos poéticos. VOO OQ


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ENEM- BR - 2018)Número Original: 44Código: 6971122

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Variações Linguisticas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
Exibir texto da questão

— Famigerado? [...] — Famigerado é “inóxio”, é “célebre”, “notório”, “notável... — Vosmecê mal não veja em minha grossaria no não entender. Mais me diga: é desaforado? E caçoável? E de arrenegar? Farsância? Nome de ofensa”? — Vilta nenhuma, nenhum doesto. São expressões neutras, de outros Usos... — Pois... e o que é que é, em fala de pobre, linguagem de em dia de semana? — Famigerado? Bem. E: “importante”, que merece louvor, respeito... ROSA, G. Famigerado. In: Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. Nesse texto, a associação de vocábulos da língua portuguesa a determinados dias da semana remete ao local de origem dos interlocutores. estado emocional dos interlocutores. grau de coloquialidade da comunicação. nível de intimidade entre os interlocutores. conhecimento compartilhado na comunicação. VODOS


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ENEM- BR - 2017)Número Original: 20Código: 6888199

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Variações Linguisticas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
Exibir texto da questão

Declaração de amor Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. [...] A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo. Às vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. As vezes se assusta com o imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la — como gostava de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes a galope. Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo em minhas mãos. E este desejo todos os que escrevem têm. Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre uma herança de língua já feita. Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida. Essas dificuldades, nós as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada. O que recebi de herança não me chega. Se eu fosse muda e também não pudesse escrever, e me perguntassem a que língua eu queria pertencer, eu diria: inglês, que é preciso e belo. Mas, como não nasci muda e pude escrever, tomou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português. Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida. LISPECTOR, C. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999 (adaptado). O trecho em que Clarice Lispector declara seu amor pela língua portuguesa, acentuando seu caráter patrimonial e sua capacidade de renovação, é: ® “A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve.” O “Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre uma herança de língua já feita.” O “Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida.” O “Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada.” @ “Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.”


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2016)Número Original: 106Código: 6624729

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Variações Linguisticas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
Exibir texto da questão

TEXTOI Entrevistadora— eu vou conversar aqui coma professora AD. ...o português então não é uma lingua difícil? Professora — olha se você parte do princípio... que a lingua portuguesa não é só regras gramaticais... não se você se apaixona pela língua que você... já domina que você já fala ao chegar na escola se o teu professor cativa você a ler obras da literatura... obras da/ dos meios de comunicação... se você tem acesso a revistas... é... a livros didáticos... a... livros de literatura o mais formal o e/ o difícil é porque a escola transforma como eu já disse as aulas de lingua portuguesa em análises gramaticais. TEXTO! Entrevistadora — Vou conversar com a professora A. D. O português é uma língua difícil? Professora — Não, se você parte do princípio que a língua portuguesa não é só regras gramaticais. Ao chegar à escola, o aluno já domina e fala a lingua. Se o professor motivá-lo a ler obras literárias, e se tem acesso a revistas, a livros didáticos, você se apaixona pela língua. O que toma difícil é que a escola transforma as aulas de lingua portuguesa em análises gramaticais. MARGUSCHI.L A Da fala para a escrita: atividades de retextuaização. São Paulo: Cortez, 2001 (adaptado) O Texto | é a transcrição de uma entrevista concedida por uma professora de português a um programa de rádio. O Texto II é a adaptação dessa entrevista para a modalidade escrita. Em comum, esses textos apresentam ocorrências de hesitações e reformulações. são modelos de emprego de regras gramaticais. são exemplos de uso não planejado da língua. apresentam marcas da linguagem literária. são amostras do português culto urbano. @0e08


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 18Código: 7505539

Segundo exame de qualificação

Variações Linguisticas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2020
Exibir texto da questão

CREONTE: JASAO: Esperem um pouco Nao discuto quebrar... Agora Eu preciso de alguém pra refletir quem as trés da manha ta de olho aberto, comigo se eu estou caduco, louco, se espreme pra chegar no emprego às sete, ou o mundo está ficando esquisito... lá passa o dia todo, volta às onze Fazem baderna, chiam, quebram trem, da noite pra acordar a canivete Quebram estação, muito bem, bonito de novo às três, tinha que ser de bronze E a gente inda tem que dizer amém pra fazer isso sempre, todo dia (...) (...) Na resposta de Jasão a Creonte, o uso da palavra “agora”, sublinhada acima, possui função argumentativa, expressando sentido de: A) condição B) oposição C) conclusão ( ( (C) (D) explicação


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?