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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ITA - 2009)Número Original: 25Código: 8109

Gravitação Universal
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Questão de Vestibular - ITA 2009
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Lua e Sol são os principais responsáveis pelas forças de maré. Estas são produzidas devido às diferenças na aceleração gravitacional sofrida por massas distribuídas na Terra em razão das respectivas diferenças de suas distâncias em relação a esses astros. À figura mostra duas massas iguais, m = ms =m, dispostas sobre a superfície da Terra em posições diametralmente opostas e alinhadas em relação à Lua, bem como uma massa mp = m situada no centro da Terra. Considere G a constante de gravitação universal, M a massa da Lua, r o raio da Terra e R a distância entre os centros da Terra e da Lua. Considere, também, fo, fiz e f2» as forças produzidas pela Lua respectivamente sobre as massas Mo, m4 e ms. Determine as diferenças (fi. — fo-) e (f>:— fo.) sabendo que deverá usar a aproximação Tr =l1-az, quando x << 1. Lua = Terra


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Gravitação Universal

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Questões Parecidas

1(UFRGS - 2018)Número Original: 4Código: 7078699

Primeiro Dia

Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas) Descrição e características do eclipse lunar (Simples) .f Descrição e característica da trava gravitacional entre a terra e a lua .f Descrição e características do eclipse solar (Simples) .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2018
Questão de Vestibular - UFRGS 2018
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Considere as afirmações abaixo, sobre o sistema Terra-Lua. I - Para acontecer um eclipse lunar, a Lua deve estar na fase Cheia. II - Quando acontece um eclipse solar, a Terra está entre o Sol e a Lua. HI- Da Terra, vê-se sempre a mesma face da Lua, porque a Lua gira em torno do proprio eixo no mesmo tempo em que gira em torno da Terra. Quais estao corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas 1 e III. (D) Apenas II e II. (E) I, Ile III.


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2(UNESP- SP - 2013)Número Original: 77Código: 13275

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Teoria Terceira lei de Kepler Rec Segunda lei de Kepler
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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No dia 5 de junho de 2012, pôde-se observar, de determinadas regiões da Terra, o fenômeno celeste chamado trânsito de Vê- nus, cuja próxima ocorrência se dará em 2117. Trânsito de Vênus | Início: 19h09 Ápice: 22h29 Fim: 01h49 (www.apolol1.com. Adaptado.) Tal fenômeno só é possível porque as órbitas de Vênus e da Terra, em torno do Sol, são aproximadamente coplanares, e porque o raio médio da órbita de Vênus é menor que o da Terra. Portanto, quando comparado com a Terra, Vênus tem (A) o mesmo período de rotação em torno do Sol. (B) menor período de rotação em tomo do Sol. (C) menor velocidade angular média na rotação em torno do Sol. (D) menor velocidade escalar média na rotação em torno do Sol. (E) menor frequência de rotação em tomo do Sol.


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3(UPE - 2022)Número Original: 29Código: 11715858

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Aplicação da fórmula do Campo gravitacional em outros planetas (em comparação com o campo gravitacional terrestre) .f
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Questão de Vestibular - UPE 2022
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A massa de um buraco negro é geralmente expressa em massas solares. Uma massa solar é definida como a massa do nosso Sol, cerca de 2 x 10ºº kg. Buracos negros supermassivos existem no centro da maioria das galáxias, incluindo nossa própria Via Láctea. Estima-se que um buraco negro de massa intermediária tenha uma massa de 500 massas solares. Nenhuma estrela poderia formar um buraco negro tão pesado. A única maneira de os astrônomos pensarem que tais buracos negros poderiam se formar é se um único buraco negro devorar muitos e muitos materiais para atingir a massa necessária, ou se buracos negros individuais se fundirem. Disponivel em: https:/;www.nasa.govivision/universe/starsgalaxies/Black_Hole. html. Acesso em: 29 ago. 2021. Adaptado. Sabendo que um ser humano sem treinamento pode sobreviver a uma aceleração de nove vezes a aceleração da gravidade terrestre, então uma espaçonave poderia orbitar um buraco negro do tipo citado no texto, de forma a manter a saúde de seus ocupantes, se o fizer a uma distância R mínima da ordem de a) 10°km. b) 10” km. c) 10" km. d) 10 km. e) 10 km.


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4(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 4Código: 6396432

Primeiro Dia

Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas) Considerações genéricas da segunda lei de Kepler .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Questão de Vestibular - UFRGS 2015
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A elipse, na figura abaixo, representa a órbita de um planeta em torno de uma estrela S. Os pontos ao longo da elipse representam posições sucessivas do planeta, separadas por intervalos de tempo iguais. As regiões alternadamente coloridas representam as áreas varridas pelo raio da trajetória nesses intervalos de tempo. Na figura, em que as dimensões dos astros e o tamanho da órbita não estão em escala, o segmento de reta SH representa o raio focal do ponto H, de comprimento p. Considerando que a única força atuante no sistema estrela-planeta seja a força gravitacional, são feitas as seguintes afirmações. I -As áreas S; e S,, varridas pelo raio da trajetória, são iguais. 3 II - O período da órbita é proporcional a P'. III- As velocidades tangenciais do planeta nos pontos A e H, Va e Vu, são tais que Va > Vie Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas Ie II. (C) Apenas I e HI. (D) Apenas II e II. (E) L Hell.


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5(UFRGS - 2017)Número Original: 5Código: 7090639

Primeiro Dia

Ponto de cancelamento do campo gravitacional entre duas massas alinhadas .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2017
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A figura abaixo representa dois planetas, de massas m; e m,, cujos centros estão separados por uma distância D, muito maior que os raios dos planetas. mi , m> O--*;---O Sabendo que é nula a força gravitacional sobre uma terceira massa colocada no ponto P, a uma distancia D/3 de m,, a razão m;/m, entre as massas dos planetas é (A) 1/4. (B) 1/3. (C) 1/2. (D) 2/3. (E) 3/2.


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