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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEL - 2017)Número Original: 1Código: 9440668

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Identificação dos tipos de relações ecológicas interespecíficas a partir da interação de diferentes espécies .f Esquematização de uma cadeia alimentar com diferentes seres vivos .f
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Questão de Vestibular - UEL 2017
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A reintrodução de lobos no Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, tem sido um estudo de caso ecológico sobre a importância de predadores de topo de cadeia, como evidenciado no texto a seguir. A partir do século XX, as pessoas conseguiram erradicar os lobos de Yellowstone. Na ausência dos predado- res, alces e veados invadiram as terras selvagens remanescentes, desnudando árvores ribeirinhas e arbustos, acelerando a erosão e a degradação do habitat das aves e dos peixes adaptados ao antigo ambiente. Em 1995 e 1996, o Fish and Wildlife Service (órgão dos EUA dedicado a preservar a vida selvagem) capturou lobos no Canadá e lançou-os de volta nos 2,2 milhões de hectares do Parque Nacional de Yellowstone e nas areas de deserto de Idaho. Com isso, os alces reaprenderam a ter cautela enquanto percorriam o campo aberto. Essa “paisagem do medo” mudou seu comportamento. Em cantos do parque, frequentados por lobos e álamos, salgueiros começaram a se recuperar. Com a volta das árvores, vieram castores, pássaros, rãs e peixes. O parque ainda enfrenta muitas dificuldades, mas o retorno dos predadores de topo tem, sem dúvida, ajudado a melhorar seu ecossistema. (Adaptado de: Como os lobos podem ajudar a salvar um ecossistema. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2016.) Com base nesse texto, esquematize uma cadeia alimentar que envolva o lobo, o alce e o salgueiro, apontando a qual nível trófico cada um desses organismos pertence. Cite e explique as relações ecológicas interespecificas nessa cadeia alimentar.


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Identificação dos tipos de relações ecológicas interespecíficas a partir da interação de diferentes espécies .f - Esquematização de uma cadeia alimentar com diferentes seres vivos .f

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Questões Parecidas

1(USP - 2018)Número Original: 14Código: 6978541

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Identificação dos tipos de relações ecológicas interespecíficas a partir da interação de diferentes espécies .f Esquematização de uma teia alimentar a partir da interação de diferentes espécies.t
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Questão de Vestibular - USP 2018
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O tapiti é um coelho nativo do Brasil, habitante típico de campos, cerrado ou, mesmo, bordas das matas. Tem hábitos noturnos e, durante o dia, fica escondido em meio à vegetação ou em tocas. Alimenta-se de vegetais, especialmente brotos e raízes. A quantidade desses animais está cada vez menor pela presença da lebre europeia, que foi introduzida no Brasil. A lebre europeia também se alimenta de vegetais, e tanto o tapiti como a lebre são caças apreciadas por jaguatiricas e onças. a) Represente esquematicamente a teia alimentar mencionada no texto. b) Cite duas interações interespecíficas apontadas no texto e justifique sua resposta.


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2(UFPR - 2018)Número Original: 3Código: 7945193

Segunda Fase

Identificação dos tipos de relações ecológicas interespecíficas a partir da interação de diferentes espécies .f Identificação de biomas por meio das características apresentadas .f Identificação de populações que constituem uma comunidade biológica.t
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Questão de Vestibular - UFPR 2018
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Em uma região onde cresce o capim-dourado (Syngonanthus nitens), vivem gafanhotos (Rhammatocerus conspersus), cupins (Cornitermes cumulans), pássaros-pretos (Gnorimopsar chopi), andorinhas-de-coleira (Pygochelidon melanoleuca), morcegos (Artibeus cinereus), tamanduás-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e raposinhas (Lycalopex vetulus). Com base nas informações apresentadas na questão, liste as populações que constituem a comunidade biológica. A raposinha (Lycalopex vetulus) tem uma dieta onívora, mas se alimenta principalmente de insetos. O tamanduá-bandeira é especializado em se alimentar de formigas e cupins. Considerando essas informações, que relações ecológicas interespecíficas podem ser descritas entre a raposinha e as espécies de insetos e entre a raposinha e o tamanduá? À região apresentada enunciado desta questão é parte do segundo maior bioma do Brasil, que ocupa cerca de 22% do território nacional. Qual é esse bioma, reconhecido como a savana mais rica em biodiversidade do mundo?


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3(FAMEMA - 2016)Número Original: 7Código: 7813985

Prova 1

Formas da produção de matéria orgânica por bactérias autotróficas da região afótica .f Características da transferência de energia entre os níveis tróficos de uma cadeia alimentar .f Esquematização de uma cadeia alimentar com diferentes seres vivos .f
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2016
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No assoalho oceânico, local onde a luz solar não chega (região afótica), são encontradas bactérias que utilizam as subs- tâncias inorgânicas do meio ambiente para produzir seu próprio alimento. Essas bactérias servem de alimento para pro- tozoários ciliados, que assimilam parte da biomassa e da energia delas. Esses ciliados, por sua vez, servem de alimento para alguns crustáceos, como os copépodes. a) Com base no texto, monte uma cadeia alimentar formada pelos seres vivos mencionados. Qual desses seres tem me- nor quantidade de energia disponível para o seu metabolismo? b) Bactérias autotróficas da região afótica não absorvem a luz solar e conseguem produzir sua própria matéria orgânica. Explique como essas bactérias conseguem produzir matéria orgânica nesse ambiente escuro.


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4(UFMG- aa - 2010)Número Original: 5Código: 6388860

Segunda Etapa

Ações antrópicas negativas relacionadas com o ciclo do fósforo .f Uso de figuras (Biologia).t Características gerais do ciclo do fósforo .f Esquematização de uma cadeia alimentar com diferentes seres vivos .f Análise das vantagens do uso de uma enzima pelo homem .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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O elemento fósforo possui alta reatividade e, por isso, não é encontrado, na natureza, na sua forma livre, mas apenas na forma de fosfato. No Brasil, adubos fosfatados são obtidos tanto de rochas fosfáticas, abundantes na região de Araxa/MG, quanto de guano, excremento de aves marinhas, importado do Peru. Analise esta figura em que está representado o ciclo do fósforo: 1. Considerando as informações contidas nessa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, FAÇA um esquema, mostrando os componentes da cadeia alimentar que culmina na produção do guano. 2. CITE uma ação antrópica relacionada ao ciclo do fósforo, que causa impacto negativo no ecossistema. JUSTIFIQUE sua resposta. Ação: Justificativa: 3. Considere estas informações científicas: * Nos grãos e sementes de plantas, o fósforo encontra-se, principalmente, na forma de fitato. + As aves não são capazes de digerir o fitato para absorver o fósforo contido em grãos e sementes. * A enzima fitase é produzida pelo fungo Aspergillus e pode ser comprada em grandes quantidades. Após ter conhecimento dessas informações, um avicultor decidiu testar a adição da enzima fitase na ração das aves de sua granja. Analise esta figura Atividade da enzima fitase do fungo Aspergillus Com base nessas informações e em outros conhecimentos sobre o assunto, EXPLIQUE, do ponto de vista nutricional e econômico, as vantagens resultantes desse procedimento do avicultor.


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