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(UFPB - 2011)Número Original: 22Código: 8997

Primeira série

Estatística Descritiva Tabela Rec


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Questão de Vestibular - UFPB 2011
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A tabela, a seguir, mostra os resultados obtidos pelas equipes de futebol que participaram do Campeonato Brasileiro de 2009. CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2009 Pos. Equipe PG J V E D GPGC SG 1º y Flamengo-RJ 67 38 19 10 9 58 44 14 2º 98 Internacional-RS 65 38 19 8 11 65 44 21 3° Ed São Paulo-SP 65 38 18 11 9 57 42 15 4º e Cruzeiro-MG 62 38 18 8 12 58 53 5 5° o Palmeiras-SP 62 38 17/11/1958 45 13 6º i Avai 57 38//15]/12][11][63]|52 nu 7º w Atlético-MG 56 38 168 14/55 56 -1 8° e Grêmio-RS 55 38 15 10/13 67 46 21 9º 6 Goiás-GO 55 38 15 10 13 64 65 -1 10° yg Corinthians 52 38 14 10 14 50 54 -4 1º o Barueri 49 38//12]/13][13]]59]/52 12º «fh Santos-SP 49 38//12//13//13//58]|58 13º g Vitória-BA 48 38/13//9//16/51/57 -6 14º o Atlético-PR 48 38/13//9 [16/42/49 -7 15° v Botafogo-RJ 47 38/11/14//13/52/ 58 -6 16º q Fluminense-RJ 46 38/11/13) 14/49/56 -7 17° a Coritiba-PR 45 38 12 9 17 48 60 -12 18º X Santo André 4 38 11 8 19 46 61 -15 19º @ Nautico-PE 38 38 10 8 20 48 71 -23 20º e Sport-PE 31 38 7 10 21 48 71 -23 Legendas da classificação do Campeonato Brasileiro: PG - Pontos Ganhos; D - Derrotas; J - Jogos; GP - Gols pró; V - Vitérias; GC - Gols contra; E - Empates; SG - Saldo de gols. Disponível em: . Acesso em: 29 jal. 2010. (Adaptada) Considerando os dados fornecidos pela tabela, identifique as afirmativas corretas: I. O primeiro e o segundo colocados no campeonato foram as equipes com o maior número de vitórias. II. A equipe pior colocada no campeonato foi a que obteve o menor número de vitórias e o maior número de derrotas. II. O número de equipes que sofreram 14 derrotas foi maior que o número de equipes que sofreram qualquer outro número de derrotas. IV. A equipe que obteve o maior número de gols pró foi também uma das equipes que obtiveram o maior saldo de gols. V. O menor número de empates na tabela é 8, e o maior número de empates é 14.


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Estatística Descritiva

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A Amazônia Legal, com área de aproximadamente 5 215 000 km?, compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e parte do estado do Maranhão. Um sistema de monitoramento e controle mensal do desmatamento da Amazônia utilizado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é o Deter (Detec- ção de Desmatamento em Tempo Real). O gráfico apresenta dados apontados pelo Deter referentes ao desmatamento na Amazônia Legal, por estado, no período de 1.º de julho de 2007 a 30 de junho de 2008, totalizando 8 848 km? de área desmatada. km” 4771 4 500 4 000 3 500 3 000 2 500 2 000 1 500 1 000 500 - 528 mma = AC AM AP MA MT PA RO RR TO Estados (http:/Avww.obt.inpe. br/deter/ - valores aproximados.) Com base nos dados apresentados, podemos afirmar: (A) o estado onde ocorreu a maior quantidade de km? des- matados foi o do Pará. (B) a área total de desmatamento corresponde a menos de 0,1% da área da Amazônia Legal. (C) somando-se a quantidade de áreas desmatadas nos estados de Roraima e Tocantins, obtemos um terço da quantidade de área desmatada em Rondônia. (D) o estado do Mato Grosso foi responsável por mais de 50% do desmatamento total detectado nesse período. (E) as quantidades de áreas desmatadas no Acre, Maranhão e Amazonas formam, nessa ordem, uma progressão geométrica.


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Considere que as médias finais dos alunos de um curso foram representadas no gráfico a seguir. Sabendo que a média para aprovação nesse curso era maior ou igual a 6,0, qual foi a porcentagem de alunos aprovados? (A) 18% (B) 21% (C) 36% (D) 50% (E) 72% Número de alunos


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