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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(FAMERP - 2021)Número Original: 30Código: 9060981

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Processos e fatos históricos sobre as manifestações de junho de 2013 e seus símbolos .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2021
Questão de Vestibular - FAMERP 2021
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As Revoltas de Junho não têm lideranças, palanques nem discursos. As passeatas se formam, se dividem e se reúnem sem roteiro estabelecido. É difícil até prever onde vão surgir e ganhar corpo. Organizam-se a partir de catalisadores nas redes sociais e no boca a boca das mensagens de texto. Tão importante quanto se sentir parte é fazer a sua própria mani- festação, é encenar a individualidade sem diluí-la no coletivo, sem colá-la em uma liderança ou grupo. (Marcos Nobre. Imobilismo em movimento: da abertura democrática ao governo Dilma, 2013.) A partir do texto, é possível afirmar que as revoltas de junho de 2013 no Brasil (A) representaram uma guinada conservadora e foram con- troladas por membros de partidos políticos de direita. (B) demonstraram a insatisfação dos jovens com a dificul- dade de acesso à tecnologia de ponta e organizaram-se de forma articulada e pacífica. (C) iniciaram-se nos protestos sindicais por aumentos de salários e questionaram os gastos públicos com grandes eventos esportivos. (D) assumiram postura política anti-institucional e amplia- ram-se com a divulgação dos protestos através de meios eletrônicos. (E) rejeitaram as demandas de indivíduos ou grupos espe- cíficos e reivindicaram mudanças na política econômica governamental.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 2

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Processos e fatos históricos sobre as manifestações de junho de 2013 e seus símbolos .f

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Questões Parecidas

1(UNESP - 2022)Número Original: 28Código: 11574155

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Processos e fatos históricos sobre as manifestações de junho de 2013 e seus símbolos .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Em uma democracia viva, as fronteiras do que é “o possi- vel” estão constantemente em questão, deixam de ser óbvias e naturais. Questionar um aumento de tarifa de transporte significa também questionar como são elaborados os orça- mentos públicos, como são executados, como são estabele- cidas as prioridades. O mesmo vale para os protestos contra gastos com megaeventos como a Copa do Mundo e a Olim- píada. [...] Ao gritar e escrever “Não me representa”, quem se mani- festa não quer apenas que o sistema político mude seu modo de funcionar: pretende mudar o jeito como a representação política é entendida. (Marcos Nobre. Imobilismo em movimento: da abertura democrática ao governo Dilma, 2013.) (A) a prática de corrupção e desvio de dinheiro público, que sempre prevaleceu nos espaços decisórios da política brasileira, independentemente do grupo ou setor social hegemônico. (B) a manipulação dos manifestantes por partidos políticos, que desejavam derrubar a presidente e criar condições para uma mudança ideológica radical no comando polí- tico do país. (C) o esforço coletivo de segmentos políticos variados, que defendiam a redemocratização brasi e a superação da herança autoritária oriunda do regime civil-militar. (D) o dinamismo das mobilizações, que combinavam reivindi- cações pontuais com processos econômicos estruturais e colocavam em debate a mecânica de representação e as formas possíveis de participação política. (E) a ingenuidade dos manifestantes, que restringiam seus questionamentos a temas superficiais, sem perceber que o funcionamento geral da política depende das decisões políticas institucionais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFPR - 2014)Número Original: 1Código: 7927879

Primeira Fase

Processos e fatos históricos sobre as manifestações de junho de 2013 e seus símbolos .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UFPR 2014
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Vemos abaixo duas das inúmeras apropriações dos símbolos nacionais brasileiros durante as manifestações de junho de 2013 em várias cidades do país. A. B. #veras que um filho teu não foge a luta Sobre os símbolos nacionais e suas apropriações, considere as afirmativas abaixo: 1. Os símbolos nacionais, como o hino nacional e a bandeira, foram criados em consonância com os anseios populares presentes nos períodos tanto da independência quanto da proclamação da república e da república velha, o que explica sua intensa utilização em manifestações populares até os dias atuais. 2. Na figura B, a modificação do lema original da bandeira, “Ordem e Progresso”, de inspiração positivista, para o lema “Em progresso” demonstra a vontade de mudança política e social expressa nas manifestações, a partir de uma iniciativa popular. 3. As apropriações de símbolos nacionais ajudaram a aglutinar forças sociais de diferentes extratos sociais, em especial das classes médias urbanas, nas manifestações de rua e nas redes sociais, em um amplo questionamento das ações do Estado, dos partidos políticos e das condições de vida atuais. 4. Os símbolos nacionais tiveram variados sentidos durante as manifestações de junho de 2013 — do apartidarismo, que reivindicava a união do povo em prol de mudanças sociais e políticas, até o antipartidarismo, que se voltou contra partidos em geral e partidos de esquerda em particular. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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